A maior queixa dos consumidores em relação ao processo de compra, é a baixa qualidade no atendimento.

Muitas empresas ignoram os princípios básicos para manter e agradar aqueles que consomem seus produtos/serviços, se esquecendo que essa total falta de responsabilidade prejudica, e muito, futuras negociações.

Em qualquer segmento, o relacionamento com o cliente precisa ser cultivado. O bem-estar dele deve sempre estar na lista de prioridades do vendedor.

Parte desse conforto é transmitido através de um bom atendimento, em que ele se sente querido.

Algo que já tem sido muito utilizado para alimentar esse vínculo, é o uso de elogios durante a negociação. Todo mundo gosta de elogios, e não seria diferente com o seu cliente.

Por que é importante elogiar os clientes?

Quando você pensa sobre a sua marca favorita, a forma como ela se comunica com você, é certamente um dos critérios levados em consideração.

No processo de construção de fidelização do cliente, o carinho é um dos aspectos priorizados, e ele é proveniente do relacionamento entre o cliente e a empresa e o entendimento de valor sobre o que ele está adquirindo.

Elogiar o consumidor se mostrou uma ação importante, pois além de ajudar na construção de um vínculo de longa duração, contribui para a aceleração do processo de conversão do cliente.

A impressão que o consumidor vai ter sobre a empresa sempre será vinculada ao primeiro atendimento, e é por isso que elogios são necessários.

modelo de proposta comercial

Como fazer elogios ao cliente sem forçar a barra?

Quem nunca escutou um comentário SUPER forçado de um vendedor sobre algo que estava pensando em adquirir?

Esse tipo de comportamento não ajuda em nada na sua escolha, e muitas vezes atrapalha a real visão que você tem sobre o produto/serviço.

A linha entre um elogio forçado para um sincero, é muito tênue e faz parte das habilidades pessoais de quem está liderando a venda trabalhar com isso.

Muitas vezes, esses momentos de exaltação acabam soando falsos porque o responsável pela venda não está olhando para aquele eles como uma oportunidade de negócios, e sim, como mais um procedimento de vendas comum.

Não é incomum ligarmos o "modo automático", mas, quando se trata de relações pessoais, nada pode aparentar mecanizado.

Sendo assim, um dos maiores conselhos quem trabalha com pessoas, é realmente abraçar a individualidade de cada cliente e saber direcionar os elogios de acordo com as características e feeling do momento.

Tentar criar uma conexão, nem que seja mínima, ajuda a diminuir a estranheza de um elogio no começo da relação e contribui para o aumento do vínculo.

Ainda não pegou como tudo isso funciona? Então se prepara, porque trouxemos alguns exemplos práticos para você.

12 dicas de elogios para agradecer os clientes

Agradecer, muitas vezes, é uma ação automática, pois já faz parte da nossa rotina e educação. Por isso, listamos alguns exemplos de elogios de agradecimento ao cliente nas diversas fases da negociação.

Mas, antes, que tal algumas dicas de como elaborar seu próprio elogio de agradecimento?

  • Agradeça o contato;
  • Diga que adorou falar com ele;
  • Elogie a postura dele em escutar passivamente o que você tinha a dizer;
  • Demonstre que a educação dele te cativou;
  • Ressalte todos os pontos que ele te apresentou;
  • O chame pelo nome, sempre deixando tudo muito pessoal;
  • Use a entonação da voz a seu favor, agravando ou suavizando quando necessário.

PRIMEIRO CONTATO

(1) Obrigado, [nome do cliente], adorei conversar com você! Fico feliz que tenha tirado um tempo para escutar o que eu tinha para te dizer. Valeu, mesmo.

(2) [Nome do cliente], eu agradeço de coração sua calma em escutar minha proposta, foi ótimo conversar com alguém como você.  

(3) Sensacional essa nossa primeira conversa, quero te agradecer por ter me escutado. Você é fera!

APÓS A PRIMEIRA REUNIÃO

(4) Adorei os pontos levantados sobre o que foi discutido, dá para ver que você, [nome do cliente], é bem perspicaz. Obrigado por ter me apresentado seu ponto de vista.

(5) Cara, agradeço por ter tirado um tempo e ter se deslocado/conectado até aqui/comigo. Significou muito essa sua atenção para comigo!

(6) Obrigado por ter escutado nossa proposta, e fico feliz que com a sua colaboração conseguimos avançar mais um pouco. Você é demais!

PRIMEIRO TESTE

(7) Fico feliz que você seguiu meu conselho e se aventurou a realizar seu primeiro teste com nosso produto/serviço. Acho que você vai curtir bastante, ele é bem irado e combina com a sua personalidade.

(8) Obrigado por realizar nosso teste, significa muito que você, uma pessoa extraordinária, considerou nosso produto/serviço como uma opção.

(9) Agradecemos a preferência pelo nosso produto/serviço, isso mostra o quão disposto a inovação você está.

CLIENTE FECHOU A COMPRA

(10) Que satisfação te ter em nossa rede de clientes, você não sabe o quanto estamos felizes e agradecidos pela sua confiança!

(11) Saber que você está seguro em relação a nossa empresa é gratificante. Muito obrigado por seu voto de confiança.

(12) Estamos sempre trabalhando para melhorar nossos serviços e prestar um atendimento excelente para você. Ao fechar a compra, você nos mostrou que todos os esforços estão valendo a pena, obrigado por nos escolher.

Extra: 8 frases sobre clientes para motivar sua equipe!

"Para cada venda que você perde por ser muito empolgado, você perde 100 por não ter sido empolgado o suficiente.” – Zig Ziglar

“A fidelidade começa depois que uma venda foi feita e que um produto ou serviço foi entregue. Nesse momento, o cliente começa a julgar seu valor com base na percepção dele.” – Jeffrey Guitomer

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” – Henry Ford

"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada." Albert Einstein

"Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente." – Henry Ford

"A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros." – Jack Welch

"Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada." – Mário Persona

"Sabe quem é o melhor vendedor do mundo? O cliente satisfeito, ele vende sua empresa, marca, produto e não cobra comissão." – Roger Stankewski

 

Agora que você já está pronto para elogiar seus clientes, não pode deixar de usar um CRM para anotar tudo que está acontecendo durante a negociação. Faça um teste no Moskit CRM e guie seu cliente para o fechamento.

Teste grátis Moskit