As dinâmicas são atividades em grupos que ajudam o desenvolvimento pessoal, e por mostrar resultados eficazes, são utilizadas dentro das empresas.

Promovendo uma interação entre os diferentes indivíduos, é geralmente um momento mais leve onde opiniões podem ser expostas e mensagens aprendidas.

Existem, porém, alguns tipos mais específicos de dinâmica que podem ser aplicadas no setor comercial.

 

Forecast

Se você é velho por aqui, deve lembrar do papo super bacana sobre Forecast que tivemos.

O Forecast é uma dinâmica que possibilita o gesto trocar ideias com o setor comercial. Onde os vendedores apontam os avanços com os clientes e quais acreditam estar perto de finalizar a negociação.

Esse tipo de dinâmica, viabiliza o gestor indicar pontos que possam ser melhorados e estratégias a serem utilizadas.

Pegou a ideia geral? Não deixe de acessar nosso post sobre Forecast e pegar outras dicas super legais.

Brainstorming de Follow-up.

Um exercício muito utilizado para fomentar a criatividade, o brainstorming  - tempestade de ideias – técnica que facilita a tomada de decisões.

Geralmente feito em grupos de 5 á 10 pessoas, onde são geradas soluções a partir de um problema ou tema. É preciso também, um facilitador que apresente um tema e saiba respeitar as individualidades.

No setor de vendas, o gestor pode utilizar o brainstorming de forma que a equipe leve negociações em aberto e solicite ideias diferenciadas para um follow-up.

easy-flow

A equipe tem liberdade criativa para apresentar sua ideia, seja ela em foto, vídeo, ou até mesmo e-mail. Quanto mais inusitada a abordagem proposta, mais bem recebida, ela será.

O interessante desse tipo de dinâmica, é que todas as ideias podem ser guardadas e eventualmente utilizadas para outros clientes.

Palco de concorrentes.

Como o próprio nome já diz, essa dinâmica tem como objetivo fazer com que equipes “concorram” entre si.

Supondo que a equipe comercial está dividida em dois grupos, cada uma irá inicialmente defender determinado tema. Sempre apresentando argumentos consistentes, que não fujam da proposta inicial.

O mais bacana dessa dinâmica é que em determinado ponto, os grupos terão que trocar de tema entre si e apresentar argumentos opostos ao que estavam sendo trabalhados.

Nesta atividade o poder de argumentação tem que ser alto.

Toca o sino das Vendas.

Que tal assistir um vídeo para reforçar as ideias e propostas passadas?

No episódio de hoje do Toca o Sino das Vendas, eu e o Eduardo Rodrigues montamos um material sensacional sobre dinâmicas

E se você gosta desse tipo de conteúdo, não pode deixar de se inscrever no canal.

Para você que ainda não utiliza um CRM, clique aqui agora e faça um teste grátis no Moskit.