5 ações que você precisa realizar antes do ano acabar

5 ações que você precisa realizar antes do ano acabar

O ano está chegando ao fim, e conforme vamos avançando para a reta final vários dilemas que adiamos durante ele precisam ser resolvidos.

A verdade é que 2020 não foi fácil e ninguém estava preparado para essa montanha russa de emoções que ele proporcionou, estamos vivendo em uma nova realidade, uma que até poucos meses atrás nem imaginamos ser possível.

Quando pensamos em negócios e vendas, o cenário também se modificou e nossas estratégias e planos precisaram se adaptar ao momento em que estamos vivenciando.

Muitos dos planos, e até mesmo boa parte do planejamento, tiveram que ser repensados ou adiados para o futuro e isso sem dúvidas desanimou muitos gestores.

Está chegando a hora das empresas colocarem na balança os prós e contras, e entender o que deu errado, e o que pode ser melhorado para o próximo ano. É um momento tenso, e não ajuda muito que novembro e dezembro são normalmente momentos críticos para todos.

Precisa de ajuda para fechar o ano com chave de ouro e se antecipar para os próximos 12 meses? Aqui estão 5 ações que você precisa realizar antes do ano acabar.

1. Estudar as estratégias que foram utilizadas durante o ano

Esse ano foi atípico, e tivemos que nos reinventar constantemente. Mas a verdade é que conforme as mudanças externas aconteceram, todo o cenário interno precisou ser repensado.

Dizem que o momento de crise é que mostra a capacidade da empresa em se inovar e desenvolver técnicas para sobreviver. Com um ano tão desafiador como esse, é importante voltar e analisar tudo o que foi feito para se chegar até o resultado final.

Às vezes o resultado pode não ter sido tão satisfatório como o esperado, mas estudar essas estratégias que foram utilizadas pode dar uma luz para o novo ano e mostrar um caminho bem mais claro para o sucesso.

É importante analisar também para entender como cada decisão impactou no resultado, e entender os motivos que levaram a cada uma das ações.

Só conseguimos nos atualizar e seguir em frente quando entendemos com toda a certeza nossos erros e acertos do passado.

2. Feche os negócios que estão parados em seu funil

O tempo está passando e ter muitas oportunidades paradas no seu funil de vendas pode fazer com que você já comece o próximo ano em desvantagem.

As situações mudam de um dia para o outro, e aqueles clientes parados no seu funil, podem mudar facilmente de opinião e buscar outras opções.

Então nessa reta final, não perca tempo tentando atingir quem não tem interesse no momento, pois isso apenas tirara a sua atenção de grandes oportunidades que estão na sua frente.

Concentre-se nos negócios com chance de serem fechados ainda este ano. Uma análise rápida te ajuda a entender quais clientes são mais adequados e têm a necessidade mais urgente de seu produto ou serviço, mostrando quem deve ser priorizado.

3. Faça uma checagem com seus clientes atuais

O acompanhamento pós-vendas é muito importante para medir quão satisfeito o cliente está em relação a solução que adquiriu.

Mesmo que já esteja no fim do ano, é interessante entrar em contato com o seu cliente para entender como ele conseguiu lidar com a sua solução nos últimos meses.

Marque uma reunião para saber como eles estão se saindo, ou até mesmo envie um e-mail perguntando sobre suas expectativas, dúvidas e feedback no geral. Pergunte sobre seus planos para os próximos meses, e verifique se eles poderiam se beneficiar de um novo recurso que já está disponível.

Mas não só, entrar em contato com eles mostra que a empresa está preparada para lidar com as demandas desses consumidores no ano seguinte.

4. Reúna toda a equipe

Para que a equipe se sinta motivada e entenda quais foram os frutos de seus esforços, é muito importante reunir toda ela e bater um papo honesto sobre o desempenho geral.

Apresentar os resultados e relembrar como cada um deles foi conquistado, mostra para o time o quanto foi percorrido durante o ano.

É importante reunir a equipe e conversar também para fazer um feedback sincero, em que ambas as partes podem se expressar e deixar tudo bem esclarecido, evitando levar bagagens do ano anterior para o próximo.

Essa ação também ajuda a motivar o time para o ano seguinte e entender o que pode ser mudado ou melhorado para que se obtenham ainda mais sucesso no futuro.

5. Planejar o próximo ano

Temos uma pequena tendência a deixar tudo para depois, mas se existe algo que não pode ser feito quando se trata de planejamento é isso.

Estar preparado para o próximo ano é algo que se deve fazer antes mesmo dele chegar, o planejamento prévio disponibiliza maiores oportunidades e abordagens. Quando se começa o ano já sabendo qual o objetivo e o que tem que ser feito para alcançá-lo, tudo se torna bem mais prático para todos.

O tempo não é perdido e é possível colocar a mão na massa e trabalhar em busca do grande objetivo.

O planejamento leva uma segurança maior para empresa, pois ele estará pautado em uma série de etapas, e caso algo saia fora da curva a identificação é bem mais rápida, evitando o risco de grandes prejuízos.

Utilize suas ferramentas

Essa é uma dica extra, mas que não poderíamos deixar de passar.

Dentro do setor comercial, em que mudanças ocorrem a todo momento, é importante ter ferramentas com que você sabe que pode contar e que não vão te deixar na mão.

Adotar ferramentas, como o CRM, pode trazer a confiança que você precisava para executar suas tarefas com mais segurança, sem o medo de perder informações ou se esquecer sobre algum dado importante dos clientes.

Mas não só, com o Moskit CRM, por exemplo, você tem a opção de se comunicar com seus clientes e acompanhar todas as etapas das vendas e gerar relatórios sobre o desempenho de suas estratégias de vendas, o que é sem dúvidas imprescindível para avaliar o ano que passou e se preparar para o que vem pela frente.

Se você ainda não tem um CRM dentro da sua empresa, não perca tempo e comece agora mesmo um teste gratuito.