Você já parou para pensar o que é necessário para se dar bem no inside sales?

Por ser um modelo de vendas com algumas particularidades, o inside sales precisa ser trabalhado de forma diferenciada, demandando outros recursos e estratégias.

Pensando nisso preparamos um post com algumas dicas que vão ajudar a você a entender como se dar bem.

6 dicas para arrasar no inside sales

1 - Equipamentos

O inside sales é um modelo de vendas praticado a distância, logo ter ferramentas que suprem essa lacuna é imprescindível. Contar com equipamentos de qualidade facilita a comunicação pois, quanto melhor seu cliente conseguir te ouvir e ver, mais próximo de você ele se sentirá.

Ok, mas estou começando. Quais equipamentos são indispensáveis para mim?

• Fone e microfone: os avanços tecnológicos já permitem que grande parte dos contatos feitos em inside sales sejam realizados a partir de um computador. Mas apesar dele ser um grande facilitador, ele não consegue fazer o trabalho sozinho.

E se tratando de comunicação, é muito importante que os ruídos, ou seja, interrupções que podem atrapalhar o sentido e entendimento da mensagem, sejam evitados.

Contar com um bom fone e microfone diminuem e muito as chances de falhas mecânicas que possam interferir na conversa.

• Computador: já demos um pequeno spoiler no tópico anterior, mas sim, o computador é indispensável para quem trabalha com inside sales, não só por intermediar a comunicação, mas também por ser um dispositivo em que informações  podem ser armazenadas.

O vendedor de inside sales precisa de praticidade para não perder a atenção do consumidor, e ter todos os dados que ele vai necessitar a fácil disposição minimiza os riscos disso acontecer.

Ah, isso também inclui um teclado rápido e eficiente, até porque o e-mail é um dos principais canais de acesso com o lead.

• Telefone ou linha: muitos clientes ainda são resistentes ou não tem tanta facilidade para usar computadores. Estes preferem utilizar canais mais convencionais, como a ligação por telefone. Deixar a disponibilidade uma linha para que eles liguem é uma maneira de se assegurar que seus clientes terão uma variedade de opções.

2 - Crie uma rotina

Ter uma rotina é muito mais do que apenas distribuir as tarefas ao decorrer do dia, claro que ela ajuda o vendedor a ser organizar, mas ela faz muito mais do que isso.

Uma rotina bem organizada permite que o representante de insides consiga ganhar agilidade e ser mais produtivo.

Saiba mais: Dicas para uma boa rotina diária de vendas

Por exemplo, se ele reservar um tempo para prospectar, entrar em contato com os leads, para calls, para propostas e planejamento de agenda, o vendedor será capaz de executar suas funções no tempo certo, sem gastar seu tempo todos os dias pensando o que ele irá fazer.

3 - Inside sales é um trabalho em equipe

Entendemos que dentro de uma equipe existem metas, e nosso ego sempre vai almejar estar em destaque e ser reconhecido por seus esforços, o que também é muito importante.

Mas só que ao ter esse tipo de pensamento nos tornamos individualistas e deixamos de compartilhar informações que podem ajudar o colega a alavancar as vendas dele.

Ajudar e trocar aprendizados ajuda todo o time a crescer junto.

Lembre-se: apesar das metas individuais todos estão trabalhando para um só objetivo, o crescimento da empresa.

4 - Não tenha vergonha de pedir ajuda para o seu líder

 

Todos nós temos dúvidas e pedir ajuda não precisa ser tão banalizado! O seu líder está ali por ter conhecimento e vivência que vão ajudar você e sua equipe a se saírem bem.

Sendo assim, sempre que sentir que está precisando de uma orientação chame ele e peça algumas instruções.

5 - Seja ágil ao responder o seu cliente

Com todos esses avanços tecnológicos, a comunicação passou a ser mais imediatista. Logo, quando seus contatos enviam mensagens ou e-mails para você, eles tem a expectativa de serem respondidos imediatamente.

Sabemos que nem sempre isso é possível, mas é bom alimentar o costume de checar sua caixa de e-mails ou chat de mensagens pois, algum cliente pode estar tentando se comunicar.

Como já citado anteriormente, a distância pode ser limitadora então é preciso trabalhar ao máximo para que ela não impacte na imagem que os consumidores têm sobre ela.

6 - Adote um CRM

Trabalhar com vendas internas pode ser bem mais fácil quando se tem uma ferramenta que apoia as necessidades do vendedor de insides.

O CRM é um sistema que registra as informações referente as negociações e as organiza da melhor maneira possível para que o responsável por ela consiga acompanha-lá. E vai além já que esse rearranjo possibilita que ocorra um aumento na produtividade.

Alguns CRMs, como o Moskit, permite que sejam feitas integrações com ferramentas que otimizam ainda mais as atividades do vendedor.

E se você ainda não sabe qual ferramenta escolher, ou está na busca de um CRM que atende todas as necessidades do inside sales, indicamos que você realize um teste gratuito no Moskit CRM. Clique aqui para saber mais.