7 ações diárias que ajudam na retenção de clientes

7 ações diárias que ajudam na retenção de clientes

Em um mercado cercado por uma acirrada competição entre os concorrentes, e volatilidade do consumidor, a retenção de clientes é essencial para consolidar sua participação no mercado, manter seu público e melhorar seus negócios e estratégias.

As empresas que se preocupam em criar estratégias de retenção ganham uma boa vantagem competitiva, já que estão sempre dispostos a ouvir as queixas dos clientes e melhorar a qualidade de seu serviço para que atendam todas as demandas e continue sendo uma opção válida para novos clientes, visto que muitas vezes o que os consumidores querem na hora de cancelar é uma vantagem que somente o concorrente pode oferecer naquele momento.

Se engana quem pensa que a retenção de clientes é realizada só no momento em que eles chegam ao setor de cancelamento. Algumas ações diárias podem contribuir, e muito, para que eles sequer precisem se queixar de algo.

Quer saber quais ações são essas? Preparamos um post com 7 delas.

Qual a importância da retenção de clientes?

A retenção de clientes é essencial para o crescimento de um negócio.

Ao buscar o crescimento do seu negócio, é fácil focar apenas na conquista de novos clientes a ponto de esquecer a satisfação dos clientes atuais. No entanto, esta atitude pode rapidamente ter um impacto negativo nos resultados, correndo o risco de perder terreno e ter que mobilizar muito mais esforço para conquistar novos consumidores.

É por isso que a retenção de clientes é tão importante quanto a aquisição. Se você deixar de prestar atenção a isso, vai dar a impressão de que não está interessado nas demandas dos clientes que já estão em sua carteira.

Portanto, é muito importante equilibrar a aquisição e retenção de clientes para acelerar o crescimento e otimizar o desempenho de suas estratégias.

7 ações diárias que ajudam na retenção clientes

1 - Verifique se os seus clientes receberam o produto/serviço

Independentemente de qual seja o produto/serviço com o qual a sua empresa trabalha, é extremamente importante enfrentar em contato com o cliente e verificar se ele recebeu o login de acesso à plataforma, por exemplo.

Isso pode ser feito através de uma chamada de 3 minutos para se certificar de que tudo está funcionando bem, ou a partir de um e-mail curto e direto.

Essa atitude, além de ajudar a fidelizar os clientes, colabora para que possíveis problemas sejam evitados.

2 - Entre em contato com seus clientes regularmente

É possível que seus clientes enfrentem desafios e dificuldades na hora de utilizar a sua solução, e até mesmo dúvidas que não surgiram durante o processo de vendas.

Por isso, entrar em contato regularmente ajuda a verificar se tudo esta ok com eles. Sem contar que essa ação não passa despercebida pelos clientes, o que ajuda no fortalecimento do relacionamento.

3 - Se mostre atualizado com as conquistas deles

Você leu um artigo no site do cliente ou em suas redes sociais dando as comemorando uma nova conquista?

Ligue para ele ou mande uma mensagem para parabenizá-lo! Ao se mostrar que se importa com ele e suas conquistas, um canal de comunicação importante é criando, fazendo com que ele se sinta confortável em pontuar alguma reclamação, ao invés de simplesmente partir para o cancelamento.

4 - Presentes e descontos surpresa

Os clientes são pessoas e as pessoas adoram se sentir apreciadas. Uma maneira de mostrar aos seus clientes que os aprecia é por meio de presentes surpresa e descontos.

Você pode oferecer a eles um desconto em produtos que compram com frequência, juntamente com uma mensagem curta  da equipe de atendimento ao cliente dizendo por que estão recebendo a surpresa.

O texto exato da mensagem dependerá da marca e do estilo de sua empresa, mas a mensagem deve deixar claro que eles estão recebendo esse desconto por serem clientes fiéis.

Nem sempre precisa ser um desconto, você também pode enviar presentes aos seus clientes. Por exemplo, você pode enviar a eles um cartão no aniversário e talvez incluir um voucher para sua loja.

5 - Compartilhe informações com seus clientes

Use toda a inteligência à sua disposição, sua experiência, o que você está aprendendo com outros clientes para fornecer informações aos seus clientes, oportunidades de crescimento.

Envie e-mails com conteúdos que possam interessar a eles, e sempre tenha um bom material de suporte para que eles consigam ter acesso a informações.

6 - Peça feedbacks

O que poderia ser mais propício para construir lealdade do que pedir feedback aos clientes?

Independentemente da maneira com que o feedback seja pensado, isto é, um formulário mais estruturado, ou um espaço aberto para o cliente se expressar,  o principal objetivo é que o cliente fale.

Mas não só, é importante levar em consideração os comentários de cada cliente para melhorar a qualidade do seu serviço.

7 - Analise o seu CRM

O CRM é uma excelente ferramenta para vendas, pois além de fornecer informações para conhecer mais sobre seus clientes.

Mesmo que o foco principal do CRM não seja a retenção de cliente, ele fornece ferramentas para ajudar o usuário a gerenciar melhor atividades do cliente para melhorar a experiência do cliente.

Depois que você começar a pensar e a se empenhar na retenção de clientes, é essencial considerar as razões e os fatores que aumentam as compras repetidas de seu produto ou serviço.

As estratégias de retenção de clientes não são feitas no papel - você precisa ter uma ampla gama de dados e informações sobre seus clientes para poder medir e analisar o comportamento de seus clientes.

E para isso você precisa de um sistema de CRM!

O Moskit CRM pode te ajudar com isso e muito mais. Clique aqui para realizar um teste gratuito e conhecer nossa plataforma.