7 elementos fundamentais para uma apresentação comercial imbatível

7 elementos fundamentais para uma apresentação comercial imbatível

“WOW!” É o que qualquer vendedor quer ouvir ao finalizar uma apresentação comercial. Essa expressão pode ser o primeiro passo de um negócio fechado. **Mas como encantar o cliente? **

Lembre-se, em primeiro lugar, que seu foco deve ser em oferecer a solução que o prospect procura. Nada de prender demais no quanto sua empresa é incrível e tem os melhores produtos ou serviços. Seu roteiro tem que ir além!

Ao elaborar uma proposta comercial, deve-se ter em mente todas as possibilidades que ela apresenta, assim como os objetivos que você deseja. Uma boa apresentação pode ser decisiva para o seu negócio.

Pontuamos alguns elementos fundamentais, que não podem faltar em uma proposta comercial e algumas dicas de como criar uma apresentação de propostas comerciais.

Quer saber quais características e detalhes que devem ser observados para que a sua apresentação comercial seja um sucesso? Tome nota!

1. Não use uma apresentação comercial padrão

Personalizar é palavra de ordem quando se deseja encantar. É muito comum que as empresas tenham modelos padrão de apresentações e propostas comerciais. Mas isso pode ser um tiro no pé.

Essa estratégia podem deixar sua apresentação comercial chata e sem fundamento, prejudicando o que se deseja apresentar.

É preciso investir tempo pesquisando sobre cliente e os produtos dele. E também para preparar o que será apresentado e como deverá ser feita a abordagem, já que cada pessoa que ouvirá sua apresentação é diferente.

2. Cuide de cada detalhe da proposta

Agora que já foi desenvolvida uma proposta de acordo com o perfil específico do cliente, chegou a hora de apresentá-la. Demonstre o objetivo de tal apresentação para quem tiver te assistindo.

Para criar a apresentação da proposta, você pode utilizar softwares como Power Point, Key Note ou Prezi, mas tome cuidado para não ficar preso à leitura dos slides.

Além disso, um bom design é essencial, mas é preciso que sua apresentação comercial não chame mais atenção do que você. Nada de cores brilhantes demais e excesso de figuras.

Dica de design: Prefira fonte preta, tamanho 20 e fundo branco, pois ilumina o ambiente e não cansa quem está lendo.

Podem ser utilizados gráficos, dados estatísticos e outros elementosvisuais. Porém, mais uma vez, tenha cuidado com excessos e poluição visual. Seja cuidadoso e demonstre profissionalismo.

Conselho de ouro: a melhor forma de se destacar no barulho é a comunicação visual. Segundo Amy Balliett, do Killer Infographics, a ciência atesta que um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um em texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual.

3. Apresente a visão do seu negócio

Aborde pontos principais de sua empresa, cite clientes que você já atendeu e casos de sucesso. Use sempre as palavras certas para encantar e engajar quem te assiste.

Também podem ser destacadas determinadas qualificações de sua equipe, bem como os anos de experiência de sua empresa.

4. Demonstre organização

Criar um cronograma de todos os processos e apresentá-lo é fundamental. Isso passa credibilidade e demonstra organização de sua empresa.

No caso de produtos a serem desenvolvidos, lembre-se de considerar o estágio de desenvolvimento ou verificar antes se já possui as unidades prontas.

É preciso definir prazos e, após isso, cumpri-los conforme o planejado.

5. Estabeleça valores

Depois de apresentados os principais dados, é preciso demonstrar os preços e as condições de pagamento.

Mostre as facilidades que a sua empresa apresenta e as garantias que ela oferece em caso de não-entrega ou de atrasos.

6. Reserve um tempo para dar respostas

Deixe um espaço para perguntas. Seu cliente deseja ser ouvido. Nestes casos, a interatividade é muito benéfica e já demonstra o interesse pelo que foi apresentado.

Uma correta elaboração e apresentação de suas propostas comerciais pode fazer toda a diferença para seu negócio.

7. Esteja à disposição

Se você fez a apresentação para pessoas com quem ainda não tem uma relação comercial fechada, é bom sempre abrir portas para que o negócio seja fechado.

Portanto, não se prenda apenas a cartões de apresentação. Também ao final, deixe seu telefone, e-mail, perfis nas principais redes sociais e aplicativos de mensagens.

Extra: O elemento surpresa

Capriche na sua linguagem corporal! Usar bem o corpo para compor seu discurso é a forma mais subjetiva de atingir as pessoas, indo direto ao subconsciente delas.

Sabia que 55% do impacto de uma comunicação é feito de elementos não-verbais?

Por isso, apresentar umaboa linguagem corporal durante ao fazer sua apresentação comercial será fundamental para que seu cliente perceba e confie mais no que você está dizendo.