Existe uma característica da vida que é quase impossível de fugir. Com o passar dos anos e o acúmulo das responsabilidades, nosso tempo torna-se cada vez mais escasso.

Trabalho, filhos, marido, esposa, saúde, educação e todos o detalhes que envolvem o cotidiano de uma pessoa normal começam a pesar. A sensação é sempre parecida: a cada dia que passa, temos mais atividades e menos tempo.

Esse cenário gera um reflexo comum em muita gente, a vontade de aprender a controlar melhor nosso tempo e nos tornar mais produtivos.

Já testei inúmeras técnicas de produtividade, mas existe uma em específico que me ajuda bastante a manter minhas atividades em dia e ainda dedicar tempo para vida pessoal.

Mudança de mentalidade

Muita gente pensa o mundo como um lugar de poucas oportunidades, e que é preciso tentar aproveitar ao máximo qualquer chance que aparecer.

Isso é o que chamamos de “Mentalidade de Escassez.”

Alguém oferece um novo negócio, uma café para bater papo ou uma reunião sem nenhum alinhamento específico e já pensamos que algo grande pode sair dali. Mais ainda, sentimos que se não cumprirmos essa agenda, podemos deixar passar uma grande oportunidade.

É com essas pequenas coisas que nossas agendas vão ficando lotadas e acumulamos cada vez mais atividades. Pequenos ou grandes favores, reuniões, ligações e emails. Uma série de responsabilidades criadas apenas pelo medo de perder uma chance que na maioria das vezes nem existe.

Estamos sempre coletando novas atividades e tentando alcançar aquela chance específica que vai mudar nossas vidas, fazer uma grande virada de mesa.

Adquirindo a mentalidade de abundância

Assumir uma mentalidade de abundância significa reconhecer o próprio valor pessoal. Deixar de olhar para as oportunidades como chances únicas e entender que são o resultado de um trabalho bem feito. A medida que as pessoas compreendem seu valor, propostas começam a fluir naturalmente.

É preciso assumir certa confiança no trabalho que se desempenha e acreditar que novas chances estarão sempre chegando.

O objetivo é parar de pensar em ganhos imediatos e pensar no longo prazo. Saber que é importante focar no que está sendo feito e aproveitar melhor as oportunidades que surgirem no futuro, mas sem atropelos.

A única coisa que você precisa fazer

Para usar estes princípios na sua produtividade, o mais importante é saber dizer não.

Precisamos substituir a resposta padrão de sempre aceitar tudo, criando um filtro crítico antes de decidir quais oportunidades devemos abraçar.

Não apenas isso. É importante aplicar a mesma ideia ao conteúdo que consumimos, notícias que lemos e atividades que engajamos ao longo do dia. Pela sensação de que estamos perdendo algo se não lermos todas as notícias que saíram ou ver tudo o que aparece no Instagram, acabamos gastando um tempo precioso, e que poderia ser investido em atividades mais produtivas.

O fato é que vivemos atendendo agendas e necessidades que outras pessoas depositam em nós. Atividades que muitas vezes importam apenas ao interesse alheio. Os danos da mentalidade de escassez só ficam claros quando os atrasos começam a acontecer, mas nunca conseguimos entender exatamente onde estamos perdendo tanto tempo.

Saber olhar para tudo o que chega e dizer não, é assumir controle do que é prioritário para você e suas metas.

Não é necessário perder a simpatia e nem criar uma carapaça de hostilidade, mas ter a sensibilidade de negar convites e propostas com educação e cordialidade.

Oportunidades podem surgir aos montes, mas aceitar tudo o que aparece indiscriminadamente só vai confundir ainda mais suas prioridades.