A rotina matinal do vendedor - Moskit no Home office #2

A rotina matinal do vendedor - Moskit no Home office #2

A forma como organizamos nossa rotina matinal exerce grande influência em tudo o que acontece no resto do nosso dia.

Pode até não parecer, mas a primeira hora da nossa manhã é capaz de definir não apenas nosso humor ao longo do dia, mas a percepção sobre o quanto o dia está sendo bom ou ruim. Se nos atrasamos, esse atraso gera ansiedade, atrasa outras atividades do dia e uma cadeia de estressores começa a disparar.

Quando você acorda atrasado, as chances esquecer algo em casa ou causar algum pequeno acidente por falta de atenção é grande, derramar café na roupa ou deixar algo cair.

Só a própria sensação de estar atrasado já é suficiente para que façamos tudo mais distraídos. Sair de casa atrasado, significa chegar atrasado na empresa, que significa atrasar uma reunião e, provavelmente, todos os outros compromissos do dia.

Por isso, uma rotina matinal bem estruturada é feita para evitar atrasos, despertar a mente para começar o dia e permitir tranquilidade até a hora de começar o trabalho.

Apesar da rotina e dos pontos de estresse mudarem quando estamos em casa, a atenção com a rotina precisa ser redobrada.

Como não existe a necessidade de deslocamento e estar efetivamente apresentável, muita gente acaba não criando uma rotina matinal para o home office. É muito comum acordar e, do jeito que tá, sentar no computador para resolver as primeiras solicitações do dia.

Fazer isso pode até parecer que funciona, mas na prática, aquelas falhas que você teria no caminho para o trabalho passam a acontecer quando você já está trabalhando. A falta de atenção, a pressa e a ausência de um preparo começam a cobrar de outra forma.

Uma boa rotina matinal deve cumprir alguns objetivos para que seu dia se desenvolva da melhor maneira possível, trazendo o máximo de disposição para proporcionar o máximo de desempenho.

Entre eles:

  • Despertar a atividade cerebral
  • Estabilizar o humor
  • Facilitar a concentração
  • Agregar informações para começar o dia

Este é o mínimo necessário para que, ao começar o trabalho, sejamos capazes de interagir com o cliente, pensar com agilidade e entregar o valor esperado no atendimento.

Rotinas matinais são individuais e muito difíceis de serem copiadas, mas algumas sugestão de atividades podem colaborar para resultados positivos

1. Acorde com um pouco de antecipação

Evite acordar em cima da hora e correr para o computador com pressa. Tente acordar com pelo menos 30 minutos de antecedência para não atender clientes ou realizar tarefas ainda com a mente confusa do sono.

2. O banho para acordar

É bem menos comum tomar banho ao acordar quando não precisamos sair de casa. Mesmo assim, um bom banho colabora bastante para despertar e pensar sobre as atividades que serão realizadas ao longo do dia.

É um estimulo para concentração e preparo.

3. Planeje seu dia

E já que você pensou nessas atividades enquanto estava no banho, tire alguns minutos para escrever num papel tudo o que tem planejado para o dia.

Podem ser os eventos que estão na agenda, atividades pessoais ou até as tarefas que pretende executar em casa. Ter uma lista visual em mãos, num papel ou post-it, te ajuda a visualizar na totalidade tudo o que está planejado para o dia.

4. Tome um café

Café é uma bebida comum nos escritórios e ajuda bastante no estado de alerta e atenção. Infelizmente, quando estamos de home office, não temos café com tanta facilidade. Crie o hábito de preparar - ou usar cafeteiras mais rápidas - e aproveite esse recurso simples, mas que nos ajuda a despertar.

Muita gente em home office acaba sentindo sono ao longo da manhã ou depois do almoço, porque esquece que no escritório tinha o hábito de consumir café.

5. Acompanhe as notícias do mundo

Vender é engajar em conversas ao longo de todo o dia.

Saber o que está acontecendo no mundo, as principais informações sobre economia, política e eventualidades são importantes na hora de quebrar uma conversa mais fria ou não passar uma imagem ruim por estar alheio aos principais acontecimentos.

6. Faça exercícios

Além de fazer bem para saúde e aumentar a disposição geral, exercícios são uma excelente forma de ativar o cérebro e a capacidade de raciocínio.

Apenas 30 minutos de caminhada são o suficiente para melhorar bastante a capacidade de resolver problemas.

7. Mantenha suas redes profissionais atualizadas e o networking em dia

Trabalhar de casa acaba distanciando um pouco as pessoas, e por isso manter as redes sociais alimentadas e, principalmente o LinkedIn atualizado e ativo, é importante para ser reconhecido como um profissional ativo e participativo.

8. Uma boa leitura

Leituras mais completas possuem um grande potencial de estimular nosso cérebro e desenvolver a forma como pensamos e organizamos ideias.

Abrir um bom livro, logo cedo, todos os dia, nos ajuda a pensar melhor, controlar ansiedade e reduzir os níveis de estresse.

Essas são apenas algumas dicas que podem ser combinadas para construir uma sólida e saudável rotina matinal, adicionando o suficiente para um dia produtivo e sem desgastes para sua saúde mental.

O trabalho do Moskit é ajudar quem vende remotamente a amplificar sua produtividade e manter a saúde mental em dia. Nosso CRM está recebendo importantes atualizações para que seja possível vender e gerenciar vendas de qualquer lugar.

Confira as novidades!