Aqui está seu novo Moskit

Aqui está seu novo Moskit

A evolução de todo produto é motivo de grande preocupação e expectativas.

Para quem não acompanha os bastidores do desenvolvimento de um software, alguns detalhes podem parecer que simplesmente foram decididos ao acaso, mas a verdade é que cada ponto adicionado ou removido de um produto é resultado de um intenso debate entre programadores, designers, equipe de vendas e marketing.

Tudo o que foi aprovado, principalmente detalhes visuais, precisa respeitar exigências de todas essas áreas. Os programadores, por exemplo, são firmes em sua posição para que tudo idealizado seja viável, traga praticidade de uso e respeite melhores práticas do mercado.

O designer desenvolve cada detalhe: define como serão os novos ícones, as cores, fontes e crítérios de posicionamento e acessibilidade para que o máximo de informações sejam distribuidas utilizando menos espaço. E mais ainda, é preciso realizar todas as modificações evitando poluição visual e conservando a hierarquia entre elementos.

Depois entram as discussões do Marketing sobre o encaixe da ferramenta com o perfil dos usuários e toda a comunicação, e a equipe de vendas, que no nosso caso, também representa quem utilizará o sistema diariamente.

Com a rigidez exigida por cada uma dessas frentes, é de se esperar que a valsa para lançar uma nova versão seja dançada com muito cuidado e buscando o máximo de sincronia. Um movimento errado e todo mundo tropeça ao mesmo tempo.

As principais novidades

As mudanças visuais são imediatamente perceptíveis, mas antes de tudo precisamos explicar quais os problemas que identificados e como solucionamos essas dificuldades.

Uma tela de negócios mais rica

Nossa tela de negócios é o coração do Moskit. É a parte mais acessada do sistema e onde o acompanhamento pode ser feito com mais detalhes e observações. Diferente de um Dashboard que apresenta uma visão mais ampla e gerencial, a tela de negócios pode trazer cada negócio no CRM e suas principais informações.

O maior desafio deste módulo é entregar o máximo de informação para quem está acompanhando os negócios em aberto sem comprometer a quantidade de itens apresentados.

Como resultado dos ajustes, foi possível reaproveitar melhor o espaço disponível, adicionar informações sobre tarefas agendadas e concluídas, informando também se existem atrasos nas atividades. Agora também é possível, sem esforço, saber qual é a previsão de fechamento e quantos dias o negócio está na fase atual.

Desta forma, o vendedor consegue entender melhor o cenário e priorizar suas próximas ações.

Veja como ficou o antes(esquerda) e depois (direita):

Cards-compar

Tabelas ainda mais funcionais

Outra necessidade importante que já havia sido identificada estava na forma como as informações eram apresentadas nas tabelas.

Agora os dados podem ser fixados em colunas, facilitando a ordenação e navegação pelo conteúdo. Três novas formas de apresentação também foram adicionadas: expandida, padrão e compacta, permitindo adequar um maior número de resultados por página.

Moskit CRM

Um CRM mais vivo

A parte mais perceptível para quem acessa a nova versão do Moskit está no seu visual. As cores foram ajustadas para trazer mais conforto visual e conversar com a identidade que já estava sendo trabalhada no site e em nosso blog.

Cor1

A escolha das cores foi feita a partir do sistema HSB (Hue, Saturation e Brightness) e são valores que controlam o tom, a saturação e a luminância das cores. O HSB permite criar valores mais precisos para as cores e facilitar a escolha das nuances de uma cor em específico.

O intuito foi expandir a identidade para todos os ambientes a qual a marca está integrada, de forma a criar uma consistência e maior ambientação para o usuário.

A utilização dos menus laterais é alvo constante de preocupação, e sentíamos que havia necessidade de tornar a navegação mais confortável, situando melhor a posição do usuário.

Os módulos laterais foram mapeados para assumir uma cor de destaque que facilitasse essa navegação. Quando o usuário clica na tela selecionada, a Tela de negócios, por exemplo, uma cor surge no menu lateral mostrando onde o usuário se encontra. Esta mesma cor passa a refletir nos botões principais da tela em evidência.

Paleta de cores
Essa seleção de cores reproduz uma hierarquia mais clara entre elementos, apontando com as cores principais do módulo quais atividades são mais relevantes no seu uso diário.

A construção dessa nova paleta de cores também atribui mais personalidade ao sistema, no entanto, a técnica não é aplicada em todas as telas, justamente para não saturar o uso e perder a importância das cores.

As telas padrões do sistema, como Dashboard, Marketplace, Configurações e Relatórios seguem o mesmo padrão de cores, mas trazem no topo uma cor mais suave. Compreendemos que essas telas não são as mais frequentes para o usuário e o destaque por hierarquia não se faz necessário.

tons-de-cinza

Acessibilidade

Utilizamos um indicador de contraste, o que permite saber se a cor de fundo possui contraste suficiente para facilitar a leitura do texto. As cores novas dos módulos foram escolhidas e depois testadas na regra de contraste para saber se eram compatíveis.

Atividade pendentes Moskit CRM

Os novos cards, agora com novos indicadores, também possuem cores que expressam funções diferentes. Os indicadores trazem uma cor principal, porém com um fundo esmaecido, justamente para não cansar a visão e ainda assim serem capazes de agrupar o ícone/símbolo com o número de atividades daquele indicador.

Seguem nas seguintes legendas:

Group-13

--

Para o usuário, o novo Moskit traz grandes melhorias técnicas e um conforto de usabilidade sem igual, afetando positivamente toda experiência de utilização do sistema.

Temos orgulho de ser um time que assume grandes mudanças e não tem medo de apresentar novas soluções para nossos clientes. Quem acompanha o Moskit desde o começo sabe o quanto mudamos em pouco tempo e os saltos de qualidade que surgem a cada mudança.

Se você não conhece o Moskit e quer experimentar todas essas novidades, clique aqui e faça um teste grátis agora mesmo.