Morar na maior capital dos negócios e do trânsito caótico obriga-me a ter que trabalhar de maneira remota. A produtividade aumenta muito quando facilitamos a mobilidade e a gestão de tempo.

Em São Paulo, existem muitas possibilidades de lugares para se trabalhar. Existem cafés, padarias, coworkings, bistrôs em todo lugar. Decidi então, que precisava encontrar um desses lugares fixos para trabalhar.

Depois de visitar muitos deles, encontrei um café simples bem perto de casa e decidi que ali era um bom lugar para ficar. Passo o dia todo aqui fazendo minhas tarefas cotidianas, tomando café e fazendo minhas reuniões.

Ontem pela manhã, quando eu chegava aqui no café, me veio à tona o motivo que me fez escolher esse lugar para ser meu local de trabalho.

Todo dia, no mesmo horário, entro aqui com minha mochila nas costas, sento na mesma mesa, monto minhas coisas e a já conhecida garçonete se aproxima, me dizendo:

“Bom dia, Murillo. O senhor vai querer aquele pão bem torrado na chapa com pouca manteiga junto com o cafezinho puro sem leite e sem açúcar, né?”

Aceno que sim. Poucos minutos depois ela vem com meu pedido.

Fidelizar é conhecer mais seu cliente

Parece óbvio, mas a grande questão que me atraiu para estar neste café diariamente é que há da parte deles um cuidado especial em personalizar o atendimento que me dá a impressão que me conhecem muito bem.

Incrivelmente, quando olho para a razão que me fez escolher estar aqui e não em outros milhares de lugares me vem a mente que a atenção que recebo aqui e o carinho deles em notar quais são meus gostos particulares, me chamar pelo nome e saber quem sou eu, acabou me atraindo sempre para este lugar.

Confesso que aqui, a internet nem é a melhor de todas, o café é consideravelmente comum e o ambiente é bastante simples, mas o atendimento cuidadoso transformou-se um lugar singelo em um escritório particular para mim.

Fidelização de clientes

Este é o ponto em que queria chegar: Saber quem é o seu cliente, o que ele precisa, deseja e pede é fundamental para fidelizá-lo.

O pulo do gato para otimizar relação

Fiquei imaginando que pode ser que dezenas de pessoas passem todos os dias pelo balcão deles, mas o fato dela saber mais sobre mim é fundamental para que me fizesse sentir-me especial.

Eu sei que você pode pensar que gerenciar um café é muito mais simples do que lidar com clientes diversos, de diferentes mercados, com vendas mais complexas, é diferente, mas certamente, de uma coisa eu sei: Seus clientes gostariam de ter o mesmo sentimento que tenho ao vir para cá.

Isso quer dizer que tratar suas clientes como preferência talvez seja um desafio enorme para ti, não só porque você tem uma carteira imensa de pessoas que precisa lidar, ou porque suas vendas são situacionais e seu mercado é variável demais.

A grande questão é que você pode transmitir esse cuidado seja qual for o mercado que esteja. Se você tem dificuldade de gerenciar e reter clientes pela fidelização, talvez seja hora de pensar em um assistente mais inteligente para te auxiliar.

Apenas faça com que seu cliente senta-se especial

Neste sentido, um CRM, um sistema de gerenciamento com o cliente, pode ajudar a aproximar-se mais ainda dos seus clientes.

Todas as pessoas têm desejo de sentir-se especiais e exclusivas. Por isso, ter um banco de dados sobre seu cliente fará com que possa melhorar suas abordagens, o faça conhecer o comportamento dele e ser capaz de saber os gatilhos exatos para convencê-lo de algo.

Às vezes, basta gerar nele a percepção de que um serviço, produto ou oportunidade foi feita especialmente para ele para que seja convencido da sua atenção. Imagine só ser capaz de registrar e monitorar as compras do cliente para ser capaz de personalizar ofertas e gerar nele a sensação de exclusividade. É isso que um CRM faz.

Não adianta oferecer promoção de pneus para quem não tem carro, não faz sentido oferecer o melhor leite batido para quem tem intolerância a lactose. Entende a importância de personalizar e ter um registro de tudo e como isso facilita a venda?

Acompanhar e mapear um caminho de desejos para oferecer oportunidades certas na hora certa é o melhor jeito de vender mais hoje. Se você souber as principais áreas de interesse de um cliente, o que é prioridade para ele e conhecer um pouco do seu perfil, certamente terá um aumento considerável nas vendas e uma taxa de retenção positiva.

Ser capaz de analisar as principais métricas de um mercado faz com que o investimento em uma ferramenta dessas possa ser consideravelmente lucrativo.

Entender seu cliente e rastrear seu comportamento dentro de um pipeline o faz não só vender mais, mas lhe ensina a estruturar melhor seus negócios e sua empresa.

Em pouco tempo, depois de adotar um CRM e ter uma boa base de registros, você poderá ver que seus clientes se tornaram mais engajados de forma mais orgânica.

Cliente que tem atenção, é aquele que retorna. E principalmente, é aquele que converte e traz novos negócios para sua empresa.

Comece agora sua experiência de conheçer mais seu cliente para faturar mais e reter mais oportunidades.