Conversa vai, negócio vem #01 - Eduardo Rodrigues do Moskit CRM

Conversa vai, negócio vem #01 - Eduardo Rodrigues do Moskit CRM

De marca de roupas até sistemas de gestão de clientes. Vender é o assunto da entrevista que estreia esta coluna.

Quem olha o jovem Eduardo Rodrigues, hoje diretor de operações do Moskit CRM, não imagina que ele já foi professor de aula de dança e agora é capaz de vender números impressionantes. Os resultados de vendas  admiráveis que este rapaz já teve se confundem com a história de Eduardo, ou melhor Dudu, como ele gosta de ser chamado.

Florianópolis é sua terra natal. Foi então que resolveu encarar um novo desafio de trabalhar numa mega empresa. Encontrou a Nestlé no seu caminho. No entanto, trocou o mar de manézinho pelas gôndolas de mercado da alvoroçada capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Quem o vê hoje, palestrando com propriedade sobre vendas em palcos de eventos consagrados não imagina que esse jeito descolado de conversar se dá porque teve que aprender superar todo aquele perfil do vendedor tradicional. Em 2 meses, foi promovido para vendedor.

Ele conta com um bom humor que, apesar de estar somente há 6 anos diretamente na área comercial, sempre percebeu a venda arrumando um espaço na sua vida. Desde lá, muita coisa mudou. Aprendeu a pensar que “Ou você se adapta, aprende e muda ou vai acabar ficando obsoleto”  e ainda reforça que obsolescência significa, para o vendedor, não ganhar dinheiro.

Em seu perfil do Linkedin, podemos ver que  foi fundador da marca de roupas Serif, que depois foi vendida para um outra grande marca de roupas de Santa Catarina. Trabalhou no primeiro ano da Exact Sales conquistando o prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB 2015, com o case “de R$ 0 a R$ 3 milhões nos primeiros 9 meses de empresa”.

Além disso tudo, o cara é mentor na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, participa da aceleradora ACE Aceleratech, na Cotidiano – Aceleradora de Startups e na InovAtiva Brasil.  Também é Diretor de Vendas no  Núcleo Jovem da ADVB SC e, claro, Diretor de operações no Moskit CRM.

“Minha mãe até hoje fica super feliz por eu ser diretor”, brinca ele. Apesar de parecer algo importante, o trabalho é duro. Ele tem que cuidar base de clientes, lidar com a inteligência dos serviços e lidar com os processos comerciais, treinamento de equipe do Moskit CRM.

O desafio é justamente não só fazer a ferramenta funcionar, mas também tentar garantir com que traga resultados para os clientes do outro lado da ponta. “Venda é condução”, explica fazendo um paralelo com a dança.

Eduardo acredita em uma ideia de inteligência comercial como forma de trazer resultado. Uma das estratégias que sugere é o que chamam de retina comercial, ou seja:

É uma forma de visualizar o que está acontecendo no seu comercial como um todo, não limitando à visão linear de funil ou de etapas de entrada e conversão. A Retina comercial busca pela visão 360° das ações e rotinas do time de vendas, para somar às melhores práticas e ajudar o time a evoluir.

O diretor ainda traz a importância de ter pessoas experientes como mentores  para acompanhar o vendedor novato. Lembra que aprendizado ainda é o melhor caminho para tornar-se um vendedor com bons resultados.

Para os vendedores que ainda tem resistência quanto a tecnologia, a recomendação é não ter preconceitos e abrir-se para a tecnologia, para os sistemas, para a automação para a inovação, inteligência tecnológica e a modernização.

Como será que olhamos para o vendedor? Esta é uma preocupação que Eduardo levantou. Vender é só uma questão de talento, de ser cara de pau ou de se dispor a encarar o desafio? Ele comentou sobre esta visão sobre o vendedor.

O humor de Eduardo é uma das características mais marcantes. Se você tem alguma dúvida sobre CRM, vendas, ou gostaria de trocar uma ideia a mais com ele, é só enviar um email para eduardo@moskit.com.br ou entrar em contato pelo Linkedin.

Conheça também mais sobre esta série de vídeos sobre vendas que Eduardo Rodrigues e Kayuá Freitas dão insights para aprimorar sua área comercial! Inscreva-se e acompanhe!