Como vender SaaS: 4 dicas para impulsionar as vendas de sua empresa

Como vender SaaS: 4 dicas para impulsionar as vendas de sua empresa

Ao desenvolver um produto SaaS, um dos erros mais comuns é ficar tão apegado ao produto e se dedicar apenas ao seu desenvolvimento do ponto de vista técnico, perdendo de vista a definição da estratégia de negócios. Mas é importante saber como vender SaaS e impulsionar as vendas de sua empresa.

É importante saber que ao comercializar um produto SaaS em vez de uma venda única, você investe no futuro do relacionamento com cada cliente.

O que é marketing SaaS?

O marketing de SaaS refere-se ao conjunto exclusivo de atividades, táticas e estratégias implementadas para posicionar e vender produtos por meio da assinatura de novos clientes.

Você pode pensar no marketing de SaaS como a arte de tornar seu produto SaaS relevante e capaz de atender às necessidades de seus clientes-alvo, para que clientes em potencial queiram saber mais sobre seu produto, experimentá-lo e possivelmente inscreverem-se.

Dicas para impulsionar as vendas de sua empresa

1 – Monte uma estratégia de SEO

Em essência, o espírito do SEO é criar conteúdo adaptado aos termos de pesquisa das pessoas. Parte de uma estratégia de SEO também é otimizar suas páginas e seu site para obter tráfego orgânico do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Para isso, é necessário uma consultoria de SEO e de uma estratégia para o negócio SaaS.

93% de todas as experiências online começam com uma pesquisa. Se o seu SaaS é principalmente B2B, isso significa que o SEO deve estar no topo de suas prioridades.

2 – Reduza a rotatividade da maneira certa

Entender como reduzir a taxa de rotatividade é fundamental para o sucesso dos seus negócios de SaaS.

Com o crescimento de uma empresa de SaaS, o número de membros/usuários/clientes que não compram mais os produtos ou serviços da empresa também aumenta fisiologicamente. Isso corresponde a uma queda drástica na receita geral, que, para ser resolvida, exige mais e mais registros de novos clientes e iniciativas mais eficazes, destinadas a substituir o que essas empresas perdem organicamente todos os meses.

Para reduzir a taxa de rotatividade:

Melhore o processo de integração do usuário

A maioria dos usuários não tem absolutamente nenhuma ideia do que esperar ao usar um serviço pela primeira vez.

Por meio de um processo de integração bem estudado, os clientes podem ser guiados pelo próprio serviço, mostrando os benefícios que os acompanham e explicando o que esperar ao longo do caminho.

Use marketing direcionado

Na maioria das vezes, você sabe como seu produto pode ser usado melhor do que qualquer outro usuário.

Você pode ter um produto dinâmico com centenas de recursos que se aplicam a muitos grupos de usuários diferentes. No entanto, isso se torna desnecessário se você perder clientes com mais frequência do que os ganha.

O marketing direcionado, apoiado por uma sólida estratégia de conteúdo, é uma excelente maneira de obter sucesso nesse campo! Você pode criar guias do cliente sobre como usar seu serviço ou criar conteúdo específico para os principais problemas nos setores que posicionam seu serviço como uma solução.

Pesquise o comportamento do usuário

O comportamento de um usuário diz muito mais sobre informações relacionadas a sua idade, local ou outros dados demográficos. A segmentação comportamental permite que você tome as decisões mais importantes para usuários individuais. É por isso que as empresas de SaaS precisam ir além da segmentação com base na demografia tradicional para combater as taxas mais altas de abandono.

A taxa de rotatividade é essencial para o crescimento dos seus negócios de SaaS e, lembre-se, reduzi-la será uma batalha sem fim. É um trabalho árduo, mas vale a pena.

3 – Otimize sua campanha de e-mail

O e-mail marketing é um canal que provou seu poder para qualquer negócio. De fato, de acordo com estudos, com campanhas de marketing por e-mail é possível obter um ROI maior que o de outros canais.

  • Use endereços de e-mail “humanos”. Nunca envie um e-mail de um departamento.
  • Você tem um plano para suas campanhas de e-mail? Se você não tiver certeza sobre os objetivos que deseja alcançar, dificilmente conseguirá. Definir um plano o ajudará a identificar objetivos e gerenciar mensagens consistentes, além de direcionar as ações que você gerencia.
  • Gere conteúdo de qualidade: Não é bom para os clientes abrir suas mensagens se eles não encontrarem o que você prometeu. Lembre-se também de que os usuários são leais e continuam a responder às suas mensagens se encontrarem conteúdo de interesse e qualidade.
  • Estabeleça uma frequência de envio apropriada. Não há regras indicando quantos envios são adequados ou quando você pode obter as melhores conversões.

4 – Aumente as taxas de inscrição

Aumentar as inscrições é talvez o passo mais simples para melhorar as vendas de SaaS. Aqui está o que você pode fazer para otimizar o processo de inscrição e alcançar os clientes em potencial.

  • Tenha uma proposta clara de valor exclusivo: A proposta de valor estabelece quais clientes em potencial ganharão usando seu SaaS. Deve ser inequívoca, e os possíveis clientes devem entender o que você oferece e como resolverá o problema delas.
  • Use as avaliações dos clientes a seu favor: Um depoimento genuíno e positivo do cliente é perfeito para convencer os novos visitantes do site que consideram experimentar o seu produto SaaS. Pesquisas mostram que 90% das decisões de compra dos usuários foram influenciadas pela leitura de análises positivas de produtos. Se você acha que os depoimentos atuais dos clientes não são bons o suficiente, envie um e-mail aos seus clientes e solicite seus comentários. Reúna as melhores críticas e escolha quais serão exibidas no seu site.
  • Explique como o produto funciona: Acompanhe os clientes em potencial pelos recursos do produto, como eles podem usá-los e pelos benefícios do uso do produto.

Conclusão

Esperamos que o conselho acima o ajude a avançar com a sua taxa de vendas e a aumentar sua receita no processo. Forneça consistentemente valor aos seus leads, interaja com eles e convença-os a experimentar seu software.

Jogue a longo prazo. Sim, vender pode ser difícil. Mas, os resultados são inquestionavelmente gratificantes e valem a pena!