Estratégias simples para um time de vendas mais engajado

Estratégias simples para um time de vendas mais engajado

Montar uma boa equipe de vendas é um dos maiores desafios de qualquer gestor. O processo de contratação pode ser perfeito, os candidatos podem ser ideais, mas se o time não conseguir trabalhar em conjunto, com engajamento e dedicação, nem o melhor profissional de vendas do mundo será capaz de alcançar as metas propostas.

Usar a criatividade e elaborar estratégias para manter o time unido e trabalhando com uma perspectiva colaborativa é um desafio que muitos gestores de venda acabam fugindo, mas que podem trazer excelentes resultados.

Atividades e dinâmicas externas

Leve seu time de vendedores para atividades externas, num local favorável para que possam ter acesso a comida, bebidas e interpretar papeis.

O objetivo é simular o máximo de dinâmicas para treinar respostas para objeções, interação com perfís variados de clientes (nervoso, tranquilo, desinteressado, desesperado), improvisação e solução de problemas.  

Mas é interessante que esse tipo de prática seja feita longe da empresa e com um clima mais amistoso. É difícil errar na frente de colegas e superiores, e trazer um clima descontraído onde todos sintam que está tudo bem errar faz bastante diferença.

Jogos competitivos no cotidiano

Competição saudável é uma excelente forma do gestor entender como cada um reage sob pressão e como a motivação de cada um funciona. Estes jogos podem ser praticados pela equipe durante o almoço ou depois do expediente, de acordo com o tempo e a disponibilidade de cada um.

Ping-pong, Totó, Jogos eletrônicos como Counter Strike ou partidas de Poker são incrivelmente úteis para unir a equipe ao mesmo temo que estimula um modelo saudável de competição, uma forma de motivação que é fácil de transferir para as tarefas de venda.

Aqui no Moskit temos torneios de totó e ping pong sempre que é possível, e as brincadeiras internas ajudam muito na interação entre a equipe e na entrada de novos vendedores.

Comemore novas vendas

Cada venda ganha é uma passo do time em busca da meta total do mês, essas vendas merecem ser celebradas e lembradas, mesmo que sejam muitas num mesmo dia.

Tocar o Sino é uma tradição comum que nos ajuda a lembrar da importância individual de cada venda, anunciando para toda equipe que mais uma conquista foi alcançada.

Lembre-se de parabenizar individualmente cada um por sua venda, seja através dos canais internos de comunicação ou pessoalmente se existir proximidade física no escritório. Crie uma cultura interna de acompanhar resultados das vendas e celebrar em conjunto.

Outra forma de unir a equipe em busca de um resultado comum é criar marcos de longo prazo, números representativos que garantam novos benefícios e condições que favoreçam todo o time. Pode ser um churrasco, um dia de folga, uma nova mesa de ping pong e vantagens que tornem a vida de todos mais agradável durante o trabalho.

Apresente os resultados no escritório

Transparência e visualização direta dos resultados ajudam os vendedores a compreender o alcance do seu trabalho. Ter visão completa destes números durante todo o dia é uma forma de manter o time ciente do que está acontecendo e atento em busca das metas estipuladas.

Utilize seu CRM para construir dashboards que possam ser exibidos em televisões instaladas no escritório. O gestor deve organizar métricas que façam sentido serem acompanhadas e estimular que todos olhem e pensem sobre aqueles números diariamente.

Mas é importante lembrar que o objetivo não é repreender vendedores e nem cobrar metas, é apenas deixar todo mundo ciente de como está a saúde das metas neste mês.

--

Para acompanhar resultados e estimular conquistas, é preciso medir e acompanhar com precisão os números de vendas. Não existe nada mais eficiente e moderno que uma boa solução de CRM para conseguir organizar informações com rapidez e eficiência. Ainda não usa um CRM? Faça um teste grátis agora mesmo no Moskit.