É longa a discussão sobre a utilização do CRM dentro das operações comerciais.

Alguns gestores acreditam que não vão conseguir engajar seus times, igualmente, muitos vendedores acreditam que a ferramenta funcionará como uma espécie de espionagem para monitorar tudo que estão fazendo – e eventualmente o que não estão fazendo também.

A grande intenção da utilização de um software de gestão de relacionamento de clientes é fornecer um método de mensurar, qualificar e realizar o acompanhamento de desempenho. Bem como, trazer uma previsão mais precisa sobre resultados conquistados e aqueles que podem ser oportunidades.

Imagine só num mercado competitivo como o de hoje ter que acompanhar seus resultados por meio de um método manual ou com um raso documento de Excel? Em que lugar fica a inteligência comercial?

Atualmente, não conseguimos competir de maneira massiva se ainda guardamos cartões de visita em um fichário de couro, em ordem alfabética. O mundo das vendas é cada vez mais dinâmico e a tecnologia é uma excelente maneira de garantir um desempenho de vendas acima da média.

O CRM não é o Big Brother e você não vai pro paredão

É verdade que o acompanhamento de gestores passa a ser bem mais próximo do que antes, no entanto, a função principal do CRM não é ser um babá de vendedor, mas é garantir que ele esteja fazendo o melhor trabalho possível, que ele seja capaz de analisar com dados reais em que situação exige-se mais esforços e como otimizar processos e fechamentos. É isso que, de maneira simples, chamamos de inteligência comercial.

teste-moskit-crm

É claro, que além de toda essa capacidade de entrega transparente da realidade de um processo comercial, a principal função tem que ser gerenciar de maneira detalhada o contato com seus clientes reais e com aqueles que ainda são potenciais consumidores.

Neste sentido, é necessário entender que o CRM é um instrumento poderoso para criar registro de tudoque vale a pena ter em mãos para transformar uma oportunidade em conversão de venda.

Sua leads merecem ser bem cuidadas

Se eu te desse a oportunidade para levar o que quisesse de alguma empresa, certamente, você me responderia que gostaria de levar uma cópia dos contatos comerciais que desenvolveu durante anos. Além disso, gostaria de arrastar junto com você os registros e o respeito que adquiriu com seus clientes nessa relação. Tudo vai estar no CRM.

O CRM é capaz não só de ser um banco de dados e informações sobre os clientes, mas realmente um modo de ampliar relacionamentos com ele.

O CRM oferece uma aproximação sem igual com sua lead. E quando eu falo leads, eu me refiro não só a seus números de telefone, seus endereços de e-mail e o registro de sua comunicação, mas aqueles clientes que realmente você foi capaz de torna-se confiante para ele.

Se você perder todos os contatos que fez durante sua carreira, provavelmente não conseguirá desempenhar uma relação de confiança e inteligência comercial como antes, você será capaz de começar de novo a construir uma base de relacionamentos, mas ela será seu ouro. O CRM é a sua mina.

Essa é a grande vantagem: não é apenas um depósito de contatos. Um bom software tem que ser capaz de lhe dar um conhecimento diferenciado e a percepção certeira de maturidade para lidar com clientes.

Tenha vida estável com seu CRM, cara

Não existe vida sem CRM. Pelo menos não hoje mais. Você vai ter que a amar seu CRM e aprender a usá-lo.

Não existe mais possibilidade de não ter o registro completo do seus relacionamentos com os clientes. Além disso, é fundamental ter tudo em um único lugar.Não dá para confiar em métodos rudimentares, muito menos na sua memória, que é limitada e cada vez menos confiável ao longo do tempo.

A sua vida com o software poupa seu cérebro para atender a demanda de tarefas que precisa fazer para competir e conquistar clientes. O foco da sua venda será apenas os trabalhos mais importantes e necessários.

O CRM é uma ferramenta poderosa nas mãos de um vendedor e do seu gestor, mas principalmente daquele profissional que sabe utilizar de maneira proveitosa. Aprenda que o futuro já chegou e você já está namorando com ele. Agora, você que decide qual será o seu caminho. O futuro promissor ou o passado congelante.