Fazer gestão na base da coerência é um diferencial

Fazer gestão na base da coerência é um diferencial

Lembro-me bem de uma gestora que me orientou ainda como estagiário em uma empresa que trabalhava. Todos os dias, ela causava uma ansiedade de modo negativo em todos da nossa equipe apenas com suas inconstâncias. Suas instabilidades não eram só emocionais, mas também comportamentais.

Em alguns dias, ela simplesmente entrava pela porta, nos tratava super bem e tínhamos um dia muito produtivo, mas em outros, ela chegava pela manhã, não trocava uma palavra com ninguém e passava o dia todo fechada em sua sala.

Certa vez, convocou uma reunião para chamar a atenção das pessoas que durante o dia iam fumar ou tomar café, alegando que isso atrapalhava a produtividade durante dia. No entanto, sempre a via saindo da sua sala para fazer exatamente as duas coisas que havia ponderado na reunião, mas sempre às escondidas.

Não existe nada mais desmotivador do que um gestor contraditório. Conviver com uma personalidade extremamente difícil e inconstante pode ser uma das razões que podem interferir nos resultados.

É preciso mais que o discurso e as atitudes estejam alinhados

De um lado, temos tudo aquilo que, como gestores, pensamos ser as melhores práticas para atingir objetivos, mas elas só funcionam se também formos capazes de nos sujeitar a elas.

Quando passei um período no exército, uma das coisas que mais me chamou atenção foram que toda vez que havia uma punição coletiva, os superiores também sofria os danos juntos. Isso demonstrava não só autoridade, mas respeito da tropa toda.

Como gestores, aquilo que acreditamos pessoalmente juntamente com os valores da empresa precisam considerar as emoções e os sentimentos das pessoas ao nosso redor. Isso reflete totalmente em como alimentamos e geramos sensações em nossa equipe e em nossos clientes e como lidamos com os talentos que temos em nossa equipe.

Estar com o discurso alinhado à prática não só gera mais credibilidade, mas também é capaz de mover mais pessoas em direção de um objetivo único. E quando isso acontece, o engajamento torna-se muito mais eficiente.

As atitudes recorrentes dentro de um cotidiano e os comportamentos mais comuns precisam estar totalmente ligados aos resultados visíveis, as metas e os objetivos a serem alcançados, bem como a constante evolução do desenvolvimento como um todo.

A coerência começa com conhecimento de realidade

A coerência é justamente a união e a convivência entre os dois lados dessa mesma moeda. Sem que haja um alinhamento entre o que diz e faz, não se pode fazer uma gestão respeitada. A credibilidade de um gestor é mais importante que o seu pulso firme.

Cabe ao bom gestor dar o exemplo, mas para isso, ele precisa ter claramente a percepção macro da sua equipe, da cultura de comportamento dos seus cliente e da sua realidade de mercado.

Só é possível gerir com responsabilidade aquele que sabe como agir com coerência. Para entender melhor toda esta realidade e ser capaz de fazer uma gestão mais responsável, produtiva e assertiva, ganhe a possibilidade de dominar mais a sua gestão comercial.

Faça um teste gratuito no Moskit CRM e seja capaz de ler as entrelinhas para alinhar comportamento com inteligência comercial.