5 ferramentas de Inbound Marketing para geração de leads

5 ferramentas de Inbound Marketing para geração de leads

Aqui em nosso blog já falamos sobre Inbound Marketing, produção de conteúdo e geração de leads. Sei que gerar leads é o primeiro passo para ter uma máquina de vendas dentro da sua empresa e que essa não uma missão tão fácil.

Mas fazer inbound marketing sem o apoio das ferramentas certas pode ser dinheiro e tempo jogado fora.

Por isso hoje trouxemos 6 ferramentas para você conhecer e usar em sua estratégia de marketing e captação de leads. Confira!

MailChimp:

O MailChimp é uma ferramenta de newsletter que oferece planos gratuitos até 2 mil contatos e é uma ótima forma de estar em contato com sua base. Nem todo contato é um lead e uma forma de qualificá-lo é justamente com essa nutrição por e-mail.

Além disso, é possível fazer uma análise com taxas de aberturas e cliques e assim identificar os melhores contatos.

Buffer:  

Buffer é uma ferramenta internacional para publicação e monitoramento de redes sociais. Para um bom trabalho de captação de leads é preciso ter uma presença ativa nas redes sociais da empresa/produto e é uma boa maneira de realizar esse trabalho é programando suas publicações buscando os melhores horários para isso.

A ferramenta traz algumas sugestões de horário e até mesmo de publicações interessantes de acordo com seu público – mas todas em inglês.

Além disso, é possível visualizar quantas curtidas, compartilhamentos e cliques cada publicação teve e assim analisar quais assuntos estão sendo bem aceitos por seu público e consequentemente o que tem mais chances de converter para contatos.

Hootsuite:

Com a mesma função que o Buffer, Hootsuite é uma ferramenta de publicação e monitoramento de mensagens em redes sociais.

Você pode publicar a mesma mensagem em várias redes diferentes e assim alcançar mais pessoas. Além disso também é possível monitorar o que está sendo falado sobre sua empresa por meio das marcações e sobre assuntos que são usadas nas famosas hashtags.

É interessante fazer esse monitoramento de assuntos por dentro da ferramenta e conseguir acompanhar as tendências e o que espera seu público.

WordPress:

Uma das formas de captar leads é com a geração de conteúdo de qualidade que o atrairá para seu blog e site. Uma das plataformas mais conhecidas e seguras para criar o blog da sua empresa é a famosa WordPress que oferece inúmeras formas de trabalho e customização.

Ao produzir seu conteúdo você deve trabalhar com os CTA (call-to-action) que oferte algo a mais para seu visitante. Além disso, deixe pequenos formulários com campos de captação de e-mail, para garantir que o visitante não sairá do seu blog sem te fornecer algum dado para contato.

Existem algumas boas ferramentas para captação de e-mail em sites e blogs. Recomendamos a Hellobar e o SumoMe.  

RD Station:

Quando falamos em geração de leads, em que você pensa? Um simples formulário para captar o e-mail daquele visitante?

O trabalho de captação de leads com marketing digital envolve todo um processo que pode ser feito com ferramentas separadas, como as que trouxemos, ou em uma só ferramenta que centralizada todas as funções.

Esse é o caso do RD Station, software de automação de marketing digital brasileiro que auxilia pequenas e médias empresas nas etapas do marketing digital.

Com ele é possível realizar a nutrição de leads, criar landing pages, fazer e-mail marketing, publicação e monitoramento de mídias sociais e diversas outras funcionalidades!

Com toda a máquina girando, torna-se muito mais fácil estar sempre captando novos leads e trabalhando os que já entraram! Outra vantagem do RD Station é que o Moskit CRM possui a melhor integração nativa de um CRM com a plataforma. Para entender melhor sobre essa integração, clique aqui. 

Como fazer a geração de leads com Inbound Marketing?

O termo “leads” é muito usado na metodologia de Inbound Marketing e faz referência àquele contato que demonstrou algum interesse no que você oferece e por isso você capta informações desse contato que serão valiosas para seu processo de nutrição e consequentemente de vendas.

Hoje existem várias formas de captar leads mas as mais famosas são:

Geração de conteúdo: A geração de conteúdo é a principal forma como o Inbound Marketing é aplicado dentro de uma empresa e é também por meio dele que torna-se possível a geração do maior número de leads.  

O marketing de conteúdo é chegar até seu potencial cliente com algo de valor, um material que realmente pode fazer a diferença para quem está lendo.

Entre diversas vantagens, um bom conteúdo gera interesse em receber outros materiais e pode tornar sua empresa autoridade no segmento.

Materiais como eBooks, webinars e infográficos também são excelentes captadores de leads.

Para entender mais sobre marketing de conteúdo, leia esse conteúdo da Rock Content.

Divulgação em redes sociais:

Material produzido, é hora de divulgar! Essa etapa é fundamental para atingir o objetivo da captação de leads, e foi pro isso que trouxe algumas opções de ferramentas para divulgação desses conteúdos.  Além disso, se for trabalhar com campanhas pagas (como o impulsionamento desses conteúdos) é fundamental que seja de forma segmentada e direcionada para aumentar as chances de alcançar as pessoas certas para seu produto ou serviço.

Conhece outra ferramenta que te ajuda na geração de leads? Conte pra gente nos comentários!