Após o primeiro contato com o lead, é provável que ele não feche o negócio, sendo necessário então fazer um follow up.

Nessa hora você tem que se esforçar ao máximo para convencer o lead que seu produto/serviço cabe no cenário que está inserido. Pensando justamente nessa dificuldade enfrentados por vendedores, o Toca o Sino das Vendas, desenvolveu um vídeo com dicas sensacionais para você vendedor, agarrar o seu lead de vez.

Planejamento.

Antes de entrar em contato com seu lead, é preciso se planejar. Na fobia de tentar fechar uma venda ou avançar alguma etapa com o cliente, esquecemos que o que vamos falar e qual estratégia devemos usar.

Estude seu lead e planeje uma estrutura de contato que encaixe com o seu perfil. Essa dica vale para o primeiro, segundo ou até quarto contato o cliente, seus gostos e desejos vão se adaptando ou mudando conforme a negociação avança.

Faça um registro detalhado dos contatos anteriores com o cliente.

Algo que vai te auxiliar a planejar o contato com o cliente, é a prática de realizar um registro detalhado de todos os contatos com o cliente.

O registro te permitirá retornar ao ponto que parou, sem contar que é uma ótima tática para estudar o cliente e conseguir despertar as mesmas dores e reações das apresentações ou contatos anteriores.

A nossa plataforma, Moskit CRM, é um aliado que te permite o registro detalhado de informações a cada contato com o cliente, você pode até mesmo gravar notas de voz se for mais prático para você.

Comece hoje mesmo o teste gratuito no Moskit CRM e tenha acesso a essa funcionalidade.

Esclarecer as etapas.

Sempre que entrar em contato com seu lead, deixe bem claro quais caminhos vocês vão percorrer.

Estabelecendo essas barreiras e qual o propósito do contato, o lead vai estar ciente qual o objetivo do contato. Se torna mais fácil até para desenrolar a comunicação. Porém isso só será efetivo se o planejamento e registro de informações estiverem alinhados.

Todas essas etapas andam lado a lado.

Canais com o cliente

Ter a disposição todos os canais possíveis de contato com o cliente, abre seu leque de oportunidades. Quanto mais canais estiverem à sua disposição, maiores são suas chances de inovar.

Mas não só a inovação, a versatilidade também faz parte desse pacote, já que facilita o contato.

Inove

O follow up não se resume a uma chamadas de vídeo e telefone ou reuniões. Alguns elementos de mídia podem ser inseridos para quebrar esse padrão.

Um vídeo pode ser uma estratégia diferenciada que vai atrair a atenção do seu cliente. Por isso é importante ter diversos canais a sua disposição, ficando então mais fácil vincular para ele.

A amostra grátis pode ser interessante também dependendo do ramo que sua empresa se encontra. Dar um gostinho do que se trata e fazer com que ele se sinta incapacitado de ficar sem seu produto/serviço.

Uma dica extra

Já foi comprovado que os negócios costumam se consolidar no quinto contato, portanto não desista do lead.

Com paciência e dedicação, a venda sai!

E antes de me despedir, te indico a dar uma olhadinha em uma publicação recente que fizemos: Um bom Follow up garante boas vendas

Até a próxima.