Forecast de Vendas: você não precisa de um cigano

Forecast de Vendas: você não precisa de um cigano

Assim como verificamos a previsão de tempo para decidirmos se levamos guarda chuva ou não, devemos verificar os negócios.

O setor de vendas pode ser imprescindível e é possível que numa semana seja efetivadas 15 vendas e na outra 5. Manter a expectativa, e realizar um planejamento contando com o que aconteceu anteriormente pode ser uma tremenda de uma cilada.

Por isso realizar uma previsão com base nas oportunidades em aberto se demonstra mais eficaz.

Apesar do termo sugerir que o forecast de vendas é um bicho de sete cabeças, já adianto que não é. O forecast de vendas nada mais é que uma previsão ou orçamento revisado, ou seja uma visão mais real do que a pré estabelecida no planejamento mensal/anual.

Sem muitas complicações o forecast pode ser feito em uma espécie de análise do funil de vendas, onde é apontado quais são as reais chances de se concretizar uma negociação, desde as novas oportunidades, até as que estão prestes a serem fechadas.

É claro que como toda previsão, existe uma margem de erros e de acertos, cabendo ao gestor ou responsável estar ciente.

Com base no que é apontado pelos vendedores, o gestor pode se planejar e tomar suas decisões. Mas como já apontado por se tratar de previsões, o planejamento a partir do forecast deve ser cuidadoso.

Compreender qual a taxa que solidifica a partir da estimativa apontada pelo forecast é uma dica.

Por exemplo: Theozinho apontou que de todos seus contatos aproximadamente 60% iriam fechar negócio. Mas apenas 30% realmente fecharam. E isso se repetiu por algumas semanas. Logo o gestor de Theozinho sabia que não poderia se basear na porcentagem passada por ele, pois existia uma margem de erro.

Entendeu?

Uma das vantagens do forecast para uma empresa é apresentar a situação real. Quando se trabalha com estoque, por exemplo, é feito um planejamento inicial e como o setor de vendas pode ter altos e baixos, caso não seja feito um levantamento de como realmente andam as coisas, pode ser que falte ou sobre estoque.

Existem vários tipos de abordagem para o forecast, e vai do tato de cada um para realizar a que se mais aproxima da realidade da empresa.

O que é fato irrefutável, é os benefícios que ela pode trazer.

No vídeo de hoje do Toca o Sino das Vendas, foi abordado o tema do Forecast nas Vendas e como isso pode auxiliar as vendas e a empresa.

Mas antes de assistir o vídeo, é necessário salientar como o Moskit CRM pode auxiliar esse processo. Desenvolvido para auxiliar o vendedor, seu design é bem prático e sem complicações.

Para além do design, ele te possibilita acessar suas etapas de vendas e ainda te ajuda a identificar a porcentagem de negócios fechados em determinado período de tempo. O que sem dúvidas ajuda implementar o seu forecast.

Comece hoje mesmo o seu teste gratuito no Moskit CRM e tenha acesso a um leque de oportunidades.

Agora solta o video e pega as dicas!