Fazendo gestão de informação como base pra vender mais

Fazendo gestão de informação como base pra vender mais

Eu não tenho a menor dúvida de que estamos inseridos na mais pura era do excesso de informações. Se por um lado isso pode ser um indício de que temos que aprender a ler melhor o mundo, por outro, indica que se esta quantidade enorme de informação não for devidamente organizada, apurada e aproveitada, ela pode nos empurrar para um mundo totalmente estressante, confuso e hiper atarefado.

Quando falamos dos profissionais de vendas, seja na função de  administração, ou que estejam ligados ao planejamento estratégico e prático de operações comerciais, precisamos olhar para as demandas com um olhar de organização.

E para isso, considerar a sistematização como ferramenta de  capacitação e formação de líderes, e obviamente, otimizar realidades ligadas ao  controle de processos, pessoas e produtos. Sem contar que precisamos considerar de suma importância realizar toda essa manobra diária de um jeito mais produtivo possível.

Temos que encarar a informação com a maior precisão, e na hora certa, como uma das maneira dos administradores monitorarem e conhecerem o progresso e caminhos dos seus objetivos.

Gestores precisam encontrar maneira eficientes de  transformar planos em realidades, mas também aprender a lidar com as informações considerando alguns fatores importantes.

Olhar sempre para a qualidade da informação

Se você, por acaso, já sabe que obter maiores números de informações sobre clientes te ajuda a vender, você precisa levar em consideração também que ter informações concretas é o que vai garantir essa venda.

A qualidade da informação que tem sobre clientes é que vai te levar diretamente para a um gancho de venda em si. Por exemplo: de nada adianta ter um papo muito bom com o cliente no primeiro contato, mas não ter a mesma dedicação para registrar as informações detalhadamente em um sistema eficiente e organizado.

Parece bobagem, mas boa parte das vendas são prejudicadas por não ter informações qualitativas dos clientes, baseando apenas em informações primárias e de pouca importância. O foco tem que estar em responder: Como vou fazer para descobrir exatamente que gancho usar para fisgar esse cliente?

No caso de gestão de clientes já conquistados, sua equipe precisa sempre ter o compromisso de registrar cuidadosamente cada passo da sua relação, e, melindrosamente, ser capaz de buscar os traços e características principais e transferir para os registros.

Quando falamos do mundo de tecnologia, sabemos que quanto mais você for capaz de alimentar com dados precisos, maior é a qualidade e segurança para convertê-los em cenários que facilitam as decisões. Registrar com detalhes  de relação comercial é um trunfo diante de um mercado competitivo.

Antes de focar apenas em aumentar sua carteira de clientes, garanta que a comunicação e os processos com os clientes que já existem estejam bem documentados, encaminhados e registrados.

Priorize a oportunidade da informação

Uma das grandes vantagens da tecnologia no meio comercial é sem dúvida trazer uma agilidade na hora de demonstrar possíveis melhorias no setor comercial.

Para que se tenha realmente a condição de controlar, de maneira eficiente, situações de grandes oportunidades de negócio, todos precisam estar cientes de que uma cultura de informação não é apenas uma gestão de controles de comportamento, mas sim entender claramente que obter dados da pessoa certa no momento certo é garantir com que novas oportunidades não se percam na falta de organização, no esquecimento, na falta de tato com o cliente, por exemplo.

A quantidade de oportunidades que uma informação antecipada, elaborada e integrada com membros das equipes potencializa as vendas reais precisa ser mesmo uma prioridade para qualquer um que trabalhe com vendas de alta eficiência.

Todos da equipe comercial precisam entender que gerir informações é o mesmo que gerar conhecimento de mercado e, por assim dizer, construir uma inteligência comercial imbatível que nenhuma outra solução pode oferecer.

Qualquer um que está inserido em um processo comercial sabe que vender é unir oportunidade com informação. Se você precisa tomar decisões precisas e oportunas, gerar informações de mercado, e aliviar esta inundação de informações irrelevantes, organizar responsabilidades e tarefas de times, abuse da tecnologia.

Aprenda a habilitar equipes comerciais para alcançar objetivos por meio do uso eficiente dos recursos tecnológicos na coleta, no processamento e na distribuição comercial, faça um teste no Moskit CRM e ganhe essa nova dimensão comercial do seu negócio.