Gestor: saiba como lidar com conflitos internos dos vendedores

Gestor: saiba como lidar com conflitos internos dos vendedores

Se você trabalha com vendas provavelmente entende a importância e influência que os gestores exercem no comportamento do time. As ações do líder impactam diretamente no sucesso da equipe.

E o setor que já é por si só um ambiente tenso e repleto de cobranças, pode ficar mil vezes pior quando quem está na linha de frente não consegue lidar com os pequenos conflitos internos.

Por conflito, não nos referimos apenas a discussões acaloradas com troca de ofensas, mas também no sentido de que muitas vezes em um ambiente de vendas você tem uma idéia de como acha que algo deve funcionar, e seu cliente tem outra.

Essas divergências e problemas, podem ser causados pela má administração do gestor.

O responsável precisa ficar bem alerta e se preparar para qualquer tipo de situação, ainda mais quando consideramos que a experiência e a noção de como lidar melhor com problemas, é algo que vem com o tempo.

Mas se você não quer esperar e acredita que pode algumas dicas podem te ajudar a melhorar, preparamos um post que mostra um pouco maneiras de lidar melhor com os conflitos internos.

Vamos lá!

Como a má gestão pode causar conflitos?

Antes de pularmos a parte em que apresentamos maneiras de lidar com conflitos internos e apresentar formas de melhorar a convivência com o time, é preciso entender quais atitudes da gestão que podem estar influenciando no surgimento de problemas.

Começando pela falta de dedicação por parte do líder da equipe.

Esse é um dos fatores mais comuns para que situações conflitantes comecem a aparecer e tomar conta do ambiente. Entendemos que não é fácil lidar com muitas pessoas, mas ignorar as demandas do time vai contra todo o trabalho que está sendo construído, visto que a comunicação é a base para um bom relacionamento.

Não proporcionar materiais e atendimento necessário para o time é outro fator que contribui para que uma má gestão leve a conflitos. Como já citado problemas podem surgir de pequenas divergências, e sabemos como a falta de conhecimento ou preparação pode ser um dos principais motivos para que situações como essas ocorram.

No momento em que o gestor ignora a responsabilidade de atender sua equipe, ele está assumindo os riscos de guiar uma equipe despreparada e com baixo nível de orientação. E vai além, a falta de e feedbacks faz com que os vendedores pensem que nada precisa ser melhorado, mantendo seus comportamentos inapropriados e eventualmente de desentendendo.

Passar grande demandas sem prepará-los e auxiliá-los também é algo que contribui para que os nervos fiquem à flor da pele e situações desagradáveis aconteçam.

Assim como colocar muita pressão e fazer com que a rotina se torne cansativa.

Importante ressaltar que não é só a má gestão que contribui para que conflitos aconteçam. Qualquer mínimo detalhe pode levar a um problema interno, por isso que parte do trabalho do gestor é estar preparado para quaisquer eventualidades.

Lidando com conflitos internos

Existem três passos que são essenciais para resolver qualquer conflito: escutar, entender e mediar.

  • Escutar: nossa percepção em relação a determinada situação sempre é influenciada pelo que sabemos sobre ela. Julgar ou tentar resolver algo sem ter todas as informações, de ambos os lados, é injusto e parcial. O gestor precisa aprender a trabalhar com imparcialidade e escutar tudo o que seus colaboradores têm a dizer, às vezes o que motivou o desentendimento pode ter sido uma falha que só pode ser resolvida através de ações implementadas pela gestão.
  • Entender: toda história conta com mais de uma versão e não se atentar em entender os pontos e perspectivas de cada lado, não te ajuda a lidar com conflitos da maneira correta. Depois de escutar tudo o que foi falado, chega o momento de ponderar e colocar na balança as justificativas de cada um para tentar compreender quais motivos podem ter causado o conflito e criar formas e driblar e fazer com seja solucionado.
  • Mediar: somos adultos e não podemos, nem devemos, obrigar outro adulto a nada, mas em situações de conflito o que pode ser feito para mediar a situação e fazer com que tudo se resolve é apresentar o lado de cada indivíduo, fazendo com que eles entendam a motivação de cada um. Isso exercita o poder do time de escutar o outro e prepara o gestor para lidar melhor, e até mesmo antecipar fontes de problemas futuros.

Mais do que essas etapas, é necessário mostrar que você se importa com o sucesso de cada pessoa da sua equipe de vendas.

Algo que pode ser feito, e que colabora muito para manter o clima sempre bom, é a realização de reuniões periódicas. Reservar um momento para que todos os colaboradores exponham suas opiniões e seus pontos de vista, elimina grande parte dos riscos de que conflitos aconteçam.

Claro que isso não deixa ninguém imune de cometer um deslize, mas a prevenção sempre será a melhor maneira de lidar com conflitos.

Como já falado ao começo da postagem, somente o tempo consegue capacitar o gestor para lidar com grandes problemas, mas saber o básico é extremamente importante para não fazer que um pequeno conflito se torne um fardo difícil de ser carregado.

Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de assinar nossa Newsletter para ficar atento às novidades.

Até a próxima!