Se você trabalha com vendas provavelmente entende a importância e influência que os gestores exercem no comportamento do time. As ações do líder impactam diretamente no sucesso da equipe.

E o setor que já é por si só um ambiente tenso e repleto de cobranças, pode ficar mil vezes pior quando quem está na linha de frente não consegue lidar com os pequenos conflitos internos.

Por conflito, não nos referimos apenas a discussões acaloradas com troca de ofensas, mas também no sentido de que muitas vezes em um ambiente de vendas você tem uma idéia de como acha que algo deve funcionar, e seu cliente tem outra.

Essas divergências e problemas, podem ser causados pela má administração do gestor.

O responsável precisa ficar bem alerta e se preparar para qualquer tipo de situação, ainda mais quando consideramos que a experiência e a noção de como lidar melhor com problemas, é algo que vem com o tempo.

Mas se você não quer esperar e acredita que pode algumas dicas podem te ajudar a melhorar, preparamos um post que mostra um pouco maneiras de lidar melhor com os conflitos internos.

Vamos lá!

minicurso_gestao

Como a má gestão pode causar conflitos?

Antes de pularmos a parte em que apresentamos maneiras de lidar com conflitos internos e apresentar formas de melhorar a convivência com o time, é preciso entender quais atitudes da gestão que podem estar influenciando no surgimento de problemas.

Começando pela falta de dedicação por parte do líder da equipe.

Esse é um dos fatores mais comuns para que situações conflitantes comecem a aparecer e tomar conta do ambiente. Entendemos que não é fácil lidar com muitas pessoas, mas ignorar as demandas do time vai contra todo o trabalho que está sendo construído, visto que a comunicação é a base para um bom relacionamento.

Não proporcionar materiais e atendimento necessário para o time é outro fator que contribui para que uma má gestão leve a conflitos. Como já citado problemas podem surgir de pequenas divergências, e sabemos como a falta de conhecimento ou preparação pode ser um dos principais motivos para que situações como essas ocorram.

No momento em que o gestor ignora a responsabilidade de atender sua equipe, ele está assumindo os riscos de guiar uma equipe despreparada e com baixo nível de orientação. E vai além, a falta de e feedbacks faz com que os vendedores pensem que nada precisa ser melhorado, mantendo seus comportamentos inapropriados e eventualmente de desentendendo.

Passar grande demandas sem prepará-los e auxiliá-los também é algo que contribui para que os nervos fiquem à flor da pele e situações desagradáveis aconteçam.

Assim como colocar muita pressão e fazer com que a rotina se torne cansativa.

Importante ressaltar que não é só a má gestão que contribui para que conflitos aconteçam. Qualquer mínimo detalhe pode levar a um problema interno, por isso que parte do trabalho do gestor é estar preparado para quaisquer eventualidades.

Lidando com conflitos internos

Existem três passos que são essenciais para resolver qualquer conflito: escutar, entender e mediar.

  • Escutar: nossa percepção em relação a determinada situação sempre é influenciada pelo que sabemos sobre ela. Julgar ou tentar resolver algo sem ter todas as informações, de ambos os lados, é injusto e parcial. O gestor precisa aprender a trabalhar com imparcialidade e escutar tudo o que seus colaboradores têm a dizer, às vezes o que motivou o desentendimento pode ter sido uma falha que só pode ser resolvida através de ações implementadas pela gestão.

  • Entender: toda história conta com mais de uma versão e não se atentar em entender os pontos e perspectivas de cada lado, não te ajuda a lidar com conflitos da maneira correta. Depois de escutar tudo o que foi falado, chega o momento de ponderar e colocar na balança as justificativas de cada um para tentar compreender quais motivos podem ter causado o conflito e criar formas e driblar e fazer com seja solucionado.
  • Mediar: somos adultos e não podemos, nem devemos, obrigar outro adulto a nada, mas em situações de conflito o que pode ser feito para mediar a situação e fazer com que tudo se resolve é apresentar o lado de cada indivíduo, fazendo com que eles entendam a motivação de cada um. Isso exercita o poder do time de escutar o outro e prepara o gestor para lidar melhor, e até mesmo antecipar fontes de problemas futuros.

Mais do que essas etapas, é necessário mostrar que você se importa com o sucesso de cada pessoa da sua equipe de vendas.

Algo que pode ser feito, e que colabora muito para manter o clima sempre bom, é a realização de reuniões periódicas. Reservar um momento para que todos os colaboradores exponham suas opiniões e seus pontos de vista, elimina grande parte dos riscos de que conflitos aconteçam.

Claro que isso não deixa ninguém imune de cometer um deslize, mas a prevenção sempre será a melhor maneira de lidar com conflitos.

Como já falado ao começo da postagem, somente o tempo consegue capacitar o gestor para lidar com grandes problemas, mas saber o básico é extremamente importante para não fazer que um pequeno conflito se torne um fardo difícil de ser carregado.

Teste grátis Moskit