Primeiros passos para encontrar leads e oportunidades no Linkedin

Primeiros passos para encontrar leads e oportunidades no Linkedin

O Linkedin é a maior rede profissional de negócios do mundo. Quem trabalha com vendas não só precisa ter uma presença efetiva na rede, como pode utilizá-la para estudar mercados, criar uma rede de contatos consistente e comunicar-se com empresas e pessoas-chaves do seu ramo.

Mesmo sendo uma grande oportunidade para quem faz negócios, somente nos últimos anos foi que o LinkedIn obteve um aumento no engajamento. ** No Brasil, já são 25 milhões de usuários, sendo a terceira maior população dentro da rede.** Para quem deseja fazer network, ampliar contatos, segmentar seu público e intensificar a presença de uma marca é a rede ideal para profissionais de vendas e empresas.

Conecte-se com pessoas-chaves

Não adianta criar apenas uma rede grande de contatos, é preciso que eles sejam estrategicamente úteis. Se sua lista de contatos for otimizada à sua realidade, será muito útil como meio de negócio.

Uma das vantagens de poder buscar contatos através dos filtros é que poderá descobrir, adicionar e iniciar uma conversar com pessoas de empresas-chaves que não teria outra oportunidade se não fosse por ali. Com alguns cliques, é possível encontrar quem possa estar minimamente interessado em fazer negócios com você ou que possa ser um novo parceiro em projetos. O importante é ter em sua base pessoas que tenham algumas ligações comerciais em comum.

Use a plataforma da rede para vasculhar e encontrar pessoas que sejam estratégicas para sua rede e apresente-se de maneira sucinta e sem exageros. Lembre-se de que é seu primeiro contato, então seja sempre educado e aja com bom senso. Dê também a oportunidade que ele fale um pouco sobre seu trabalho e crie um canal de conversa entre vocês.

Use a rede para qualificar leads

Uma das vantagens do LinkedIn é ter acesso ao currículo de qualquer usuário, saber informações sobre sua trajetória e seu cargo atual dentro de uma corporação. Tendo essas informações, podemos melhorar nossa prospecção, criar canais de conversação e gerar empatia antes mesmo de realizar um contato inicial. Com isso, o ciclo de venda fica mais rápido, facilitado e curto.

É possível qualificar um lead sem ter que realizar tantas perguntas prévias como antigamente, fazendo com que o tempo de nutrição para entrar diretamente em negociação tenda a ficar menor também. O consultor de vendas ganha tempo e pode colocar toda sua energia nos pontos principais de uma negociação a fim de uma conversão mais rápida, assertiva e objetiva. Estar no LinkedIn é ter acesso a um enorme banco de dados de profissionais, prospectos e clientes em potencial. Use as informações da rede para qualificar sua lead.

Usando a rede para inteligência comercial

Uma busca simples pode ajudar a encontrar leads qualificados muito facilmente. É muito simples descobrir quem é o responsável por um setor, quem são os diretores de uma corporação e desvendar quem realizar as decisões dentro de uma empresa. Se você for um usuário do plano Premium, por exemplo, tem chance de buscar mais informações ainda. É realmente uma ferramenta para encontrar contatos de qualidade e aproximar-se de pessoas que jamais teria contato por outro meio.

Além disso, é uma excelente ferramenta para descobrir informações sobre uma empresas. Nos perfis empresariais é totalmente possível ficar por dentro de conteúdos, eventos, vagas disponíveis e projetos que uma empresa esteja desenvolvendo. Use a rede para estudar os concorrentes, para conhecer futuros parceiros e buscar inspiração em empresas que admira.

Participe de grupos relacionados ao nicho da sua empresa

Há mais de** 1,5 milhão de grupos registrados no LinkedIn.** Se a rede é propícia para contatos, nada melhor do que estar dentro das comunidades que possuem o mesmo interesse que o seu. Dentro desses grupos é possível trocar ideias, tendências, experiência e recolher dados e materiais de outras pessoas. Além disso é uma grande oportunidade para mostrar um pouco mais sobre seu trabalho, seus produtos, cases e a cultura de sua empresa.

Crie um perfil da sua empresa e siga outras do seu setor

Uma outra coisa legal que esta rede permite é realmente poder criar um perfil para sua empresa e seguir outras empresas. Isso nos permite conhecer um pouco mais seus projetos de concorrentes, parceiros e empresas que admiramos.

Em sua página de empresa você pode adicionar uma capa com uma imagem personalizada, criar abas adicionais com seus produtos/serviços, solicitar que seus clientes avaliem sua empresa, pode divulgar links de vagas, publicações no seu site ou blog ou materiais e conteúdos como vídeos, PDFs, eBooks, Whitepapers, Webinars relacionados ao seu mercado.

Lembre-se que não basta criar um perfil, é preciso interagir

Muitos usuários acabam entrando no Linkedin apenas para não ficar de fora, mas não tem disciplina para alimentar, gerir e navegar na rede. Este é um erro muito comum dos vendedores.

A maior desculpa de muita gente é que não tem tempo suficiente. Bem, mais importante do que ter a conta feita é utilizar dela justamente para marcar sua presença. Acostume-se a entrar na rede pelo menos uma vez por dia para checar sua timeline, checar novidades do seu setor, aproximar-se de pessoas da sua rede e participar de discussões.

Muitos vendedores dizem que a rede não traz resultado de retorno, mas é preciso ter em mente que é preciso ter interação para que consiga ser relevante, ter um alcance um número de seguidores, criar uma rede fortalecida ou aumentar a interação entre suas comunidades.

Seja ativo na rede. Atualize sempre seu perfil. Preocupe-se em ser também um emissor de informação e não só um consumidor. Vender sua imagem é importante, mas também lembre que quem está na sua rede também precisa de uma troca mais concreta de experiências para valorizar a conexão com você.

Social selling e porque ele é tão importante

Já parou para pensar como suas conexões virtuais podem te trazer negócios verdadeiramente rentáveis. O termo Social Selling refere-se a um método de usar redes sociais para buscar, conectar-se com pessoas, construir relacionamentos, transformá-los em clientes e gerar novos negócios. Esta é uma nova habilidade que todos os profissionais de vendas precisam dominar.

O LinkedIn disponibiliza uma ferramenta bastante interessante para medir isso no seu perfil. Descubra clicando aqui qual é seu índice de potencial de social selling na rede.

Esta é uma excelente maneira de medir a eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança. Descubra qual é seu potencial e como pode melhorá-lo.

Não menosprezo o poder de aumentar seus negócios apenas utilizando uma rede de negócios tão poderosa como o LinkedIn. Utilizada de maneira correta, pode ser uma ferramenta essencial de aumentar carteira e oportunidades.