O marketing de serviços e relacionamento podem atuar juntos?

O marketing de serviços e relacionamento podem atuar juntos?

Muitas empresas acreditam que para aumentar suas vendas e atrair mais consumidores, elas precisam focar no relacionamento com eles, e na divulgação de suas soluções.

Seguindo essa lógica e tendo conhecimento que o marketing é uma ótima ferramenta que pode propiciar isso, será que a união do marketing de relacionamento e serviços consegue atender as necessidades desse empreendedor?

Vamos conhecer as particularidades e cada um dessas técnicas e entender se elas podem trabalhar juntos.

O que é marketing?

Antes de pular para as especificações das diferentes táticas de marketing, é importante definir o que ele é qual a sua função principal.

O marketing pode ser definido como um conjunto de atividades que busca entender quais as necessidades do consumidor, buscando entender profundamente o que se passa na mente dele, pois seu objetivo é que ele se torne um cliente fiel.

Através desse conhecimento é que são desenvolvidas ações que vão atraí-los.

Marketing de relacionamento: o que é e quais suas vantagens

Trabalhando diretamente com a confiança e credibilidade do consumidor e a maneira com que ele enxerga a empresa, o marketing de relacionamento é um conjunto de ações que tem como objetivo atrair e fidelizar.

Uma das maiores vantagens do marketing de relacionamento é a redução de custo com campanhas, visto que através da fidelização, os clientes que já estão com você não precisarão ser atraídos novamente, podendo trabalhar outras maneiras para chamar um novo público.

O valor, isto é a forma com que o produto/serviço é visto e interpretado para a realidade de quem o consome também é bem trabalhado pois, a partir da conexão entre empresa e cliente, informações importantes são reveladas e podem ser utilizadas para aprimorar ainda o que ele sabe sobre você e seu estudo de buyer persona e público-alvo.

Sem contar que a partir do momento que esses clientes entendem que você pode resolver o problema dele e ainda tem um relacionamento com você, eles ficam mais propensos a realizarem divulgações para seus círculos de amigos e familiares que também podem estar atrás da sua solução.

Marketing de serviços: o que é e quais suas vantagens

Uma das características mais conhecidas do marketing é o seu poder de divulgar o seu serviço/produto para um grande número de pessoas que possam se interessar em adquiri-lo, atraindo então uma nova leva de público interessado.

O marketing de serviços vai trabalhar justamente esse caráter, divulgando e promovendo a sua solução, com enfoque em transmitir o verdadeiro valor para o consumidor.

Só que para realmente entender o marketing de serviços é preciso ter em mente que o marketing enxerga a solução como um produto, ou como um serviço, isto porque o segundo possui características diferenciadas, tais como: intangibilidade, variabilidade, inseparabilidade e perecibilidade.

Mas o que cada uma quer dizer?

  • Intangibilidade: não podem ser tocado.
  • Variabilidade: depende de quem executada, e em que lugar isso acontece.
  • Inseparabilidade: produzidos e consumidos simultaneamente.
  • Perecibilidade: não podem ser estocados.

Esses atributos necessitam ser levados em consideração, visto que para alguns empreendedores eles podem ser um pouco limitante na hora de atribuir o valor para o cliente. O valor é muito mais do que aquilo significa para o consumidor, ele é o conjunto de benefícios, atributos e razões pelas quais aquela solução pode ser interessante.

O marketing de serviços utiliza muito do marketing digital para sobreviver, sendo a produção de conteúdo focado nas pessoas, uma das formas mais usadas para agregar valor ao serviço.

Uma das vantagens do marketing de serviço é que por ser algo mais voltado para a tecnologia, ele pode ser mensurável e gerenciado mais facilmente.

Marketing de serviço e relacionamento podem ser grandes aliados?

Com tudo o que foi exposto, é possível dizer que sim, o marketing de serviço e relacionamento podem atuar de forma conjunta. Isso porque, como vimos anteriormente, um dos canais utilizados pelo marketing de serviço são as produções de conteúdo.

O marketing de relacionamento utiliza muito esse tipo de estratégia, nutrindo o cliente com informações para atraí-lo e fidelizá-lo. É possível dizer até que o marketing de relacionamento está inserido em todas as estratégias de marketing, visto que ele ele tem como objetivo entender o consumidor, e criar ações para que ele se aproxime e um vínculo seja estabelecido, e isso é parte vital dessa ferramenta.

Logo, ao utilizar o marketing de serviços, você vai utilizar o de relacionamento também, já que seus objetivos e propósitos se cruzam no meio do caminho. Sem contar que essa combinação propicia muito o aprofundamento sobre a buyer-persona e público-alvo, levantando mais dados que podem aprimorar esse conhecimento.

Outro ponto interessante é o fato de que ao unir os dois, o cliente se torna muito mais propenso a se tornar fiel a marca.

Claro que para tudo isso acontecer, metas, estudos e uma organização precisa acontecer. Para promover o seu serviço, você precisa conhecê-lo e entender quem pode se interessa por ele, e só então unir as duas estratégias para potencializar esse alcance.

Ferramentas que podem ajudar

Como vimos, o marketing de serviço aliada ao de relacionamento é uma excelente estratégia excelente se aproximar do consumidor, introduzir seu serviço, fazer com que ele o consumo e por fim fideliza-lo.

Entretanto, algo que precisa ser ressaltado é que, apesar de ser uma técnica excelente com possibilidade de um retorno bacana, ela é uma chance de melhorar a qualidade do atendimento e na maneira com que seu serviço é visto por terceiros.

O relacionamento deve começar dentro da empresa, na forma como os processos se alinham e a convivência é estabelecida. Algo que colabora para que haja um clima harmonioso dentro da empresa, é a organização dos processos. E o Moskit CRM, uma das melhores ferramentas gerenciais do Brasil, pode dar uma mãozinha nesse caso

Contando com um design de fácil compreensão, o Moskit é essencial para que seus processos gerenciais rodem com perfeição, permitindo que o usuário acompanhe e gerando informações extremamente importantes para o setor de Marketing. Faça um teste gratuito agora mesmo.