Modelos para mensagem de saudação de WhatsApp para evitar dores de cabeça

Modelos para mensagem de saudação de WhatsApp para evitar dores de cabeça

WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais versáteis do mercado.

Vendedores, suporte técnico e times inteiros utilizam a ferramenta para aprimorar a qualidade do atendimento ou agilizar sua comunicação interna. O movimento não vem de hoje, mas foi acentuado após o lançamento do WhatsApp Business.

Para os negócios, o WhatsApp oferece configurações de mensagens automáticas para saudações e ausência, fornecendo uma forma de alinhar as expectativas dos usuários e evitar frustrações.

No caso das mensagens de saudação, é importante observar algumas necessidades que vão funcionar de acordo com o perfil do seu negócio.

Entre elas são:

  • Expectativas na velocidade do atendimento
  • Informações necessárias para um bom atendimento
  • Documentos importantes para prosseguir com o atendimento
  • Informações de contato da empresa

É interessante ter estes pontos em mente antes de configurar uma boa mensagem de saudação, transformando uma função que poderia ser apenas uma simples mensagem, num auxilio extra na entrega de um serviço de qualidade.

Alguns exemplos de saudações:

#1 - Saudação simples com informações da empresa

O básico de uma mensagem de saudação é apresentar o nome da empresa e convidar o usuário para uma interação, dando inicio à experiência de atendimento.

Olá! Seja bem-vindo a <nome da empresa>! Digite sua dúvida abaixo e um atendente responderá suas dúvidas em alguns instantes.

#2 - Saudação para atendimento que pode demorar

Nem sempre existe um time exclusivo para cuidar das mensagens via WhatsApp, mas a expectativa de um atendimento rápido pode acabar frustrando o usuário. Para evitar que isso aconteça, tente apontar o tempo médio de demora para respostas.

Olá! Seja bem-vindo a <nome da empresa>! Nossos atendentes podem responder em até 10 minutos. Deixe sua dúvida que responderemos em seguida.

#3 - Saudação apresentando necessidade de dados

É comum que atendimentos necessitem de informações importantes como código de cliente, protocolos ou nome de usuário para que o atendente consiga dar continuidade ao serviço.

Uma boa abordagem é pedir para que o cliente informe os dados já no inicio da interação, economizando tempo e interação para que os resultados sejam entregues.

Olá! Seja bem-vindo a <Nome da Empresa>! Para agilizar o atendimento envie, além da sua duvida, o nome de usuário e o email de cadastro para que nossos atendentes consigam localizar suas informações.

#4 - Saudação informando documentos necessários

Em alguns casos os atendentes precisam de documentos importantes que irão servir de base para o atendimento. Não é raro precisar de RG ou CPF para dar continuidade ao serviço de suporte ou transmitir informações mais sensíveis através do WhatsApp.

Olá! Seja bem-vindo a <nome da empresa>! Tenha em mãos seu RG e CPF para quando estas informações forem solicitadas. Fique atento, nossos atendentes não perguntam informações de pagamento ou dados de cartão de crédito.

#5 - Saudação com dados extras de contato

Nem sempre quem chega até o contato via WhatsApp está no lugar certo. Muitas vezes a necessidade não encaixa com o objetivo do serviço. Por isso, ter uma mensagem que aponte uma direção extra para quem possui outras necessidades pode economizar tempo dos atendentes.

Olá! Seja bem-vindo a <nome da empresa>! Se você deseja conversar com um vendedor, digite sua dúvida e aguarde o atendimento. Caso não queira falar com vendas, acesse <endereço do site>  para maiores informações.

Todos os modelos aqui são apenas sugestões, podendo ser alterados para encaixar melhor em cada necessidade. Importante é lembrar de ter um objetivo claro na hora de definir a mensagem e lembrar que o WhatsApp Business suporta a mensagem de saudação com textos de até 512 caracteres.

Se você quiser acompanhar de forma ainda mais profunda seu histórico de mensagens, analisando não apenas mensagens de WhatsApp, mas também ligações telefônicas e email, faça um teste grátis no Moskit e eleve a comunicação de sua empresa a um novo patamar.