Inserir um CRM entre as ferramentas do seu time de vendas necessita também aprender a lidar com uma nova cultura. Apesar disso, é uma grande mão na roda para medir resultados, gerenciar equipes e cuidar de processos. Para obter resultados concretos e válidos é preciso realmente um engajamento máximo.

CRM não é uma peça mágica, mas os resultados realmente sofrem um impacto positivo. O desempenho não só resulta direto em vendas como também promove um feedback imediato aos vendedores. Ficam claras as forças e fraquezas a serem desenvolvidas durante o período em que se está utilizando a ferramenta.

No entanto, CRM não é recomendado para todos os casos. Não adote um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente se não está pronto para entender porque precisa de um. Aqui vão alguns razões que você precisa admitir:

Sua memória não é tão boa quanto você imagina

Nunca confie em sua memória. Você pode até acreditar que possui uma boa cabeça, mas infelizmente não terá a precisão completa de um software. Usar a tecnologia para registrar e guardar informações importantes te dará uma maior vantagem competitiva no mercado.

Pense que não pode se dar o luxo de cometer determinados erros. Atualizar informações sobre clientes de cabeça, por exemplo, é realmente um desafio impossível para quem tem uma carteira grande.

Imagine se, por acaso, o cliente muda de cargo ou se o departamento passa a ter um novo responsável e você o chama pelo nome errado porque não está atualizado? Constrangimento desnecessário.

Neste caso, o seu CRM torna-se uma espécie de extensão da sua memória e um bom lugar para consultar dados importantes. Um sistema completo ajudará você a lembrar de tudo o que precisa saber sobre um cliente sem esforço.

Você não dá conta de apurar todas as informações

Vivemos em um overload de informações. Aferir uma grande quantidade de informações tomará seu tempo e disposição.

Lidar com nomes, números de telefones, passos de negociações, fases de orçamentos, emissão de notas, analise de relatórios e ainda ter que lidar com os demais membros da equipe sem ajuda é realmente uma loucura.

Você precisa admitir que não vai dar conta, pelo menos não da melhor maneira possível, de aproveitar todos esses dados no dia-dia em meio a muitas tarefas na operação comercial.

O CRM é sua alternativa mais adequada para cruzar uma grande quantidade de dados, sincronizar tarefas e garantir que não está perdendo oportunidades.

Você não vai encontrar outra maneira de ter relatórios reais

A grande vantagem de ter um sistema é poder acompanhar bem de perto métricas de equipes de vendas e individuais com muito mais precisão. Se você gerencia bem seus relatórios, fica sempre atualizado sobre o desempenho e pode ter um olhar mais geral do seu desenvolvimento.

Neste sentido, estes softwares são uma boa ferramenta de feedback. Com dados nas mãos, é possível saber o caminho para alcançar resultados bem mais rentáveis e produtivos. Estar de olho no seu próprio rendimento através de métricas reais é ter a inteligência comercial competitiva.Estar ciente sobre dados reais é o que fará não perder dinheiro.

Além disso, os relatórios do CRM aproximam o gestor comercial, vendedor e o cliente, uma vez que potencializará diagnósticos e tomadas de decisões mais rápidas e precisas. Planilhas, anotações e qualquer outro sistema não trazem essa facilidade. Ter tudo bem diante dos olhos poupa tempo e dá mais direcionamento de sucesso.

Você aprenderá a identificar perfis e tendências

Conhecer melhor os perfis de clientes, seus comportamentos, suas maiores dúvidas sobre o produto, seu procedimento padrão, sem dúvida ajuda todos os vendedores a fechar muito mais negócios. Com o CRM é possível perceber padrões e aplicar ações e soluções mais precisas a necessidade do cliente.

Usando o CRM, você pode filtrar campos, perceber alguns modelos, validar tendências e até rastrear hábitos dentro do seu funil de vendas. É possível descobrir muito sobre clientes quando existe um banco de dados disponível para cruzar informações. Vender torna-se bem mais fácil com um auxílio da mediação e documentação de cada passo dos clientes.

É claro que você sabe que existe um custo para cada venda. O CRM é capaz de te fazer ver quantos contatos normalmente são feitos até o fechamento, e assim avaliar coeficiente de assertividade. Por exemplo, saber a quantidade de e-mails, telefonemas que foram realizados e o quanto isso trouxe de retorno. Esta é a maneira não só de monitorar atividades, mas de fazer a gestão de recursos, esforços e tempo.

Vendendo sem ser um vendido

Registrar, cruzar e usar dados é o futuro das vendas, mas você pode não concordar…

Ainda há muito receio sobre os CRM’s no mercado. No entanto, dificilmente encontrará outra ferramenta capaz de trazer proximidade, conhecer e cuidar melhor do cliente nos dias de hoje. Se você não concorda, proponho que pense:

  • Anotar tudo em planilhas ou agendas manuais realmente o fará aumentar os resultados em vendas?
  • Como maximizar os canais de comunicação com os clientes sem uma tecnologia por trás?
  • Como entender de forma clara o histórico de processos, atividades e ações comerciais?
  • Como manter a organização de informações?
  • É viável gastar tempo para medir custos operacionais ou comerciais?
  • Como trazer uma certa estruturação na equipe de vendas e desenvolver um ambiente colaborativo?
  • Como você poderá construir um banco de dados de clientes?
  • Como ter a segurança de poder monitorar não a equipe de vendas, mas seus resultados?
  • Como centralizar informações que antes ficavam dispersas?
  • Como tentar driblar a formalização dos processos de comunicação?
  • Como ignorar os processo de automação de marketing como força de vendas?
  • Como entender a dinâmica de um funil de vendas de maneira manual?
  • Como controlar oportunidades que entram?
  • Como obter relatórios, formulários e métricas estatísticas e cruzar dados analíticos sem perder tempo e pessoal?

Uma última sugestão…

A melhor forma de compreender o funcionamento e as vantagens de um CRM é usando no dia a dia. Sem estar em contato direto com uma boa ferramenta é muito difícil entender com profundidade todos os benefícios que podem ser alcançados. Se você ainda não tem acesso, faça um teste grátis no Moskit e descubra todo potencial da sua equipe de vendas. 

E então? O que você pensa? Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre este assunto. Deixe nos comentários.

Teste grátis