Dentro das equipes de vendas sempre existe uma pessoa que acaba se destacando, seja por seus resultados ou pelo impacto que ele causa na equipe.

Se destacar é muito importante, e não só pelos benefícios individuais, vendedores que se destacam estão sempre em busca de maneiras de se diferenciar e inovar, e por sua vez atraem mais vendas e entregam melhores resultados.

Os clientes estão cansados de vendedores que os pressionam demais e os incomodam com truques de vendas ultrapassados. Um bom vendedor, aquele que se destaca dos demais, possui várias qualidades que garantem o sucesso de suas vendas.

Vender bem é o resultado de habilidade e prática, e a maioria dessas habilidades podem ser cultivadas ou aprimoradas.

Você está curioso para saber o que faz com que um vendedor se destaque dos demais? Separamos 5 características que vão te ajudar a entender.

1 - Autenticidade

A autenticidade é algo difícil de descrever, mas é algo que você sente no momento em que coloca os olhos em alguém.

Essa característica é um dos atributos que diferencia um vendedor comum, de um que se destaca dentro da empresa e para os consumidores.

A autenticidade é algo muito importante, e pode ser sentida pelo consumidor.

Quando um vendedor liga para um cliente em potencial para agendar reunião, por exemplo, esse consumidor pode dizer através da maneira como ele fala, da escolha de palavras, se o vendedor está sendo autêntico ou não.

A autenticidade é uma das características que mais atraem os consumidores.

2 - Organização

Ser organizado é extremamente importante quando se trata de vendas, um vendedor desorganizado, além de perder informações/dados importantes sobre os clientes, pode acabar deixando escapar grandes oportunidades.

Antes de cada reunião, os melhores vendedores, aqueles que se destacam, geralmente se perguntam: "Como posso agregar valor a esse cliente?" Qual é a minha estratégia para me diferenciar dos outros?

Os vendedores de sucesso nunca vão a um encontro sem um plano concreto de como podem ajudar seu consumidor.

Ser organizado também permite que esses vendedores organizem sua rotina de maneira funcional, isto é, para que tudo funcione da melhor maneira possível.

Os vendedores que se destacam tem a capacidade de se organizar, mesmo que o ambiente não pareça propício.

Nova call to action

3 - Capacidade de interpretação

Quanto melhor for a capacidade de um vendedor de interpretar o que está sendo dito, maior será sua taxa de sucesso.

Quem trabalha com vendas sabe que é bem improvável que o cliente revele sua dor logo de cara, por isso que o vendedor precisa estar atento para todos os sinais que possam levá-lo a verdadeira raiz do problema que esse consumidor deseja solucionar.

Portanto, quem usa a inteligência e criatividade para fazer a diferença, consegue entender melhor essas demandas.

Vendedores que se destacam, sabem treinar os ouvidos não apenas para ouvirem o que os clientes em potencial desejam, mas também para entender o que eles pensam.

4 - Empatia

A empatia é um requisito fundamental em vendas.

É através da empatia que os vendedores conseguem pensar como seus cliente e ver as situações do ponto de vista deles, suas necessidades, suas objeções e como que aquela solução pode realmente ajudá-los.

Para ganhar a simpatia dos clientes e ter uma chance de sucesso, é preciso olhar com empatia para eles.

Vendedores que tem empatia pelos seus clientes se destacam, e muito, já que a empatia é o que o diferencia um vendedor que está realmente interessado em ajudar uma pessoa ou empresa a atingir seus objetivos, de um que apenas quer bater metas.

5 - Conciso

Muitos clientes têm pouco tempo para conversar, então os vendedores precisam ir direto ao ponto e ajudar com que eles entendam pontos que estão sendo discutidos maneira eficaz.

Um vendedor conciso, isso é, que vai direto ao ponto, entende que enrolar muitas vezes só deixa o cliente estressado e desanimado.

O vendedor que se destaca entende tudo isso e na hora de planejar seus contatos pensa em um apresentação com esboço e mensagem bem clara.

As reuniões de negociação bem-sucedidas quase sempre são breves e bem diretas.

É importante se concentrar apenas no que é mais importante para os clientes em potencial e nada mais.

Vendedores que se destacam, utilizam ferramentas potentes

Apesar das características listadas anteriormente serem sim importantes para fazer com que um vendedor se destaque, algumas práticas que eles realizam podem ajudar com que essas figuras ganhem ainda mais destaque.

Vendedores que utilizam ferramentas de vendas, tem ainda maiores chances de se destacarem, isso porque todas as suas estratégias estão apoiadas em funcionalidades que ajudam impulsionar suas vendas e aumentar a produtividade.

O vendedor sozinho não consegue dar conta de tudo, e é por isso que os melhores vendedores utilizam ferramentas como o CRM para guiar seus negócios.

O CRM, uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento, possibilita que os vendedores registrem todas as etapas da venda para que eles consigam acompanhar posteriormente.

E como já vimos o vendedor que se organiza, se destaca por conseguir entender melhor as dores do cliente e se colocar no lugar dele.

Através do CRM vendedores podem medir suas ações e entender o que pode ser melhorado, e isso sem dúvidas contribui para eles se destaquem e alcancem melhores resultados.

Quer fazer parte dos vendedores que se destacam? Então não perca tempo e clique aqui para começar agora mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.

Teste grátis Moskit