O papel de uma agência no planejamento de marketing

O papel de uma agência no planejamento de marketing

Quais são as vantagens e o papel de uma agência na montagem do planejamento do Marketing Digital para sua empresa?

Neste artigo vou comentar da minha experiência como consultor na implementação de estratégia de Marketing Digital em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Muitos têm a ideia de que anunciar no Google Adwords ou Facebook Ads, ganhar likes na página do Facebook e aumentar as visitas no site é um bom resultado e já está fazendo o marketing digital. Errado. Visitas no site e likes são métricas de vaidade.

A grande pergunta é: Isso está gerando contato? Seu telefone está tocando com o resultado destas campanhas? O quanto gerou de vendas? O retorno sobre o investimento (ROI) está sendo acompanhado e calculado?

Isso acontece em todos os perfis de empresa que conheço. O importante é saber a estrutura de um bom marketing digital e iniciar da melhor forma.

Estrutura do Marketing Digital

Se analisarmos a estrutura do Marketing Digital você verá que é ampla e contém várias ferramentas e necessidade de profissional qualificado em cada uma delas.

A melhor estratégia é quando se faz uma análise do cenário atual, defini-se objetivo e estratégias para alcançar. Levar a sua empresa no marketing digital do Ponto A ao Ponto B.

marketing com vendas

Podemos separar a estrutura em 4 etapas: Atrair, Converter, Relacionar e Vender.

Repare que cada etapa consiste em um monte de serviços que são relacionados, que exige profissional qualificado em cada serviço e uma boa estratégia para saber por onde começar.

Benefícios de trabalhar em conjunto com uma agência

Tenho uma boa notícia: todo trabalho de marketing já feito pela empresa é aproveitado, nada é desperdiçado.

Uma agência completa saberá trabalhar identidade da marca, campanhas, estratégias e principalmente segmentação.

A segmentação é o atalho para o sucesso no marketing digital, saber definir corretamente sua persona e relacionar de forma relevante. Isso aumentará rapidamente as vendas.

Tenho casos de clientes em que somente aumentamos a percepção do cliente ideal, pequena mudança na comunicação e campanhas e as vendas chegaram a aumentar 300%.

Uma agência pode montar a estrutura de marketing digital e ela mesma fazendo ou treinando uma equipe interna e acompanhando o resultado realizar uma passagem de conhecimento. Este serviço é no que a Legions vem mais atuando em empresas estruturadas.

Próximos passos após o início do Marketing Digital

Depois do Marketing Digital vem a grande pergunta, que acaba gerando muitas dúvidas.

Como eu vendo para os Leads que consegui?

Saber passar um bom lead do Marketing para Vendas é uma atividade de melhoria contínua, eu afirmo que é a parte mais gratificante, pois gera grande aprendizado e novas ideias. Para algumas empresas este momento pode parecer tenso, mas tudo vem à tona e onde mostra que a empresa está crescendo em vendas.

Após seu marketing gerar leads, qualificar e passar para vendas a área de vendas precisará ter os processos claros para vender para estes leads qualificados e alimentar o resultado para o marketing, pois só assim o marketing saberá qual o melhor canal e campanha para efetuar as vendas. Nem sempre o canal que consegue maior número de contatos irá gerar as maiores e melhores vendas.

Para área comercial é muito importante que tenha uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) como o Moskit, para agilizar o relacionamento com os leads qualificados que agora são oportunidades de negócio. Saber o volume de negócio (funil de vendas) que tem e quais em chances de fechamento.

Uma agência com visão em Marketing e Vendas irá trazer aprendizados e acelerar o processo de integração das duas áreas, reduzindo custos e tempo.

Boas vendas!

Conteúdo escrito por Charles Dal Gallo Especialista em Marketing Digital e Vendas, sócio e CEO da Legions.biz