Para quem acha que CRM serve apenas para controlar vendas

Para quem acha que CRM serve apenas para controlar vendas

Gerar receita talvez seja a maior preocupação de qualquer gestor em todos os níveis. Quando se trata de negócios, o dinheiro que entra é a espinha dorsal para manter qualquer empresa minimamente funcionando. E, para toda a esfera de gestão comercial, ter mais clientes significa ter mais possibilidades, certo? Até aqui parece uma informação elementar, mas vamos em frente...

O mercado tem falado cada vez mais sobre não medir esforços para manter clientes por perto. Isso quer dizer encontrar recursos para atraí-los, canais para atender suas demandas e meios viáveis de satisfazer e manter clientes.

Quanto mais estamos preocupados em manter um relacionamento com clientes, mas conseguimos manter um negócio crescendo. A mais eficiente e melhor maneira de conseguir essa aproximação é usando um software de Customer Relations Management ou CRM.

A gestão comercial alinhada à tecnologia de resultados precisa estar presente não só nas pequenas empresas como até nas grandes corporações. É preciso estar acompanhando desde o atendimento primário ao cliente até o final da jornada para um constante aprimoramento de vendas.

Muito mais do que sistema, um CRM é maturidade comercial

O próprio conceito de CRM traz na sua raiz o significado fundamental: Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.  Estamos falando de um software de gerenciamento de dados, negócios, clientes que é centralizado. Além de armazenar e gerenciar dados de clientes, é possível criar um histórico de interações entre prospectos e empresa.

Isso significa que os dados dos clientes, com informações comerciais e pessoais, podem ser organizados e usados como referência para aumentar a relação entre as duas pontas. O CRM é necessário desde a geração de leads até as pós-vendas.

Dizer que um software CRM é apenas um lugar para colocar dados seria limitar as possibilidades. A grande vantagem de ter tudo isso armazenado é que junto com isso tudo é possível gerar relatórios, insights que podem ajudar uma organização a entender e melhorar sua relação com os clientes e, finalmente, aumentar o desempenho das vendas.

Maneiras de usar o CRM na otimização de vendas

Investir em CRM não é mais simplesmente uma escolha. O crescimento em volume de vendas depende da gestão correta que se faz dos clientes e da necessidade de entender estrategicamente todo o andamento do seu negócio.

O desafio maior na gestão é escolher um sistema que melhor se adapte a realidade do seu negócio. O primeiro passo é entender o nível de maturidade comercial em que se encontra hoje para que se compreenda qual é o software de CRM que será mais útil para tirar o melhor proveito de seus recursos.

Algumas realidades mais pontuais precisam ser notadas para que se consiga focar na otimização de vendas. O potencial da sua ferramenta de CRM depende de:

Trabalhar com leads orgânicos

Quando falamos em vender mais, claramente, estamos também pensando capturar mais pessoas que demonstrem interesse em adquirir o produto ou serviço ofertado pela sua empresa, nesse sentido, um sistema de CRM que funcione eficientemente para reunir armazenamento de dados dos clientes pode ser uma chave principal para fechar mais vendas.

Quando temos todas as informações pertinentes sobre um cliente (antigos ou novos) salvas no banco de dados do CRM, podemos facilmente obter uma certa estratégia adequada para transformar esses dados e usá-los para fechar mais negócios. Um CRM é fundamental para fazer de uma lista de leads oportunidade concretas de negócio.

Dentro de um sistema organizado é mais fácil qualificar contatos e não precisa mais perder tempo e dinheiro com leads ineficientes. Foque apenas naquelas que estão dentro do pipeline altamente e disponíveis para conversar.

Tenha facilidade nas mensagens por email

Qualquer vendedor precisa ter uma caixa de emails integrada com seu CRM. Todas as conversas, negociações, prospectos precisam ser registradas e bem utilizadas para transformar contatos em vendas.

Depois de ter sempre em mãos, os dados dos leads no seu software de CRM, você precisa pensar melhor em como facilitar a comunicação com eles. É muito mais agilidade e centralização quando temos todos os dados e  emails num lugar só.

Sem contar que os sistemas de CRM possibilitam analisar prontamente um histórico de relacionamento com clientes regulares. Uma grande arma para enfrentar as dificuldades de falta de diálogo, do andamento de uma negociação.

Toda comunicação fica documentada e isso pode levar a  mais negócios fechados e vendas mais altas.

Aprimorar a gestão de equipes e coordenação de tarefas

Um gerenciador de relacionamento com o cliente foi totalmente projetado para ser muito mais que um banco de dados centralizado que todos os passos de membros da equipe dentro de uma operação comercial.

Além de trazer mais organização, melhora drasticamente a eficiência da equipe na hora de estruturar afazeres, criar prioridade de ação, metodizar uma rotina mais produtiva.

E para o gestor, ter essa visão mais ampla de tudo que acontece na sua operação lhe dá a oportunidade de oferecer mais insights e implementar melhorias para interagir com os clientes, para notar novas possibilidades estratégicas nas suas equipes e adquirir uma precisão nas abordagens de vendas muito mais bem-sucedidas.

Seja capaz de gerir relatórios estratégicos

Conhecer sua realidade comercial é muito mais do que ter uma intuição. Para monitorar suas vendas atuais e conhecer o desempenho comercial e organizacional da sua realidade, você precisa confiar muitos mais que percepção, impressão e palpite. Isso tem que estar em um relatório com dados bem organizado.

Por isso, o CRM traz a possibilidade de analisar os dados reais existentes para ter acesso a números mais concretos dentro de um relatório confiável e bem organizado.

Quando você tiver uma visão clara do desempenho de vendas anteriores, poderá identificar quais áreas precisam ser aprimoradas e quais devem ser mantidas ou encerradas. É uma visão bem mais precisa.

Dados para conhecer seu mercado

É claro que conhecer as preferências dos seus clientes permite que você determine a melhor estratégia na hora de atingir novos contas e aumentar suas vendas.

Com todos os dados dos seus melhores clientes bem na tela do seu computador, você é capaz de entender uma lógica de mercado e ter um desempenho num papel crucial de prospecção.

Dados não servem apenas para o marketing, mas também para as vendas entender como podem  usar inteligência comercial ​​para realizar uma espécie de pesquisas de mercado.

Gerenciamento de prioridade, atividades e tempo

Um dos recursos que parece simples, mas que ajuda demais os vendedores na hora de fechar negócio é o recurso de alerta ou notificação que programa o sistema para enviar lembretes aos membros da sua equipe sobre quaisquer eventos ou tarefas urgentes.

O gerenciamento de contas de clientes também fica mais fácil porque o time comercial pode organizar perfis de clientes e identificar clientes de alta prioridade da sua base e defini-los em suas categorizações.

Ganhe mais instantaneidade

Uma grande vantagem de ter um sistema de CRM é conseguir sempre ter um canal que permitem os representantes de vendas e o atendimento interagir com os clientes em vários canais.

Além disso, podem consultar contas de clientes instantaneamente facilitando o processo de atendimento ao cliente, à medida que mais tempo é poupado e mais interação com o cliente pode ser feita.

O ganho acontece também na mobilidade e agilidade, que são é importante para seu pessoal de vendas na hora de agir, conhecer clientes e fechar negócios. Os usuários podem acessar o banco de dados centralizado onde quer que estejam usando um computador, um telefone ou tablet.

Conquiste mais inteligência comercial. Se você precisa atingir mais resultados nas suas vendas, evitar dor de cabeça com dados desorganizados e conquistar mudanças positivas nos seus processos de negócios, faça um teste gratuito no Moskit CRM e atinja o crescimento desejado nos negócios.