Prospecção com ligações frias: 4 dicas para melhorar sua performance!

Prospecção com ligações frias: 4 dicas para melhorar sua performance!

Se tem uma coisa que todo vendedor conhece, são as ligações frias. Pegar o telefone, discar um número e esperar que a pessoa do outro lado atenda para começar a oferecer um produto.

A prospecção com ligações frias é uma grande dificuldade que os profissionais encontram na hora de buscar por novos clientes. Sabemos que realmente é um desafio, mas que ainda é uma das principais formas que vendedores têm de encontrar novos clientes e começar um relacionamento.

Mas como sempre recebemos dúvidas de qual a melhor forma para trabalhar com as famosas “cold calls”, hoje trouxe 4 dicas importantes que você precisa saber antes de pegar o telefone. Confira!

#1 Com quem você falará?

Antes de pegar o telefone, saiba exatamente com quem você falará. Calma, isso não significa que você deva saber nome, idade ou detalhes da vida pessoal, mas significa que você precisa saber por quem procura, ou seja, com o decisor ou intermediário, por exemplo.

Se você precisa falar com um alto executivo, pode ser difícil chegar até ele, mas você pode chegar diretamente na secretária ao invés de passar por cinco outras pessoas antes.

Então nunca inicie uma conversa sem um objetivo. Tenha em mente quem você procura até mesmo para não perder seu tempo e o tempo de quem o está ouvindo. Isso é fundamental!  

#2 O que você pretende dizer?

Ligar e esperar ouvir o que o seu cliente vai dizer para então pensar em como será a conversa é um perigo para sua abordagem. Se você não tiver um roteiro já estruturado, é

hora de fazer isso!

No entanto, o roteiro não é algo engessado que será lido. É algo para servir como um guia para você saber qual caminho seguir durante o atendimento. Quais perguntas são importantes de fazer? Onde você quer chegar?

#3 Capriche na abertura da conversa

“Alô, quem fala?”, será que essa é a melhor maneira de iniciar uma conversa com um prospect? Acredito que não.

Vamos pensar se você está do outro lado da ligação. Você provavelmente não vai sair respondendo a pergunta sem saber primeiro o contrário: quem está falando?

Por isso, faça uma ótima abertura da sua ligação. Comece apresentando quem é você e qual o seu objetivo com aquela ligação. Mostre que você não quer oferecer algo por oferecer, que você quer realmente ter uma conversa valiosa.

#4 Inicie um relacionamento com o cliente

Apesar do termo “ligação fria”, esse momento é uma ótima oportunidade para começar um relacionamento com o seu cliente. Por isso, tente nesse primeiro contato já estabelecer uma relação de confiança, em que ele perceba mais como você quer ajudá-lo do que vender o seu produto apenas.

Você pode fazer isso com perguntas que mostram que você entende da dor daquele cliente.

Hoje o relacionamento com o cliente é fundamental e é uma peça-chave para sair da temida “ligação fria” para uma prospecção bem sucedida.

Depois de conseguir captar esse contato e levá-lo ao seu funil de vendas, é hora de começar a trabalhar esses prospects em seu CRM. Para isso, agende atividade, retornos e esteja sempre por perto!

Ficou com alguma dúvida? Você pode deixar nos seus comentários ou ainda assistir um vídeo nosso que também fala sobre prospecção. Boas vendas!