Vivemos em uma constante zona de conforto. Todas as nossas escolhas, o que pensamos/planejamos, sempre se pautam no que a gente já conhece, no que é mais fácil para nós.

Mas adotar essa postura confortável pode fazer com que grandes oportunidades passem sem serem percebidas.

Quando se trabalha com vendas esse comodismo é pior ainda. Todos os dias novas tendências de mercado surgem, muitas delas, inclusive, agregando muito mais conhecimentos do que o já existente.

Claro, não é fácil se forçar a sair da zona de conforto, entretanto é uma ação mais do que necessária, pois é nessa brecha que os nossos concorrentes conseguem se fortalecer, a nossa empresa passa a enfraquecer e a falta de motivação começa a se espalhar.

Um grande exemplo de como a zona de conforto pode ser prejudicial pode ser visto no nosso cenário atual. O cliente mudou sua forma de consumo e cada dia mais está buscando aquelas empresas que conseguem atender a esses requisitos.

Antes de inovar, comece a pensar no que precisa ser transformado

A inovação surge de necessidades, sejam elas pontuais ou não. E é a partir dessas dificuldades que o empreendedor ou vendedor deve olhar e analisar o que pode ser melhorado para levar benefícios para ele e o cliente.

Às vezes pensamos que ideias inovadoras são atitudes MUITO GRANDES, totalmente revolucionárias. Só que na verdade, atualmente, nada é absolutamente criado, tudo é reaproveitado e/ou repaginado.

Mudanças simples podem ser totalmente inovadoras, e ainda assim te tirar da sua zona de conforto.

Quer um exemplo?

Os aplicativos de deliveries, apesar de bem conhecidos, eram um pouco limitados antes da pandemia de Covid 19. Com essa mudança de cenário, eles passaram a contemplar mais segmentos e oferecer ao consumidor um leque maior de opções. De vez em quando, sair da zona de conforto para vender mais é apenas olhar para uma estratégia e repensá-la para a atualidade.

Por onde devo começar: 4 dicas infalíveis

Não é fácil sair da zona de conforto, até porque o próprio nome já diz, nos sentimos confortáveis nela, e a ideia de se esforçar ou demandar tempo para algo ao qual você de certa maneira já faz, pode parecer cansativo.

Nenhum tutorial ou guia vai conseguir abrir a sua mente e fazer com que você veja novas possibilidades, isso parte de você. Entretanto, algumas atitudes colaboram para que isso aconteça de forma mais efetiva e certeira. Conheça quais são elas:

1 - Acredite em você e no seu produto

Todos têm potencial de crescimento e inovação, mas a insegurança e a falta de fé de que tudo pode dar certo é um grande desmotivador que não te ajuda a vender.

Se você acredita que é capaz de coisas grandes, isso refletirá na maneira como olha para seus clientes, empresa e produtos.

Claro, só confiança não basta, é necessário ter um bom treinamento e um excelente domínio sobre as funções da solução.

2 - Facilite suas formas de vender

Às vezes ficamos tão presos em uma caixinha, que não percebemos que as circunstâncias mudaram e que, por mais que para nós a zona de conforto pareça fácil, para o cliente aquilo pode ser absurdo.

Por exemplo, até uns 10 anos atrás, o consumidor pagava suas contas com dinheiro, cheque ou cartão de crédito. Com o avanço da tecnologia, o dinheiro passou a ser bem mais digital do que físico. Muitas empresas que ainda resistem a máquinas de transação eletrônica acabam complicando a vida do consumidor e perdendo vendas.

Facilitar a vida do consumidor também é sair da sua zona de conforto e correr atrás de soluções que façam a negociação fluir melhor.

3 - Busque novos clientes

Por mais fiéis que os seus clientes possam ser, só eles não fazem o barco andar. Olhe em volta e veja quem pode agregar valor para a sua empresa.

Já falamos anteriormente, quando estamos na nossa zona de conforto acabamos perdendo várias novidades, e é aí que o concorrente age e rouba aqueles clientes que poderiam serem nossos.

Estude seu público, entenda como você pode ampliá-lo e como fazer isso.

4 - Teste novos produtos/serviços

Você sabe o que o seu consumidor necessita?

Não é raro um produto ser excelente, mas a falta de uma atualização ou uma boa repaginada pode fazer com ele fique ultrapassado.

Tente implementar novidades mais atrativas para seus consumidores. Se arriscar em novidades como essas podem trazer até mesmo uma nova gama de clientes, como falamos no tópico anterior.

Como sair da zona de conforto te ajuda a vender mais?

Todo mundo tem aquela série favorita a qual assiste sempre, e não é por falta de opções, mas por comodidade, você já sabe o que vai acontecer, não precisa se preocupar ou demandar energia tentando imaginar os possíveis cenários.

Só que ao não prestar atenção a vasta rede de oportunidades, você acaba perdendo a chance de experimentar algo novo que agregará conhecimento e diversão.

No segmento de vendas, a zona de conforto funciona da mesma maneira.

Quando não nos esforçamos em buscar novos conhecimentos, ou em tentar atrair e vender de uma forma diferenciada, fora da nossa caixinha, em que tudo é adequadamente confortável, grandes negócios passam sem que ao menos tenhamos uma chance de barganhar.

Toda empresa que é vista como atual e inovadora tende a atrair mais público, e por mais que o tradicionalismo seja muito forte, nem ele funciona sem um toque de mudança e características fortes de inovação.

Mas não é só o produto que precisa se adaptar, o atendimento, a abordagem e a maneira como o vendedor se porta precisa mudar também, de acordo com as necessidades.

E para que fique bem claro a importância de sair da zona de conforto, pense que, em uma negociação na qual tudo está muito cômodo, poucas trocas acontecem e menores são as chances de fechar uma grande venda.

A ferramenta que passa conforto sem te deixar para trás

O cenário atual que estamos vivendo trouxe diversas limitações para os vendedores. As empresas mundo afora tiveram que fechar suas portas e não conseguiram continuar com suas operações devido a falta de recursos.

Um sistema gerencial no segmento de vendas é muito importante para que o vendedor consiga realizar inside sales independentemente do lugar em que ele esteja. Ela te traz um conforto e segurança ao estar ali 24 horas do dia para você, sem que você precise se esforçar para acessar os dados de sua negociação.

O Moskit CRM se destaca por conseguir levar essa praticidade e confiança, inovando e ao mesmo tempo passando a sensação de conforto para o seus usuários. Isso é ideal para empresas que querem investir mais em vendas.

Se você quer saber mais sobre o Moskit, indicamos que comece um teste gratuito na nossa plataforma para ter uma experiência completa do que podemos proporcionar para você.