Tudo que você precisa saber sobre relatórios de venda

Tudo que você precisa saber sobre relatórios de venda

Os relatórios e métricas são pontos importantes de se analisar na hora de escolher um CRM, e quem ainda não sabe como tirar esses números da ferramenta que usa, certamente está perdendo indicadores importantes do próprio negócio.

Nesse texto, vou mostrar um pouquinho sobre como montar os filtros que você precisa no Moskit e deixá-los salvos para facilitar a análise posteriormente.

Distribuição de negócios

Quanto tenho em jogo no meu funil? No relatório de Distribuição de negócios você pode ver como estão distribuídos os negócios da sua equipe em cada etapa do funil de vendas.

É possível ver tanto por número de negociações abertas quanto pelo valor delas!

Quantidade de negócios:
Distribui__o_Quantidade

Valor dos negócios:
Distribui__o_Valor

Funil de vendas

Você sabe em qual fase do seu funil existe maior dificuldade em avançar nas vendas? Sabe em média quantos negócios precisam ser abertos para finalizar uma venda?

Para ajudar a responder essas perguntas você pode usar o gráfico de análise do Funil de vendas.

funil_de_vendas

  • Do lado direito e entre cada fase temos a taxa de conversão (porcentagem de negócios que avançaram de uma fase para outra). Se essa taxa de conversão estiver baixa em uma etapa específica, talvez possa ser deduzido que exista algo a se melhorar nesse momento do processo de vendas.

  • Também é gerada a taxa de negócios ganhos, o ciclo médio de vendas e o ticket médio das negociações, tudo isso de acordo com o período, vendedor, produto ou qualquer outro parâmetro que você definir

Pode parecer simples, mas todo gestor de vendas precisa ter todos esses números na ponta da língua e ter sempre uma base antes de definir uma meta para a equipe ou montar uma previsão.

Agilizando as análises

Ok, você já sabe quais indicadores precisam ser analisados, agora como analisá-los de forma rápida, sem precisar construir os filtros todas as vezes?

Salve os relatórios que você mais usa para acessá-los de forma rápida.

Veja:

Quer ver o resumo diário de quanto os vendedores produziram no final do dia? Salvar o filtro diário no relatório de produtividade também é uma situação recorrente.

São só alguns exemplos de como verificar seus números de maneira rápida. Claro que é um estudo mais avançado até saber usar de fato os relatórios do seu CRM e conseguir tirar algum proveito das métricas.

image-1

Já explicamos aqui no passado que não basta só ver as vendas de todo mês, é necessário aprender o máximo possível com seus negócios perdidos, análise correta do funil de vendas, ciclo médio de vendas, dentre todos os benefícios de um CRM.

Se quer aumentar seus fechamentos, faça um teste grátis no Moskit e fale com um consultor. Vamos te ajudar!

alt