O que o vendedor do futuro tem a ver com CRM?

O que o vendedor do futuro tem a ver com CRM?

Aumentar as vendas é o desafio de todo dia para um vendedor. Além de todas as demais ferramentas, o CRM é uma excelente opção para ajudar times de vendas a organizar-se e entender melhor como é o comportamento dos seus clientes. Além disso, é um eficiente lugar para reunir dados importantes sobre clientes.

A utilização correta deste tipo de ferramenta pode transformar equipes comerciais em verdadeiras máquinas de vendas. Focar no gerenciamento completo de leads e transformá-los em negócios é uma das missões do CRM. Apesar disso, ainda existem pessoas que desconfiam da eficiência que ela pode trazer. Talvez seja apenas um pouco de receio pela mudança. No entanto, quando utilizado de maneira completa, esta ferramenta traz resultados pontuais como, por exemplo:

  • Monitorar, de maneira ativa, informações integrais sobre clientes
  • Fazer uma conexão entre equipes por qualquer dispositivo
  • Centralizar e integrar a captura de leads inteligentes a um sistema único
  • Facilitar o controle de tarefas repetitivas na rotina, aproximando o contato com cliente por meio da personalização no atendimento

Como resultado, teremos ainda mais crescimento em faturamento e uma maior sincronia no time comercial.

Será que precisamos mesmo de um CRM?

É uma pergunta fundamental. É claro que a maioria dos vendedores já acreditou que uma planilha é suficiente para gerenciar todas as atividades e clientes. No entanto, em dado momento da empresa, acabamos nos perguntando se não seria ideal ter um  sistema de CRM. É realmente importante identificar a razão para adquirir uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. Enfim, quem nunca se perguntou:** porque um CRM é necessário?**

Empresas que desejam crescer em vendas precisam organizar-se. Tornou-se indispensável a implantação de sistemas para aumentar resultados e obter uma gestão mais qualificada. No caso de empresas que estão crescendo gradualmente – e que muitas vezes podem até ter equipes trabalhando em projetos comuns mesmo que não estejam na mesma região geográfica – elas precisam encontrar uma maneira bastante eficiente de centralizar e buscar rapidamente dados de clientes.

Além disso, é fundamental qualquer vendedor obter facilmente detalhes sobre em que momento da tomada de decisões o cliente está por meio de relatórios, dados e projeções.

Mas, dá muito trabalho implantar um CRM?

Como qualquer mudança, a implantação de um CRM pode precisar de uma atenção especial. No entanto, para empresas que já não conseguem crescer com sistemas mais simplificados, e que almejam ter um volume de clientes expressivos vale a pena o esforço. Especialmente, aquelas que percebem que certas negociações não estão sendo notadas com a prioridade que deveriam.

Muitas delas até enxergam que precisam amadurecer seus processos, e muitas vezes, até entendem a limitação dos métodos antigos como planilhas ou cadernos, mas ainda resistem a tecnologia. No entanto, basta olhar para seu cliente e perceber que cada vez mais eles têm pedido mais customização e agilidade no atendimento. O retorno do investimento em tecnologia de gestão é realmente notável.

CRM é para empresas que não estão mais acostumadas a fazer vendas de maneira amadora, mas querem otimizar cada vez mais seus processos e padrões com clientes.

Adaptar-se a nova cultura é estar em busca de evolução e resultados melhores em vendas e otimização de atendimento. O CRM promove uma conexão entre um banco de dados unificados e um sistema que registra todas as atividades gerando um histórico de relacionamento com aquele cliente. Os ganhos disso são que qualquer vendedor por notar o feedback positivo do cliente.

Empresas que pretendem não estagnar seu crescimento já entendem que os sistemas evitam falhas de comunicação e geram identificação de problemas nos serviços oferecidos mais rapidamente.

Não há mais dúvidas que o CRM é um dos braços direitos dos vendedores modernos. Foi criado para ajudar empresas e times a encontrar, conquistar e manter clientes de uma maneira bem mais eficiente que o modo tradicional. O CRM nosso de cada dia não é mais que uma ferramenta a parte, mas sim tornou-se como qualquer outro dispositivo indispensável para vendedores.