Aposto que se fosse possível contratar uma espécie de espião para descobrir tudo sobre o decisor de uma grande conta que estivesse prospectando, não mediríamos esforços para realizar esta tarefa. Todo vendedor se torna uma espécie de investigador quando se trata de possíveis clientes.

Por outro lado, quando é preciso olhar para dentro de casa com mais cuidado a fim de entender melhor como está nosso processo comercial na nossa própria empresa, ficamos reservados as técnicas primárias e que não entregam realmente dados palpáveis.

A verdade é que muitas empresas estão naquele momento em que o processo comercial vive um crescimento, os times de vendas precisam expandir e o gestor fica perdido no meio dessa grande evolução.

Abra os olhos para realidade, abra a mente para novos resultados

Nesse sentido, trabalhar às cegas e sem compreender totalmente algumas informações importantes - e principalmente sem registrá-las adequadamente - para alcançarem resultados mais expressivos, vai sim acarretar em uma empresa estagnada comercialmente.

É preciso ter a dimensão completa a respeito de como estamos rodando todas as partes do todo. Desde a prospecção até as pós-vendas, tudo precisa ser conhecido pelo gestor.

No entanto, não somente saber como estão os números, mas gerir equipes para conhecer bem aquilo que estão vendendo e também aprender a detectar quem são os perfis de clientes que mais são rentáveis, fidelizados e com melhor aproveitamento.

Gestão de vendas

Infelizmente, todos esses dados não podem ser adquiridos apenas com a intuição. Embora o instinto seja uma grande arma dos bons vendedores, hoje, é preciso ter ferramentas que podem, de fato, entreguem mais agilidade, assertividade e dados fundamentais sobre o comportamento e as expectativas de clientes.

Conhecendo melhor o seu negócio

Algumas perguntas são guias muito importantes para acender uma luz diante da realidade de mercado em que você está inserido. Essas são, não só um diagnóstico importante do tanto que conhece concretamente seu mercado, como algumas das questões se tornam fundamentais para o amadurecimento de todo esse processo com o cliente.

  • Você realmente tem dados limpos e sabe facilmente entender a situação do seu mercado com números e registros?
  • Você tem impressões sobre como concorrentes atuam ou, está somente fingindo que sabe como ele atua?
  • No que diz respeito a seus fornecedores e parceiros, você está mesmo atuando com o equilíbrio entre benefícios, custos e qualidade?
  • Você é capaz de dizer o quanto seus clientes estão satisfeitos com o que oferece a eles?
  • Você é capaz de fornecer uma real conexão entre suas equipes em todos os processos de vendas?
  • Você entende e acompanha dados reais do seu mercado de maneira ampla?
  • Você sabe para onde sua empresa e produto precisam andar para integrar-se às tendências e tecnologias fundamentais?
  • Você domina todos os dados sobre suas negociações, equipes e sabe exatamente em os desafios imediatos e futuros de cada setor?

Como um raio-x comercial, tudo pode ser mais claro

Acredito que respondendo essas perguntas é possível sim identificar como e por qual parte você pode começar a trabalhar para ter uma performance mais voltada a resultados concretos.

Se você tem interesse em obter dados que possa te fazer entender e ter uma leitura mais profunda do seu time, através de relatórios completos, é hora de sair do amadorismo e começar a vender como gente grande.

Saiba ler como o seu mercado está atuando e como seus clientes têm a percepção de valor. Não deixe de investir em tecnologias que podem alavancar mais ainda o seu negócio e amadurecer a maneira como lida com o cliente.

Entenda mais como uma ferramenta pode te ajudar, realizando gratuitamente um teste no Moskit CRM.