Skip to content

Olyra: melhoria na experiência do cliente com centralização de dados

Olyra_v5

Industry

Marketing Olfativo

Sobre a empresa

A Olyra é uma empresa brasileira de marketing olfativo, fundada em 2013 e com sede em Guarulhos, São Paulo. É especializada na criação de identidades olfativas personalizadas para marcas, utilizando fragrâncias exclusivas que refletem a essência e os valores de cada cliente. A empresa oferece soluções de aromatização de ambientes para diversos setores, como varejo, hotelaria, clínicas e eventos, com o objetivo de proporcionar experiências sensoriais marcantes e fortalecer a imagem das marcas, estabelecendo uma conexão emocional duradoura com os consumidores.

olyra.com.br

"O vendedor deixou de gastar tempo com leads não qualificados. Com o chatbot, conseguimos filtrar esses contatos e liberar a agenda para que ele fale apenas com quem realmente tem interesse e está qualificado."

Karol Sousa

Coordenadora de vendas da Olyra

Desafio enfrentado

A Olyra, marca de marketing olfativo B2B e B2C, enfrentava desafios na gestão de leads devido ao alto volume (700-800/semana). A equipe comercial perdia informações, tinha cadastros incompletos e falhava em follow-ups, resultando na perda de oportunidades. 

Antes de adotar a solução, a equipe lidava com fluxos de cadência que duravam 5 dias e um volume expressivo por semana, totalizando quase 5000 contatos por mês, o que tornava o acompanhamento manual inviável.

Muitas informações importantes se perdiam, os cadastros ficavam incompletos, dificultando trabalho de reengajamento e nutrição em outro momento da jornada.

A tentativa de centralizar a comunicação com ferramentas que não se apoiam nas boas práticas de utilização do WhatsApp causou banimentos frequentes de números, prejudicando a continuidade dos atendimentos e a credibilidade da empresa.

"Acabava que o cliente começava falando com um número e depois tinha que falar com outro. Perdíamos muita credibilidade. O lead falava com um e, de repente, sumia e começava a falar com outro vendedor."— Karol Sousa, coordenadora de vendas da Olyra.

Como o Moskit ajudou a resolver

A solução Moskit + Octadesk possibilitou a centralização das informações e o uso do WhatsApp com um número único e verificado. Agora, quando o lead entra no funil, já recebe uma mensagem automática e passa pelo bot de qualificação. 

Com o Moskit, foi possível automatizar todo o funil de MQL, as mensagens, o envio de e-mails e as atividades, tudo acontece automaticamente, sem necessidade de intervenção manual. Quando o lead vira um SQL, a automação continua, mas com e-mails e mensagens no WhatsApp mais espaçados, seguindo uma cadência específica.

"O vendedor deixou de gastar tempo com leads não qualificados. Com o chatbot, conseguimos filtrar esses contatos e liberar a agenda para que ele fale apenas com quem realmente tem interesse e está qualificado." — Karol Sousa, coordenadora de vendas da Olyra.

Olyra

Resultados obtidos com a solução

  • Aumento das metas, impulsionado pela facilidade da visibilidade no processo;
  • Aumento de fechamentos a partir da adoção do uso da ferramenta;
  • Melhor organização e distribuição de leads entre MQL e SQL; 
  • Criação de régua de relacionamento para leads em nutrição;
  • Melhora na qualidade dos atendimentos prestados aos clientes.

A centralização e automação reduziram o tempo médio de resposta e aumentaram a produtividade do time e a conversão de leads cresceu significativamente. Vendedores sêniores, por exemplo, passaram a receber apenas 32% de todos os leads que chegavam, que já haviam sido pré-qualificados pelo bot,  diferentemente do que acontecia no processo anterior. 

Os demais leads não deixaram de serem trabalhados, mas passaram a ser nutridos pela régua de comunicação automaticamente. Em casos de levantada de mão, esse lead é direcionado a um vendedor. 

““Tivemos 100% dos cadastros automatizados e, além de ganhos externos, houve impacto interno: mais clareza, engajamento e foco por parte da equipe, que passou a atuar com mais autonomia e visão estratégica.” — Karol Sousa, coordenadora de vendas da Olyra