Blog de Vendas, CRM e Gestão

Conheça 7 razões para utilizar um CRM na prospecção comercial!

Escrito por Talita Bernardes | 23/06/2022 08:15:00

Você certamente já deve ter escutado sobre as vantagens que uma ferramenta de CRM pode agregar dentro do setor de vendas. 

O CRM, ou Customer Relationship Management, busca gerenciar e melhorar seu relacionamento com clientes e leads. Mas não só, o CRM pode ser uma ferramenta valiosa para a prospecção.

A prospecção, etapa do processo de vendas em que se conhece e cria um laço com o consumidor, é um dos passos mais importantes da venda e ter uma ferramenta de CRM para dar suporte e ajudar a realizar a prospecção de maneira bem mais precisa.

Quando se tem as informações certas e se sabe o momento ideal para agir, a prospecção se torna um processo mais fácil e eficaz, e o CRM pode ajudar com isso.

Quer saber mais? Preparamos um texto com alguns motivos o porque usar CRM na prospecção comercial. 

  1. A importância da prospecção comercial 
  2. 7 motivos para usar um CRM na prospecção comercial
  3. Moskit CRM: a ferramenta capaz de oferecer essas informações

A importância da prospecção comercial 

A procura de potenciais clientes é um passo essencial para qualquer empresário, gestor ou líder empresarial que pretenda aumentar as vendas e encontrar novos clientes. Para melhor atingir seu objetivo é ganhar prospects, você precisa definir um plano de prospecção. 

Desenvolver essa estratégia é um passo importante para enxergar todo o processo com inteligência e para não perder tempo e energia com ações impensadas.

A prospecção comercial pode ser considerada a arte de ampliar suas oportunidades de vendas, encontrando contatos em potencial e clientes em potencial.

O plano de prospecção é muito importante para:

  • organizar ações comerciais;
  • ajudar os vendedores em seu dia a dia dando-lhes os meios: banco de dados, planejamento, script de vendas ;
  •  alocar bem os recursos;
  • atrair mais clientes em potencial para seu funil de vendas, principalmente por meio de sua estratégia de marketing digital (site, artigos de blog, redes sociais);
  • abordagem mais direta;
  • previsibilidade;
  • maior taxa de conversão. 

7 motivos para usar um CRM na prospecção comercial

Existem diversos motivos para usar um CRM em seu processo comercial. No entanto, trouxemos 7 razões que fazem ele ser um trunfo na fase de prospecção.

1. Histórico do cliente

Uma das grandes vantagens de um CRM é a padronização e o agrupamento de informações sobre contatos e público que sua empresa atende.

Todo o tipo de ação, como,  prospecção por telefone, reuniões de negócios, envio de e-mails, convites para evento, participação de webinars, inscrições na newsletters e envio de proposta comercial são arquivados e registrados na ferramenta. 

O CRM permite que a gestão de contatos seja feita em tempo real, o que colabora para que cada funcionário possa participar da coleta de informações e acessá-las sempre que necessário, inclusive na prospecção.

Tudo isso contribui para que  a empresa mantenha-se o mais próxima possível de cada cliente potencial, podendo oferecer os serviços e produtos mais adequados possíveis.

2. Abordagens programadas 

Uma das maiores dificuldades da prospecção é saber o momento certo para entrar em contato com o seu cliente, uma vez que nem sempre eles estão preparados para ouvir mais sobre a solução e prosseguir para as próximas etapas.

A ferramenta de CRM pode ajudar com isso, já que ao analisar o padrão de comportamento dos clientes, é possível entender quando eles geralmente estão prontos para serem contatados.

3. Entendimento do fluxo de cadência 

Com o CRM, é possível entender o fluxo de cadência, isso é, quais os próximos que devem ser seguidos.

Ter esse entendimento ajuda os vendedores a aproveitarem o maior número de oportunidades possível, sem que passe despercebido a oportunidade de negócios.

Na prospecção ela é importante para prospectar clientes com grandes chances de serem atraídos. 

4. Follow up simplificado 

Registrando suas vendas dentro do CRM, você entende quais os passos que deve seguir a partir da prospecção.

Isso porque você consegue definir as etapas que seus clientes devem passar até que a proposta e o fechamento sejam realizados.

Tendo esses dados de fácil acesso, o follow-up se torna simplificado, uma vez que não existem dúvidas sobre quais momentos é que o cliente precisa de uma atenção a mais, ou que é importante tirar um momento para focar nele. 

Saiba mais: O que é follow-up de vendas? 

5. Criação de lembretes 

Com a correria da rotina do vendedor, muitas vezes o timing para entrar em contato com o cliente e iniciar a prospecção, ou dar continuidade a um contato anterior, é perdido.

O CRM permite que lembretes sejam criados para ajudar o usuário a se lembrar de suas tarefas e se organizar para atender todos os clientes.  

Em alguns CRM, como o Moskit, é possível até mesmo personalizar os tipos de atividade, o que é muito interessante, já que essas atividades podem servir de lembretes aos vendedores do que eles precisam fazer.  

6. Geração de relatórios e dashboards 

Em algumas ferramentas de CRM, você pode acessar rapidamente uma gama de relatórios, o que facilita na criação e automação de relatórios, e painéis sobre dados estratégicos e operacionais.

Conhecendo mais profundamente o comportamento dos seus consumidores durante a prospecção, é possível pensar em novas estratégias que podem funcionar com as decisões que eles geralmente tomam.

7. Acesso a informações a qualquer momento

Por mais preparado que ficamos antes de uma conversa com o cliente, a verdade é que às vezes alguma informação pode acabar sendo esquecida. Sendo assim ter acesso ao seu CRM e, consequentemente, a todas as informações relativas ao seu contato e a empresa, permite consultar os dados mais recentes do cliente em potencial e as recentes interações entre a empresa e o seu negócio.

No CRM todas essas informações estão disponíveis em tempo real e acessíveis através de um simples navegador de internet e uma conexão, logo você pode facilmente ter acesso aos dados e abordar o cliente da maneira mais adequada.

Moskit CRM: a ferramenta capaz de oferecer essas informações

Antes de iniciar a prospecção entender o que se passa na mente do consumidor se torna crucial para que a negociação se desenrole, caso contrário os esforços que você direciona para um cliente podem ser desperdiçados.

Esse conhecimento pode ser adquirido a partir de um estudo prévio do perfil ideal de consumidor ao qual você consegue ajustar e validar a persona de acordo com seu produto e a necessidade dos consumidores.

Desenhar como o seu cliente ideal seria contribuir para que as ações de atração do cliente funcionem.

Sem contar que ao conhecer essa persona, se torna mais fácil a identificação de leads dispostos a seguir em frente.

O Moskit CRM é uma ferramenta que possibilita armazenar informações sobre seus clientes e visualizar em quais fases do processo de vendas eles se encontram, facilitando essa identificação.

A identificação do processo de vendas é uma facilidade e tanto para os vendedores detectarem quais clientes podem ser prospectados, e o momento certo para se fazer isso. 

Comece hoje mesmo seu teste no Moskit CRM e conheça essa e outras facilidades.