Trabalhar de casa envolve uma série de questões técnicas e disciplinares, desde a capacidade de empenho individual sem um líder tão próximo, até dispor de bons equipamentos e estrutura física para trabalhar sem estresse ou distrações.

Essas questões são frequentemente abordadas em textos sobre trabalho remoto. No entanto, alguns aspectos mais esquecidos podem impactar ainda mais do que as questões técnicas.

Tudo bem dar algumas pausas

Trabalhar remotamente traz uma dinâmica muito diferente de quando estamos no escritório. Pela falta de distrações e interferências, é comum sentar por mais tempo ou passar longas horas focado numa mesma atividade.

Não existe problema em fazer pausas de 15 minutos para tomar um café ou caminhar um pouco dentro de casa. Ficar muito tempo sentado pode trazer alguns problemas graves para a saúde, entre eles:

  • Depressão e ansiedade
  • Condições cardíacas
  • Dores nas costas e quadris
  • Ganho de peso

E se existe a preocupação da produtividade com esses intervalos, ela é totalmente descabida. O ganho em produtividade quando estamos descansados compensa facilmente o pouco tempo parado cuidando da saúde física e mental.

Lembre-se que home office tem horário de começo e fim

Uma das armadilhas mais comuns quando trabalhamos remotamente é ignorar algumas questões de expediente.  

Pela flexibilidade que trabalhar de casa proporciona, é fácil deixar algumas atividades para fazer mais tarde, ou simplesmente querer adiantar tarefas para o dia seguinte, mas fora do horário de trabalho.

Atropelar estes horários, aos poucos, apaga a divisão entre de trabalho e vida pessoal. Mais do que em qualquer cenário, trabalhando de casa essa linha é extremamente importante.

Questões como estresse, ansiedade, sindrome de burnout e até depressão surgem quando não conseguimos ter um espaço para respirar.

E a gente sabe que às vezes é só uma coisinha na hora do almoço, uma esticadinha depois do jantar, mas aos poucos isso vai criando uma pressão difícil de se desvencilhar.

Com o passar do tempo a cabeça não descansa mais e os problemas começam a surgir.

É preciso respeitar os horários de começar a trabalhar, almoçar e parar de trabalhar. Claro que situações específicas exigem certa flexibilidade, mas via de regra, é uma medida importante para a saúde mental manter estes horários bem estabelecidos.

Converse com seus colegas

Quando trabalhamos em escritório o excesso de conversas pode ser um verdadeiro problema, mas quando estamos operando remotamente as conversas são extremamente importantes.

É muito comum sentir solidão quando não existe a presença física de outras pessoas. Mesmo para quem quem não mora sozinho, essa sensação acaba sendo muito forte com o passar dos dias.

Criar canais para conversas descontraídas é uma boa forma de levantar os ânimos e manter a equipe próxima.

Reuniões diárias ao fim do dia, para saber como estão as coisas e deixar uma conversa mais solta acontecer também ajudam bastante na hora de eliminar a sensação de estar sozinho.

Cuidado redobrado com a alimentação

Comer bem faz grande diferença em como nos sentimos e na forma como nosso corpo reage ao longo do dia. Com a pouca movimentação, é possível que a vontade de comer alimentos ricos em gordura e açúcar, ou dar aquelas beliscadinhas ao longo do dia, surjam com mais frequência.

Uma alimentação ruim não só pode comprometer a saúde de forma física, como também nos deixar pesados e sem ânimo para continuar trabalhando. Um prato muito pesado na hora do almoço pode comprometer o resto todo da tarde.

A ideia é lembrar que existe um equilíbrio e, quando nos movimentamos menos, o ideal é buscar opções mais saudáveis de alimentação, trazendo mais ânimo e disposição à rotina.

Existe muito mais para saber sobre home office

A sociedade está se organizando para conter as incidências de COVID-19. Para isso, políticas de trabalho remoto estão sendo adotadas por muitas empresas, com o objetivo de manter suas operações e minimizar prejuízos.

Preocupados com a saúde dos seus funcionários e o desempenho do seu time de vendas, produzimos uma série de vídeos com dicas importantes para manter a organização do trabalho remoto e garantir que a distância não irá impactar nos resultados da sua equipe.

Assista agora!