Um bom e-mail pode garantir uma nova gama de oportunidades para o vendedor.

Empresas que trabalham com modelos de e-mail, por exemplo, ganham mais tempo para executar suas atividades, sem que a qualidade seja afetada.

É de responsabilidade da empresa prestar um atendimento de qualidade para seus clientes, assim como prover o acompanhamento necessário para que eles percorram todas as etapas do funil até chegarem ao fechamento.

Uma das formas de estar sempre presente e não perder o timing da venda é fazendo o contato certo no momento certo. Além disso, com volume de lead que tende a aumentar dia após dia, é preciso tornar esses contatos práticos, sem perder a qualidade e pessoalidade daquele atendimento. É por isso que o envio de e-mail para negócios está se tornando uma rotina cada vez mais comum.

Porém, muitos gestores acabam se preocupando apenas com a performance das ligações de seus vendedores, quando hoje a realidade pede que a troca de e-mail entre vendedor e cliente também seja muito bem feita.

Pensando nessa nova demanda do mercado, preparamos um conteúdo com 10 modelos de e-mails para enviar para os clientes em diversas ocasiões. Vamos conhecer cada um deles.

  1. Por que é interessante ter modelos de e-mails?
  2. Etapas para construir um e-mail
  3. 10 modelos de e-mail para enviar ao seu cliente
  4. Como saber qual o melhor modelo de e-mail?
  5. Modelos de e-mail dentro do Moskit CRM

modelo de proposta comercial

Por que é interessante ter modelos de e-mails?

Antes de partimos para os exemplos de modelos de e-mail, é importante reforçar a importância de utilizá-los dentro da sua empresa.

Provavelmente a vantagem que mais se destaca dentre todas é o ganho de tempo.

Quando trabalhamos com templates prontos para e-mail, sempre os temos a disposição e não precisamos gastar tempo pensando em mensagens para os clientes e como sabemos que eles gostam de rapidez, a praticidade aumenta consideravelmente. E é aí que entra outro benefício.

Os templates possibilitam que o vendedor responda rapidamente a perguntas repetitivas, aquelas que todos os clientes sempre acabam questionando. Uma resposta rápida pode impressionar seu cliente e incentivá-lo a continuar com as negociações.

Existem muitos preconceitos a respeito dos modelos prontos. Nem todos os veem como uma mecanismos que ajuda a agilizar tarefas e alcançar resultados em um tempo mais curto. 

Vejam também:

Parte dessa dificuldade em aceitar modelos prontos de dentro do setor comercial está na ideia que eles podem deixar tudo mais impessoal, com falta de toque humano. Mas, na verdade, quando bem utilizados eles podem melhorar o atendimento ao cliente e passar uma proposta bem mais clara para o cliente.

Outro ponto relevante sobre modelos de proposta é o fato de que eles ajudam a eliminar erros. 

Em um modelo você, usualmente, deve preencher com os dados dos seus clientes e personalizar com uma informação ou outra, logo, ao ter um padrão já pré-estabelecido, as chances de erros são minimizadas.

Existem benefícios que as vezes não damos o devido valor, mas fazem toda a diferença em uma rotina corrida.

Vamos conhecer:

Erros de digitação

Se você costuma receber muitos e-mails de empresas e vendedores, provavelmente já se deparou com algum erro de digitação. Pode até parecer inofensivo, mas dependendo do erro e também do público, pode ser comprometedor.

Por isso, ao montar aquele template de e-mail, revise quantas vezes forem necessárias para ter certeza de que está tudo correto.

Padronização de atendimento

Com uma equipe com vários vendedores é comum acontecer a seguinte situação: você passa uma informação para um cliente e outro vendedor passa outra diferente.

Isso é prejudicial tanto para você quanto para a empresa.

Com os modelos de e-mail para vendas cadastrados, a padronização faz com que a empresa passe sempre a mesma mensagem, alterando apenas detalhes quando necessário.

Além disso, com o cadastro de nome dos modelos de e-mail, fica fácil identificar qual mandar em cada etapa da venda.

Produtividade

Se você não precisa mais parar e pensar em como desenvolver um e-mail, você terá tempo para focar em outras atividades. Então, além de possibilitar a padronização das mensagens, ainda te ajuda a ter mais tempo, algo tão precioso para vendedores.

Foco em excelência

Na hora do atendimento, seu foco deve ser sempre oferecer o melhor para seu cliente. Por isso, se os e-mails forem escritos com pressa ou sem muita dedicação, provavelmente algo ficará faltando.

Além disso, o título do e-mail é algo que faz toda diferença e deixar para pensar em cima da hora é comprometedor.

Etapas para construir um e-mail 

Construir um e-mail perfeito de pode ser complicado, mas não é impossível.

Um bom e-mail precisa sim de um conteúdo de qualidade, mas o que ele se destaca e surtir os efeitos desejados é a maneira com que ele é construído.

A construção de um e-mail deve levar em conta o perfil do cliente, os conteúdos que serão anexados, o objetivo dele e como você quer que o leitor perceba a mensagem.

Embora existam vários tipos de e-mail, sejam eles e-mail marketing, e-mail de vendas ou e-mail de pós-vendas, a construção deles passam pelas mesmas etapas.

Quais seriam elas? 

Separamos para você algumas dicas com as principais etapas na construção de bons e-mails, confira: 

  • Conheça sua base de contatos;
  • Utilize um e-mail corporativo;
  • Defina estratégia de envios;
  • Crie um padrão ou use um template pronto;
  • Defina títulos criativos e atrativos;
  • Insira informações de outros canais de contato;
  • Segmente as pessoas para o envio; 
  • Faça testes A/B;
  • Analise os resultados de seus e-mails.

10 modelos de e-mail para enviar ao seu cliente

Abordagem

A abordagem é um dos primeiros passos que dá abertura para a negociação, e a forma como você falará com seu contato nesse momento é decisivo. Existem grandes chances de que seja a primeira vez que ele terá algum tipo de referência sua, por isso é importante ser objetivo e bem claro.

#1 Introdução

“Olá [nome do cliente],

Sou [seu nome], e trabalho no setor de vendas da [nome da empresa].

Nós [faça uma breve descrição da empresa e soluções que ela fornece]. Acredito que podemos te ajudar e por isso estou entrando em contato.

Qual seria a melhor hora para eu te fazer uma ligação?

Obrigado pela atenção,
[seu nome] [seu contato]

#2 Procurando a pessoa de autoridade do setor

"Oi [nome do cliente],

Sou [seu nome] da [nome da empresa] e estou tentando descobrir quem seria a melhor pessoa possível para discutir [problema que a solução que você oferece soluciona] em sua empresa.

Você se importaria de me indicar a pessoa certa e a melhor maneira de alcançá-la? E caso seja você, poderíamos agendar um dia para conversarmos?

Agradeço antecipadamente por sua ajuda.

Atenciosamente,
[seu nome] [seu contato]

#3 Amigo de um amigo te indicou

"Oi [nome do cliente],

Durante o almoço de ontem com [nome da pessoa] ele mencionou que você estava procurando por [descrever o que ele estava procurando] e acontece que minha empresa é especializada em [especialização da empresa].

Ele achou que poderia ser mutuamente benéfico para nós nos conectarmos, já que recentemente ajudei [cliente satisfeito] a melhorar sua [o que ajudou] implementando nossa solução.

Se você estiver interessado em discutir isso, podemos agendar um horário. Que tal na [dia da semana] às [horário]?

Aguardo sua resposta!

Desde já agradeço,
[seu nome] [seu contato]

Follow-up

A partir do momento em que se realiza o primeiro contato com o lead, é hora de dar pequenos lembretes sobre a empresa/solução e as reuniões que vocês marcaram.

É importante manter a cordialidade e não tornar a experiência dele turbulenta, sendo assim, a escolha das palavras é imprescindível para que ele não se sinta cobrado.

#4 Lembrete de reunião

Olá [nome], tudo bem?

Estou entrando em contato para lembrá-lo sobre nossa reunião no [dia] às [horário marcado] para falarmos sobre [nome do seu produto ou empresa].

Posso confirmar?

[seu nome]

Follow-up para cliente que sumiu

Ainda falando de follow-up, existe um outro tipo de modelo para esse tipo de situação que é quando o cliente pára de responder o vendedor.

Infelizmente todo vendedor já passou pela experiência de esperar a resposta de um cliente e ele nunca mais aparecer. Por isso, é extremamente importante ter uma forma de entrar em contato com os clientes que simplesmente sumiram, até porque você precisa manter seu funil de vendas atualizado com as oportunidades em cada etapa é definir se essa oportunidade realmente foi perdida.

Para esse modelo de e-mail é recomendado que seu CRM esteja atualizado e o histórico de vendas devidamente registrado, para que se obtenha dados precisos. Também não é preciso perguntar se o cliente recebeu, pois provavelmente ele teve algum motivo para simplesmente não responder.

#5 Retorno para um cliente que “sumiu”

Olá, [nome do cliente]

Tudo bem? Nosso último contato foi [dia do último contato feito]. Ainda não tive a oportunidade de saber sua resposta sobre [o que foi discutido no último e-mail] e por isso estou entrando em contato para saber se há algo mais em que eu possa ajudar.

Se ainda houver dúvida, estou aqui para ajudar!

Aguardo sua resposta,

[seu nome]

#6 Lembrando o cliente que solução ainda está disponível

Olá [nome],

Eu espero que tudo esteja bem com você. Sei que ainda não ouvi uma resposta sua sobre [assunto dos últimos contatos], mas eu realmente gostaria de te ajudar.

Estou enviando alguns materiais, em anexo e por links, que podem te ajudar com [um problema que a empresa está enfrentando no momento]. Aqui estão os links:

[links ou informações]

Eu também esperava agendar uma breve conversa esta semana para que possamos trocar uma ideia novamente sobre alguns dos projetos que você tem em mente. Quando você estará disponível na próxima semana?

Aguardo seu retorno!
[Seu nome]

Fechamento

Esse é o momento mais aguardado por todo vendedor, visto que é quando o cliente vai dizer se aceita ou não fechar negócio.

É um momento muito crítico e qualquer erro pode valer toda a venda. Sendo assim, a abordagem tem que ser bem pensada.

#7 Decisão do cliente

Olá [nome], tudo bem?

Estou entrando em contato para saber se você já conseguiu pensar nas nossas últimas conversas e ter uma decisão. Estou aqui para te ajudar, então se ainda tiver questionamentos, não hesite em entrar em contato!

Aguardo sua resposta,
[seu nome]

#8 Próximos passos

Olá, [nome do cliente].

Estou feliz que você esteja considerando adquirir nossa solução! Conforme conversado anteriormente, acredito que nossa ferramenta contribuirá para alguns de seus problemas, como [citar ao menos 3].

Se houver mais informações que eu possa fornecer ou perguntas que eu possa responder, por favor me avise. Os próximos passos seriam assinar o contrato e trabalhar com nossa equipe de sucesso do cliente para realizar os últimos ajustes.

[seu nome]

Pós-venda

A venda não termina quando o cliente fecha o negócio. É importante realizar um acompanhamento pós-vendas para entender como o cliente está lidando com a solução e se existem dúvidas ou problemas.

É esse acompanhamento que reduz o risco de cancelamentos inesperados, e aumenta a confiança do consumidor na empresa.

Saiba mais: Como finalizar um e-mail pós-vendas

#9 Está tudo certo?

Olá [nome do cliente],

Estou entrando em contato perguntar como está tudo na [nome da empresa ou cliente que você atende]. Como está sendo sua experiência com a nossa solução?

Recentemente, adicionamos alguns novos recursos ao nosso software que acredito que seriam realmente úteis para [as dores do cliente]. Se você estiver interessado em um bate-papo ou uma demonstração rápida esta semana, entre em contato comigo.

Tudo de bom para você,
[seu nome]

#10 Materiais para aumentar a familiaridade do cliente com a solução

Olá [nome do cliente],

Espero que você esteja bem! O membro da minha equipe, [nome do membro], estava compartilhando que você está com algumas dificuldades. Além da ajuda técnica, gostaria de compartilhar algumas postagens do blog relacionadas a este tópico que seriam úteis para vocês:

[links]

Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato comigo.

Desde já agradeço,
[seu nome]

Como saber qual o melhor modelo de e-mail?

Escolher o melhor modelo de e-mail dentro várias opções pode ser complicado, ainda mais se essa escolha não for baseada em dados, mas sim por critérios que não levam em consideração os resultados.

A escolha do seu modelo de e-mail pode, e deve, ser feita com base nos resultados que eles apresentaram como, por exemplo, taxa de abertura e respostas.

Tá, mas e você ainda não fez um teste?

Não é incomum que a parte do teste seja deixada de lado, uma vez que algumas empresas não os veem como mecanismos para moldar o processo e melhorar os resultados.

É muito interessante a realização de testes A/B, uma estratégia que permite que você teste dois ou mais modelos de e-mail e entenda qual teve uma maior taxa de abertura, respostas e cliques no link. Sem contar que ele ajuda até mesmo a identificar os melhores horários para entrar em contato com a base. 

Algo que também deve ser feito é testar assuntos.

Alguns assuntos despertam mais a atenção do que outros, e saber quais são esses assuntos para o seu público já ajuda na escolha e desenvolvimentos dos seus modelos de e-mail.

Modelos de e-mail para vendas dentro do Moskit

Você sabia que muitas ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, isto e CRM, trabalham com funcionalidades de que facilitam a vida do vendedor?

Uma dessas funcionalidades e criação de modelos de e-mail, que podem ser enviados de dentro da própria ferramenta.

O CRM é um sistema de extrema importância para as vendas, visto que ele organiza o processo de vendas e ajuda a aumentar produtividade da equipe, o que no fim acaba rendendo mais lucros.

Ferramentas como o Moskit, contam com essa facilidade para o usuário.

Veja também:

Quer saber como?

Dentro do seu Moskit, você pode cadastrar os modelos de e-mail (também chamados de templates) para otimizar o tempo. Para isso, o primeiro passo é ir no menu configurações.

Dentro do menu configurações você vai encontrar a opção modelos de mensagens, como mostra a imagem a seguir:

menu configurações moskit crm

Em seguida, clique na opção e entre na tela para cadastro:
tela de cadastro moskit crm

Existem diversas opções para você se organizar, como:

  • função para nomear o e-mail;
  • opção de anexos;
  • opção para definir o nome da mensagem;
  • criação de pastas;
  • opção de campos.

modelo mensagem moskit crm

Quando finalizar, você pode salvar o modelo que ele ficará em seus Modelos de e-mail, pronto para ser usado e editado e você poderá alterar as informações do modelo sempre que necessário.

Essa funcionalidade pode ajudar muito a melhorar a forma como a troca de e-mails é feita hoje na sua rotina de trabalho!

Como você viu, ter o Moskit CRM dentro da sua empresa pode te garantir essa e outras funcionalidades, então que tal começar um teste gratuito em nossa ferramenta e conhecer cada uma delas? Clique no banner a seguir e faça o seu teste gratuito. 

Teste grátis