É sempre muito importante fazer aquilo que conhecemos dentro da linguagem de vendas como follow up, ou seja, trata-se do acompanhamento de processos comerciais com o cliente.

Mais do que ter um pós-vendas eficiente em mãos, é a garantia um real acompanhamento dos clientes em todas as fases da sua jornada de compra, desde o momento em que ele se tornou apenas uma lead, durante o fechamento, na entrega e também na relação posterior com ele.

A melhor maneira de vender é fazer com que os clientes não vejam seus representantes de vendas apenas como simples vendedores de produtos e serviços, mas que os veja como consultores que os conduzem para a melhor solução, esclarecem as dúvidas necessária a todo momento e que o ajude a resolver problemas.

Nesse sentido, fazer um bom follow up de vendas criar e sustentar uma relação de confiança entre a sua empresa e os seus clientes.  O poder desse tipo de estratégia é realmente entregar da melhor maneira possível resultados que tragam fidelidade a clientes e novas oportunidades de negócio.

Um follow up feito com responsabilidade gera:

  • Aumento nas vendas devido a alto índice de satisfação de clientes.
  • Aumento na retenção de clientes
  • Cases de autoridade e importante para a confiança do mercado
  • Melhora o desempenho organizacional e estratégico
  • Aproximação com necessidades e problemas dos clientes para inovar
  • Diferencial de mercado que vira argumento de venda

Acompanhar cliente até onde?

É claro que precisamos entender que este é um processo sistemático e que pode começar a partir da primeira demonstração de interesse do cliente. Não basta enviar uma proposta comercial de vendas.

É preciso acompanhar todo o caminho que o seu prospect vai fazer. Um trabalho como este traz ferramentas e orienta vendedores sobre alinhamento de valores e propostas. Apesar disso, o follow up tem que acontecer para além da duração do ciclo de compra, é preciso estender até o pós-vendas.

Uma maneira eficiente de fazer também um bom follow up é criar meios de validar como o produto ou serviço adquirido pelo cliente está funcionando na realidade deles e como pode atingir em cheio as expectativas do momento da compra.

Não tem como fazer follow up sem dados

Para garantir que tenho um follow up de sucesso é preciso acompanhar cada rastro da operação comercial. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, é preciso utilizar um CRM.

Um sistema de gestão com clientes é a maior das forças na hora de realizar mais vendas, não só porque é  importante no processo de acompanhar, mas também por gerar dados suficientes para armazenar todos os dados dos leads e clientes de maneira organizada e integrada.

A facilidade em entender como o cliente quer ser tratado traz a facilidade de  entender a abordagem adequada em todas as etapas do processo. Conhecer bem as dores, intenções, expectativas do cliente, ajuda o seu time a abordar clientes no momento certo.

O timing certo é fundamental

Ter uma estratégia ágil e clara na hora de lidar com clientes acaba deixando times comerciais sempre um passo à frente das demais.

Uma boa parte da inteligência competitiva que pode trazer para seu time está em chegar na hora certa em que o cliente precisa, ser capaz de identificar dados fundamentais e criar planejamento e estratégias que o levem o mais rápido para a proposta de vendas ideal.

E mesmo depois da conversa propositiva de negócios, é sempre recomendado não perder tempo em entrar em contato com o cliente para saber sobre a análise da proposta.

O que a gestão está perdendo? Não confie em sua habilidade de fazer isso sozinho, com o Moskit CRM, você apenas ganha novas oportunidades que sua memória não lembrava. A venda está nos detalhes e você sabe disso.  

Como posso fazer um follow up realmente bom?

É claro que para que seja possível ter um bom relacionamento com clientes você precisa ter gerado e registrado dados sobre ele.

Organizar informações sobre seus contatos interessados é o primeiro passo para que no futuro tenha uma oportunidade de fazer uma nova interação com ele e vender mais.

Documentar tudo que seu cliente traz de informação e gerar inteligência comercial, e com isso, simplificar suas tarefas do dia dia e te dá a capacidade de realizar um acompanhamento mais efetivo.

Um CRM pode te entregar tudo isso além de desenvolver uma inteligência que gera insights de vendas em tempo real. Faça um teste no Moskit CRM e conquiste uma nova maneira de organizar, registrar e aproveitar dos dados de clientes para gerar novos negócios.