Na era da comunicação rápida e dos telefones inteligentes, um curioso canal de comunicação vem se popularizando rapidamente.

O WhatsApp cresceu de forma impressionante, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e 1 milhão de registros novos por dia.

Basta olhar ao seu redor para entender que a forma mais rápida e garantida de falar com alguém é enviando uma mensagem no WhatsApp. Estamos sempre com o celular em mãos, observando as notificações que chegam e respondendo as mensagens com agilidade.

Para quem vende, o WhatsApp virou um grande aliado e vem sendo utilizado amplamente no mundo todo para aumentar resultados e alavancar vendas.

Aprenda utilizar o WhatsApp para vender mais, as vantagens dessa ferramenta e mais.

Veja a seguir: 

  1. A importância de utilizar o WhatsApp Business
  2. Benefícios ao utilizar o WhatsApp para vender mais 
  3. 7 dicas para vender mais 
  4. Invista no Moskit Boost 

A importância de utilizar o WhatsApp Business

O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação no Brasil. Além de ser acessível para usuários de smartphones, ela possibilita que ligações e trocas de mensagens aconteçam de uma maneira mais descomplicada, o que é extremamente vantajoso para os usuários.

Por ser um canal já muito utilizado pelo público, a função business veio para aproximar as empresas dos clientes.

O WhatsApp Business permite que as empresas disponibilizem um canal de atendimento totalmente prático e rápido para o consumidor, um que ele já está habituado a usar em sua rotina. 

Essa ferramenta também oferece para os vendedores funcionalidades como mensagens automáticas, em que modelos de mensagens podem ser criadas e função de pagamento, facilitando a negociação.

As funcionalidades gratuitas do WhatsApp também contribuem para que propostas sejam enviadas, áudios e até mesmo reuniões realizadas.

Sem contar que essa é uma ferramenta que qualquer modelo de negócios pode se beneficiar, já que ela pode ser utilizada na Web ou em um aplicativo no celular, dando mobilidade para o usuário. 

Sendo assim, utilizar o WhatsApp para vender é uma estratégia para empresas que buscam se aproximar do consumidor e disponibilizar canais de atendimento que sejam funcionais e práticos para eles, facilitando a construção do relacionamento. 

Canais de atendimento ao cliente online

Benefícios ao utilizar o WhatsApp para vender mais 

Utilizar o WhatsApp pode trazer benefícios claros para seu negócio, conheça alguns deles:

  • Facilidade e Tecnologia: seu cliente entende que a tecnologia move a inovação, identificando o uso de ferramentas que adicionam facilidade como um ótimo diferencial.

  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente: estabelecer um contato consistente na comunicação com o cliente através do WhatsApp cria um nível extra de proximidade, fazendo o cliente identificar o vendedor não como um incômodo, mas como alguém próximo e disposto a ajudar.

  • Comunicação rápida e sem custo: falamos bastante sobre a agilidade da comunicação via WhatsApp, mas um dos pontos mais vantajosos é a possibilidade de ampliar o contato, saindo das mensagens de texto para chamadas de áudio e vídeo, sem adicionar custos no processo.

  • Mensagem automáticas: uma das funcionalidades disponíveis no whatsapp business é a mensagem automática, possibilitando que o usuário desenvolva mensagens de saudação e ausência. Essas mensagens ajudam na orientação dos clientes que procuram o canal para atendimento.

  • Pagamento pode ser feito pelo Whatsapp: o pagamento por meio do WhatsApp é uma das mais novas atualizações da ferramenta, permitindo que negócios aconteçam por intermédio de apenas uma ferramenta, aumentando as chances de conversão.

  • Organização de mensagens: o WhatsApp Business permite que o usuário categorize suas mensagens com etiquetas, o que contribui para que o vendedor entenda quais são suas prioridades e se organize durante a sua rotina de vendas. 

7 dicas para vender mais 

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação completa, mas ela por si só não consegue aumentar suas vendas, é importante entender alguns comportamentos dos clientes para moldar esse canal de acordo com as necessidades que eles apresentam.

Separamos algumas dicas que podem contribuir para a construção do seu WhatsApp Business. 

1. Tenha um único número comercial 

Um dos maiores erros das empresas, e vendedores, é na emoção de criar meios para se comunicar com o cliente, utilizar o contato pessoal para isso.

É importante separar bem o pessoal do profissional.

Ter um número comercial não é importante apenas por definir um limite. Dentro do WhatsApp Business é possível ter acesso a algumas estáticas que enriquecem a abordagem do vendedor.

Essa separação também permite que o vendedor organize sua rotina e faça uso total das funcionalidades que o WhatsApp disponibiliza na função business. 

2. Esteja em grupos de conversa

Grupos de WhatsApp são uma excelente forma de reunir pessoas e fomentar debates, podendo ser utilizado com eficiência para levantar opinião sobre seu produto com clientes especiais, para troca de informações em torno de um tópico de interesse específico ou promover eventos.

O WhatsApp permite que pessoas sejam convidadas e adicionadas ao grupo a partir de um link, que pode ser utilizado em campanhas ou enviado diretamente em qualquer outro meio de contato.

Através de grupos também é possível criar uma pequena comunidade, em que benefícios exclusivos são disponibilizados para os participantes. Essa ação pode despertar o interesse de leads e aumentar o desejo de alguns clientes.

É interessante em apostar em alguns gatilhos mentais para esses grupos, com campanhas e promoções exclusivas. 

3. Ofereça conteúdo de qualidade

O WhatsApp disponibiliza uma grande variedade de funcionalidades para os usuários.

Além de imagens e vídeos, o WhatsApp também permite enviar variados tipos de arquivos, incluindo documentos em PDF.

Saber como usar essas funções é vital para suas vendas.

Você pode enviar ebooks, campanhas e vídeos que estimulem o engajamento do cliente.

4. Faça um atendimento personalizado 

O WhatsApp é uma das ferramentas gratuitas de comunicação mais completas do mercado, dentro dela é possível ter acesso a diversas funções que permitem que o atendimento seja personalizado.

Um atendimento personalizado deve ser humanizado, por isso utilizar algumas funcionalidades disponíveis no WhatsApp pode ajudar a quebrar esse gelo.

Os stickers, gifs e emojis são opções para isso, deixando mensagens mais leves e desvencilhando a imagem de formalidade, isso, claro, sem perder o objetivo.

As notas de áudio também podem ser exploradas. 

5. Amplie o uso da ferramenta para o time de sucesso do cliente

Com a disponibilidade do WhatsApp em computadores, e não apenas celulares, a agilidade do uso ganhou novas proporções possibilitando uma comunicação instantânea e de qualidade.

Como a ferramenta é prática e familiar aos usuários, fornecer um canal de comunicação direto com o suporte pode adicionar um imenso valor ao seu sucesso do cliente.

6. Otimize o seu perfil comercial no WhatsApp

Dentro do seu WhatsApp é possível otimizar seu perfil, deixando ele mais completo e atrativo para os clientes.

Veja algumas dicas:

  •  Foto de perfil: a foto é a primeira impressão que o cliente tem sobre você, caso seja um canal exclusivo, é interessante usar a logo da empresa, ou algo que a represente. No entanto, se esse for um canal individual, uma foto que mostre bem o rosto, bem iluminada e profissional é a escolha mais segura. 

  • Descrição: o WhatsApp Business permite que você coloque uma descrição em seu perfil. Informações sobre o vendedor, ou empresa, é uma maneira de se conectar com o consumidor. 
  • Endereço: caso a empresa possua um endereço é interessante colocar no perfil, quanto mais completo for o seu perfil, maior será a credibilidade. 

  • Produtos/serviços: dispor alguns dos principais produtos e serviços para o usuário é interessante, essa é uma maneira de agilizar o atendimento, mas também de aprofundar o conhecimento dele acerca dos produtos/serviços oferecidos pela empresa. 

  • Fotos: fotos dos produtos também passam credibilidade que muitas vezes faltam em alguns canais. Pode ser fotos de promoções e campanhas, isso fica a critério. 

7. Crie cronograma de mensagens 

Assim como existe um cronograma de e-mails, é interessante desenvolver um de mensagens para o seu WhatsApp.

É importante lembrar que ele é uma ferramenta de comunicação para se aproximar dos clientes, portanto, explorar algumas funcionalidades é muito interessante.

Abordagens, follow-ups e propostas de fechamentos podem todas serem realizadas pelo WhatsApp.

Invista no Moskit Bost 

Dentro do Moskit CRM é possível comunicar-se diretamente com seu cliente utilizando o WhatsApp. Basta cadastrar o contato com um número de celular e clicar no ícone do WhatsApp.

Toda comunicação entre empresa e cliente deve estar registrada no histórico do CRM, só assim é possível proporcionar um atendimento de qualidade e livre de furos.

Com o WhatsApp não pode ser diferente. Assim que a ferramenta for adicionada como canal de contato para o seu negócio, é imprescindível que tudo que aconteça no WhatsApp seja registrado para consultas futuras.

No entanto, o Moskit oferece outra grande vantagem para seus usuários, o Moskit Boost.

O Moskit Boost é uma extensão que conecta todo o seu CRM diretamente ao WhatsApp, sem que você precise alterar telas para registrar informações e usar as funcionalidades do seu CRM.

Essa funcionalidade consegue entregar mais qualidade em suas vendas por WhatsApp, sincronizando mensagens, disponibilizando históricos e até mesmo modelo de mensagens.

Em uma rotina tão complexa quanto a do vendedor, ter essa praticidade o ajuda a otimizar o tempo sem perder a qualidade nas ações.

Quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso ao Moskit Boost