Se comunicar com o cliente é essencial para que negócios aconteçam.

Canais de atendimento ao cliente são inúmeros, mas certamente nenhum é tão popular aqui no Brasil quanto o WhatsApp. 

Por ser uma ferramenta gratuita e acessível para usuários com smartphone, o WhatsApp se tornou um verdadeiro fenômeno no país. 

As grandes empresas já passaram a ver no WhatsApp uma ferramenta para se aproximar do público e, de fato, realizar negócios, uma vez que o custo dela é baixo e o consumidor já está habituado a usá-la em sua rotina.

Neste post, você vai entender de uma vez por todas o porquê você precisa de um CRM para WhatsApp. Também vamos te apresentar o Moskit Boost, que tem como objetivo melhorar a qualidade de suas vendas e entregar um processo mais completo e acessível para o vendedor e gestor.

Veja a seguir:

  1. O papel do Whatsapp no atendimento ao cliente 
  2. Como funciona o CRM integrado ao WhatsApp?
  3. Vantagens do CRM para whatsapp
  4. O que é Moskit Boost? 
  5. Como fazer a integração? 

O papel do Whatsapp no atendimento ao cliente

O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais popular do Brasil.

Instalado em mais de 90% dos celulares ativos em território nacional, a ferramenta se tornou a forma mais simples e garantida de se comunicar com outras pessoas. 

Essa característica única de simplicidade e alcance permitiu que o WhatsApp fosse adaptado para outras funções, inclusive como plataforma de venda e relacionamento com o cliente.

O sucesso deste modelo é tão grande que estima-se que 20% de todas as vendas do Brasil passem pelo WhatsApp. Gigantes das vendas, como o grupo Via Varejo, que engloba Casas Bahia e Ponto Frio, possuem 9 mil vendedores dedicados apenas ao aplicativo. 

Essa mudança na forma como a relação comercial acontece abre uma enorme oportunidade para ampliar as vendas, mas também traz desafios que não existiam antes.

Do ponto de vista gerencial, a capacidade de utilizar informações de vendas para definir estratégias futuras acaba sendo limitada.

O aumento no fluxo de conversas pode transformar o WhatsApp numa grande caixa preta com milhares de interações e assuntos, sendo muito difícil organizar interesses, resultados e até entender por que o cliente desistiu da compra.

Uma venda possui inúmeros detalhes que enriquecem a capacidade de previsibilidade do gestor, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos e atenção especial aos pontos deficientes.

Do ponto de vista operacional, o vendedor está lidando na mesma plataforma com um número enorme de clientes, todos com necessidades, tarefas que precisam ser executadas e um histórico de interação com a empresa. 

Veja também:

A dificuldade de organizar as informações das vendas que acontecem no WhatsApp impacta todas as etapas do processo comercial e costuma prejudicar o trabalho da gestão e dos vendedores.

Historicamente, a organização das informações de vendas são feitas através do CRM, mas com a diversificação dos canais de comunicação essa tarefa vem se tornando cada vez mais complexa.

Analisando a realidade do vendedor brasileiro, entendemos que o próximo nível de excelência para times de vendas seria transformar a experiência de vendas através do WhatsApp.  

Como funciona o CRM integrado ao WhatsApp?

O Whatsapp, como pontuado, é a principal ferramenta de comunicação atualmente, por isso é comum que vendedores utilizem ele para se comunicar com os clientes, trocar mensagens e acompanhar de perto a negociação.

Para vendedores que já fazem uso do CRM, o WhatsApp é como se fosse um recurso extra, uma funcionalidade que precisa ser agregada ao seu gestor de relacionamento para fazer sentido.

Quando essa integração não existe, a probabilidade de dados serem perdidos ou esquecidos são altas. Essa falta de informação pode prejudicar o andamento da negociação e o custo da venda.

O CRM integrado ao Whatsapp faz com que o processo se mantenha, uma vez que seu WhatsApp passará a ter acesso direto ao CRM, podendo fazer registros, acessos e sincronia de dados.

Usualmente essa integração acontece por intermédio de extensões em seu navegador.

Vantagens do CRM para Whatsapp

Conheça as principais vantagens de adotar um CRM para WhatsApp. 

Captura de leads é facilitada

Muitas empresas já trabalham com o WhatsApp como um dos principais canais de atendimento para o cliente, mesmo sem a integração com o CRM. Embora não seja ideal, é a realidade de muitas empresas.

Ao casar essas duas ferramentas o usuário ganha uma segurança de que todas as informações a respeito do cliente serão reaproveitadas, seja para dar andamento na negociação ou criar estratégias de marketing com base nos atendimentos para atrair novamente e capturar essa lead. 

Outra vantagem no quesito lead é que ao ter essa integração, no momento em que o cliente inicia o contato ele, automaticamente, já está dentro do seu funil de vendas e é considerado uma oportunidade real. 

Envio de propostas é mais rápido

Essa integração permite que o usuário visualize de maneira clara e objetiva onde que o cliente está em seu funil, quais etapas do relacionamento já foram vivenciadas e o que falta para que ele feche uma venda.

Ter toda a negociação sincronizada possibilita que o vendedor não perca tempo e entenda quando fazer o envio de propostas, aproveitando o timing certo.

Quando não existe essa integração, é possível que demore alguns dias até que isso esteja visível no funil, uma vez que nem sempre o vendedor consegue passar manualmente os dados no mesmo momento em que está conversando com o seu cliente.

O envio de proposta mais rápido, implica em fechamentos mais rápidos e em ciclo de vendas mais curto, o que pode fazer com que o número de vendas aumente. 

Padronização de cadastro no sistema

Ter essa integração em seu CRM, contribui para que os registros no sistema sejam padronizados. 

A padronização afeta diretamente na organização do vendedor. Um profissional desorganizado pode ter dificuldades em encontrar informações, fato esse que interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, no volume de negócios que ele consegue administrar. 

Fortalece o atendimento com o cliente

O Whatsapp é provavelmente uma das ferramentas de comunicação gratuitas mais acessíveis e completas do mercado.

No Brasil, por exemplo, é praticamente unanimidade entre os usuários de smartphones. Os clientes se sentem mais confortáveis e seguros em saber que existe uma ferramenta acessível e de fácil utilização para se comunicar.

A facilidade que o WhatsApp leva para o usuário fortalece o atendimento, isso se, claro, existir uma equipe bem preparada para recepcionar esses consumidores.

Outro ponto que deve se atentar é que com a integração, é possível realizar análises sobre o atendimento e definir maneiras de fortalecer esse canal. 

Aumenta a produtividade e as vendas

Provavelmente essa é a maior vantagem, é a favorita das empresas.

A integração do CRM e WhatsaApp faz com que as vendas e a produtividade se elevem.

Isso acontece porque ao ter um maior controle sobre os contatos com seus clientes na ferramenta de comunicação, menores são as chances de perder informações e prazos. Fora que isso passa a ser algo automatizado, poupando o tempo do vendedor, que passa a focar em outras atividades que precisam mais de sua atenção.

Nova call to action

O que é Moskit Boost? 

O Moskit Boost é uma extensão para o Google Chrome na Chrome Web Store que facilita a consulta, registro e mais ações que estão disponíveis em seu CRM, tudo isso de maneira automatizada.

Sendo assim, ele tem como objetivo levar os principais recursos do CRM disponíveis ao abrir contatos no WhatsApp.

É fundamental para o vendedor encontrar informações em tempo real, com todos os dados do cliente, as negociações que estão em andamento e detalhes históricos do relacionamento com a empresa.

Sem precisar alterar a tela ou efetuar uma busca pelo contato, o vendedor precisa ter acesso imediato às informações que são essenciais para o sucesso da negociação. 

Com o Moskit Boost, você tem acesso às informações de negociação e atividades disponíveis diretamente no WhatsApp, ganhando agilidade e eficiência nas vendas.

Sincronia automática

 

Uma das principais funcionalidades do Moskit Boost  é a sincronia automática.

Essa função permite que o usuário tenha a segurança de que todos os dados que troca com o cliente e são relevantes para a negociação serão enviados no histórico dele. 

Além de todas as informações sobre as negociações ficarem sempre atualizadas no CRM, o usuário ganha tempo para focar em outras atividades, ao invés de ter que preencher manualmente informações sobre os clientes.

Histórico de conversa 

É fundamental para o vendedor encontrar informações em tempo real, com todos os dados do cliente, as negociações que estão em andamento e detalhes históricos do relacionamento com a empresa.

Sem precisar alterar a tela ou efetuar uma busca pelo contato, o vendedor precisa ter acesso imediato às informações que são essenciais para o sucesso da negociação. 

Com o Moskit Boost, o usuário tem acesso às informações de negociação e atividades disponíveis diretamente no WhatsApp, ganhando agilidade e eficiência nas vendas.

Mas a venda não acaba no vendedor. 

Os detalhes da negociação, assim como o histórico da conversa, só fazem sentido para a operação de vendas quando estão organizados de forma fácil e acessível no CRM. 

Com o Boost, você gerencia as mensagens que estarão disponíveis na linha do tempo e acessa rapidamente o histórico de conversas do seu lead.  

Módulos e atividades 

Outra feature muito interessante do Moskit Boost são os modelos de mensagens

Com eles você ganha tempo e qualidade de atendimento padronizando seu atendimento com modelos de mensagem pré-definidos.

Ter acesso a todos esses dados permite ao gestor identificar gargalos no funil de vendas e, de forma ainda mais detalhada, analisar especificamente negociações que não foram bem sucedidas. 

O potencial estratégico que pode ser extraído das negociações que acontecem através do WhatsApp são enormes, e essas informações produzem incríveis relatórios gerenciais que permitem analisar a produtividade das vendas e todo o ciclo de vida comercial.

Como fazer a integração? 

O Moskit Boost é uma extensão que conecta o seu Moskit ao Whatsapp.

Nosso CRM é um dos mais completos do mercado, uma vez que ele é pensado e atualizado constantemente de acordo com as necessidades dos vendedores brasileiros e com as mudanças do mercado. 

Mas e a integração? 

A integração é muito simples na verdade, basta realizar o download da extensão, fazer o login em seu Moskit e ajustar as configurações.

Em nossa página de ajuda você encontra o passo a passo dessa integração e mais detalhes sobre como usar o Moskit Boost. 

Após todas essas informações, você já pensou em ter as principais funções do seu CRM disponíveis ao abrir um contato no WhatsApp?

Aumente a qualidade do seu atendimento e a produtividade de vendas utilizando as informações de negócio da forma certa.

Tudo sincronizado automaticamente com o seu CRM

Teste grátis Moskit