Blog de Vendas, CRM e Gestão

As diferenças entre o pré-vendedor, vendedor e pós-vendedor

Escrito por Talita Bernardes | 29/09/2021 11:00:00

Se você está começando em vendas, provavelmente já se deparou com alguns termos para se referir aos profissionais do setor comercial.

Isso acontece, pois desde o momento que o cliente entra no funil, até o fechamento do negócio, existem alguns especialistas responsáveis por algumas etapas específicas.

Essa divisão contribui para que exista uma elevação da produtividade dentro do setor de vendas.

É importante conhecer cada um desses especialistas, pois só assim é possível compreender melhor a divisão de tarefas e o papel de cada um na aquisição e manutenção de clientes.

Se você não sabe quais as principais diferenças entre o pré-vendedor, vendedor e pós-vendedor, esse texto vai te ajudar a compreender de vez quem são eles e o que eles fazem.

O que é pré-vendedor?

Responsável por abordar e recepcionar os clientes, o pré-vendedor é geralmente o profissional que identifica e separa os leads qualificados e faz o tratamento inicial com eles, logo eles fazem a tratativa de topo de funil.

Saiba mais: Pré-vendas: o que é e como adotar na sua empresa 

Importante ressaltar que existem dois tipos de pré-vendedores: o Sell Development Rep – SDR – e Business Development Rep – BDR –.

As principais diferenças entre eles está pautado na maneira com que os leads chegam até a base do funil de vendas.

O SDR trabalha ativamente em parceria com o marketing, já que grande parte das oportunidades que recebe provém de inbound marketing, isto é, uma lista com clientes mais qualificados, sendo assim quando o SDR entra em contato ele já entende o interesse e as dores desses cliente, uma vez que uma interação com ele já foi realizada.

Já o BDR opera em cima do outbound, e a lista de contato é desenvolvida através de cold call e eventos

Embora tenham maneiras diferentes de obter clientes e operar, um não precisa dominar o outro e eles podem coexistir em um mesmo ambiente, já que ambos são importantes e unir suas peculiaridades apenas aumenta as chances de gerar oportunidades qualificadas.

O que é vendedor?

Dentro do processo de vendas segmentado, o vendedor é o responsável por cuidar e administrar as oportunidades de meio e fundo de funil.

Saiba mais: O que é funil de vendas? Entenda cada etapa com a Moskit!

É o vendedor que desenvolve estratégias, apresentações de vendas e propostas comerciais para os clientes. Também fica a cargo dele solucionar dúvidas e mostrar na prática como a solução se adequa às necessidades do cliente.

Esse profissional precisa ter um bom domínio das técnicas de persuasão, fora o poder de compreensão e organização, pois diariamente lida com diversos clientes e cada um precisa de um atenção especial.

Diferentemente dos pré-vendedores, que usualmente tem um tempo menor de contato com o cliente, os vendedores lidam com o cliente por um tempo maior, já que a função deles envolve negociar com eles e fazer com que se chegue a um acordo em comum benefício para as duas partes.

Em grande resumo, podemos dizer que o vendedor é o profissional responsável por levar o cliente até o fechamento e fazer com que ele, de fato, feche, uma vez que a qualificação já foi realizada com o pré-vendedor.

O que é pós-vendedor?

Responsável por manter o bom relacionamento e o interesse do cliente na solução, o pós-vendedor tem como foco fidelizar e reter o clientes. Cabe a ele criar ações para os clientes se interessem cada vez mais pelo produto/serviço.

O profissional de pós-vendas deve se destacar pelo bom relacionamento e atendimento ao cliente, ele precisa conhecer bem a solução e seus clientes, já que será responsável por sanar dúvidas que surgem após a aquisição do mesmo.

Em pós-vendas também se concentram as estratégias de retenção, logo também é de extrema importância desenvolver ações para reter o cliente. 

Quais as principais diferenças entre pré-vendedor, vendedor e pós-vendedor?

Pré-vendedor

Vendedor

Pós-vendedor

Abordagem e prospecção

Negociação e fechamento

Fidelização e retenção

Pode durar dias ou semanas

Pode durar semanas ou meses

Pode durar meses ou anos

Conexão rápida

Relacionamento mais forte

Relacionamento mais forte

Qualificação, agendamento e primeiro contato

Propostas, ações de vendas e apresentações

Acompanhamento e onboarding

Leads

Cliente em potencial

Clientes

Topo de Funil

Meio e fundo de funil

Funil de pós-vendas

 

Como administrar esses profissionais? Conheça a ferramenta perfeita

Os pré-vendedores, vendedores e pós-vendedores precisam trabalhar bastante para encontrar leads qualificados, repassá-los para os vendedores, fechar negócio e fazer com que ele se mantenha.

Para que tudo isso seja possível, é importante que de ponto a ponta exista uma cultura e vontade de conhecer mais sobre a empresa, os clientes e a solução.

Quanto mais informações são obtidas, maiores são as chances de ganhar a confiança dos clientes e manter o processo estruturado. 

Estar dois passos à frente, além de facilitar a comunicação, permite que a planeje abordagens, propostas e onboardings pautados na dor e realidade do consumidor.

Entre ligações e e-mails, é importante ter muita paciência e senso de organização para lidar com os desafios diários que envolvem a rotina de vendas. Só que muitos profissionais relutam em aceitar ajuda e acabam atolados com cargas de trabalho que não conseguem dar conta.

Inserir ferramentas para auxiliar é fundamental para que se mantenha a qualidade de trabalho. Além de colaborar com a otimização de algumas atividades, vai facilitar processos e registro de informações. E como o trabalho de quem trabalha em vendas quase sempre gira em torno do cliente, é necessário um banco de dados para registrar algumas informações.

O Moskit CRM é uma ótima ferramenta, que além de contribuir para esses registros, permite que eles sejam acessados de qualquer lugar.  Quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso a todas as funcionalidades,