Como foi o RD Summit do ano passado?

Como foi o RD Summit do ano passado?

O RD Summit é o evento mais completo de Marketing e Vendas da América Latina e está sendo esperado por muita gente. Se essa é a sua primeira vez por lá, nós te contamos como foi nossa experiência e o que esperamos dessa edição. Confira!

Paulo: Olá pessoal, bem-vindo aí, mais um MoskitCast e o assunto de hoje vai ser como foi o RD Summit do ano passado. Estamos aqui com o Mateus e com a Isadora. Isadora que frequentou aí praticamente todas as palestras, virou cinco pessoas em uma no evento do ano passado e vamos com tudo aí pro evento desse ano também, né?

Isa, conta aí pra gente aí o que você acha que merece ser levado, o que você separou, alguns itens interessantes pra aproveitar o evento como um todo.

Isadora: Legal. Então, eu pensei na minha experiência dos dois últimos eventos que foram os que eu participei e aí a gente tem que pensar que é um evento que a gente vai passar o dia inteiro lá, né? Então é importante levar carregador de celular, sempre eles disponibilizam alguns pontos pra gente carregar celular, tablet. E aí você pensa que também é interessante levar aquelas baterias extras se você tiver ou adaptador, porque nem sempre você vai poder ficar do lado de fora carregando o seu celular, mas é importante.

Paulo: Inclusive tem até alguns lugares lá que fornecem algumas baterias também, né, na feira de negócios. Então é bem tranquilo isso aí e fato que você vai querer anotar tudo no celular.

Mateus: É, às vezes usa pra anotar e gasta uma bateria danada.

Paulo: Ou pra compartilhar entre os colegas também no WhatsApp, alguma coisa. Já tá rolando um grupo de WhatsApp aí, quem quiser entrar manda uma mensagem pra gente aqui que a gente adiciona.

Mateus: Inclusive algumas dessas perguntas que a gente vai responder aqui, algumas coisas que a gente vai conversar vieram lá desse grupo, então se você tá de fora aí é só solicitar aqui embaixo que a gente já adiciona.

Paulo: Então vamos manter o celular carregado pra aproveitar ainda mais.

Isadora: Leva uma mochila também, porque você vai precisar levar outras coisas também, né?

E na feira de negócios você vai acabar recebendo bastante brindes e isso é bem legal, então ter uma mochila é interessante. Os snacks porque né? Você vai ficar bastante tempo nas palestras então pode bater aquela fome e aí você leva alguma coisa pra aguentar até a hora do almoço ou coffee break.

Paulo: E de preferência que não faça muito barulho também.

Mateus: Não vai levar um Cebolitos né?

Isadora: Não vai levar aquela coisa que tenha um cheiro…

Paulo: Sem cheiro e sem barulho, por favor.

Isadora: Tem que ter bom senso! E eu acho que talvez o mais importante ou um dos mais importantes é o seu cartão, com as suas informações. A gente vai tá em um evento que possibilita fazer muito networking, então não deixa passar a oportunidade, todo mundo que você conhecer, você troca cartão que isso pode ser uma possibilidade de negócios, de crescimento, então tem que ter cartão também.

Mateus: Boa!

Paulo: Legal. E uma dúvida aí bastante frequente de muita gente é que tipo de roupa que eu uso, é um evento muito formal, como que funciona? O que você tem pra passar pra nós?

Isadora: Então, essa foi uma dúvida que logo no começo do grupo do whats bastante gente perguntou. Eu acho assim, você tem que estar com uma roupa confortável, mas claro uma roupa que seja compatível com o seu cargo, o seu trabalho.

Se você é uma mulher que costuma usar salto, nada te impede de usar salto, mas pensa que você vai ficar bastante em pé, que as palestras costumam ser longe uma das outras.

Mateus: E às vezes você tem que dar uma corridinha, porque você olha lá “essa palestra que eu quero assistir é lá do outro lado”, então tem que dar uma corridinha mesmo.

Isadora: Pois é, literalmente uma corridinha.

Mateus: Você perde aí um pouco de agilidade pra chegar a tempo.

Isadora: Tem que pensar nisso. O evento também é todo com ar condicionado, então se você é uma pessoa que costuma sentir frio leva um blaser ou vai de camisa de manga comprida. Isso é interessante porque a gente vai tá em Florianópolis, mas tem bastante ar condicionado lá. Então pensa nisso, em uma roupa confortável, mas nada impede que você esteja de salto.

Paulo: Bacana.

Mateus: Beleza, isso aí pra pensar antes de ir. E agora lá na hora, uma dúvida que a galera perguntou e que rola sempre é como é que vai tá o trânsito lá pro evento, como é que vai tá pra chegar lá no local do RD Summit?

Isadora: Como que você acha Paulo que vai tá o trânsito?

Paulo: Ano passado a gente acabou chegando bem cedo lá e o trânsito já estava bem forte né. As movimentações ao redor do Centro de Eventos, então é essencial.

Vou falar até dessa dinâmica de credenciamento, tudo mais. É essencial chegar aí pelo menos uma hora, meia hora antes porque além do credenciamento, esse ano tão prevendo aí pelo menos quase que vai dobrar o número de participantes.

Isadora: Cinco mil né, tá prevendo?

Paulo: E com certeza não tem como dobrar a estrutura de credenciamento porque é um espaço físico que vai ser o mesmo utilizado ano passado, então vale a pena chegar um pouco cedo pra não perder aquele lugar bom na plenária pra abertura e pras próximas palestras.

Mateus: É um evento grande, né? Então tem que chegar cedo mesmo, senão vai chegar e não vai ter como escapar de fila no estacionamento, de trânsito pra entrar.

Paulo: Até lugar no estacionamento.

Mateus: Fila pra pegar crachá e material. Então o ideal é que chegue-se antes ali, uma horinha de antecedência, é até bom que já dá um tempo de ir andando um pouco pelo lugar, pela feira de negócios, já ir vendo como é que vai ser, pegar um bom lugar na plenária, vale a pena.

Isadora: É questão de se programar né, pra chegar no horário nos dias de evento e o primeiro dia que é mais importante.

Paulo: E nos últimos anos eles disponibilizaram também a questão do tradutor simultâneo né, que alguns palestrantes são de fora né, falam inglês e pra quem não está habituado e não entende muito bem vale a pena pra passar um tempinho na fila pra pegar o tradutor, não demora muito é bem simples pra pegar, bem fácil e aproveita ainda mais o evento.

Isadora: Inclusive isso é uma dúvida que as pessoas que precisam da tradução tem, então pode ficar tranquilo que você vai conseguir acompanhar normalmente.

Paulo: E vamos falar um pouco das trilhas, pra 2016 parece que aumentaram bastante o número de trilhas. E a gente tá em primeira mão, não saiu ainda né?

Isadora: Não, não foi divulgado, a gente entrou em contato com o pessoal e pediu se eles poderiam compartilhar com a gente o que a gente tem confirmado de trilha e mudou e está com bastante coisa interessante. Esse ano.. quer contar o que tem aí, Mateus?

Mateus: Vou começar aqui! Primeiro: Gestão e estratégia, Marketing Introdução, Marketing Avançado, Marketing Outras Formas, Conteúdo, Vendas, CS e atendimento ao cliente, Tecnologia, a trilha de Agências que já costumava ter, Educação, E-commerce e Desenvolvimento Pessoal, essa sim é nova.

Isadora: Muito interessante!

Paulo: Por nós sermos aqui do Marketing, eu e a Isa, vale a pena aí se atentar a parte do marketing introdutório e avançado, então vale a pena você se colocar aí porque a introdução com certeza muitos aí, muitas pessoas já, às vezes até um palestrante bom, muito bom que entende de técnicas avançadas mas às vezes não vale a pena assistir uma palestra dele nessa trilha de introdutório porque você já sabe todo o conteúdo que vai ser falado lá, tudo mais e pode focar aí num marketing mais avançado e vice-versa. Se você não entende a introdução é muito bom você pegar aí todas essas trilhas e iniciar todo esse processo de inbound que vai ser falado lá.

Mateus: É, eu acho que até vale a pena a gente comentar um pouco de como que funciona essa dinâmica de palestras no dia a dia. Vai ser um evento grande, igual a gente tava falando, cinco mil pessoas então isso tudo vai ser bem dividido. Aparentemente vai ser uma plenária, uma sala principal onde vão se apresentar ali os principais nomes do evento, acho que vai ter uma outra sala grande onde vão ter outras palestras grandes, que é uma novidade pra esse ano, antes a gente só tinha uma plenária e a gente tem outras salas menores que é onde acontecem essas trilhas temáticas.

Então o mais importante é você se preparar com antecedência, conforme o pessoal da organização for mandando aí no Facebook, colocando no site…

Isadora: Tem aplicativo, né.

Mateus: Aplicativo, se organizar com antecedência e ver quem que você quer assistir, quais são os temas das palestras e deixar isso organizado porque se for deixar pra montar o seu cronograma na hora pode ficar meio apertado e você perder alguma coisa, até pra ver se não vai ter uma sala muito longe da outra que de repente não vai dar tempo de você chegar, enfim. Dá uma organizada mesmo, são dois dias de evento, é muito conteúdo então cada trilha dessas vão ter muito conteúdo, vários palestrantes, é legal você marcar “não posso perder esse aqui, eu não posso deixar de acompanhar esse aqui”, deixar marcadinho lá o horário até pra você se organizar, vai ser um horário de almoço e refeição que não tem.

Isadora: E eles disponibilizam durante um horário a refeição, mas você tem que ver o que vai caber ali na sua agenda, por isso que vale a pena baixar o aplicativo pra poder acompanhar as trilhas e os horários certinho de cada palestra que você quer ver.

Paulo: É, no evento passado tinha um monte de food truck ali, né?

Mateus: Acho que esse ano vai ser food truck de novo, né?

Paulo: Tinham muitas opções bacanas, boas demais.

Mateus: Lembra daquela coxinha cara? Aquela coxinha tava incrível.

Paulo: Mais tudo que é bom acaba cedo também, então vai lá na hora do almoço, passa ali, você vai ter que passar acho pela feira de negócios, o Moskit vai tá com estande lá, então nós do Moskit podemos trocar uma ideia com você e tudo mais e perguntar como tá sendo o evento pra você, então vamos compartilhar informação aí e vai lá, faz o seu horário de almoço.

Mateus: É, a feira de negócios é uma boa oportunidade de você conhecer produtos novos, pegar dicas com as pessoas, porque tem muita novidade e tem muita gente legal lá nos estandes pra conversar e trocar ideia, não é só nas palestras que você pode aprender e se informar, a feira de negócios tem muita gente boa que trabalha o dia a dia do marketing digital, de vendas, que pode te auxiliar.

Paulo: Uma coisa que eu sinto muito na feira de negócios do Summit é que as ferramentas necessárias pra você executar o que as pessoas estão falando em todas as palestras você consegue encontrar todas lá, não precisa passar muito tempo pesquisando quando você voltar pro seu trabalho, passar muito tempo pesquisando, vendo o que eu vou usar, o que eu não vou usar pra fazer determinada coisa, então tem um monte de consultor bacana que vai conseguir fazer exatamente o que tá sendo executado ali e falado nas palestras.

Mateus: Exatamente. E o cara, você vê falando que você tem que fazer tal coisa e tal coisa, ficou na dúvida “mas como que eu vou colocar isso aqui em prática, como que eu vou levar isso lá pra minha empresa”. Na feira de negócios você vai conseguir enxergar tudo que é falado lá nas palestras, nas trilhas, na prática. O cara falou que é legal de fazer assim, dá pra fazer com isso, com aquilo, como eu monto essa estratégia na minha empresa. Então uma dica é aproveitar bem a feira de negócios pra aproveitar bem e começar a enxergar como colocar em prática aquilo que é falado lá nas salas.

Paulo: É, eu já sei inclusive que vai ter ótimas empresas de marketing de conteúdo, pra geração de conteúdo, vai ter uma ótima empresa que eu conheço de pré-vendas, de SDR que é um conceito muito aplicado ali. De CRM vão ter algumas empresas, alguma delas é a nossa. Então se conversar com o concorrente passa no nosso estande pra ver o que a gente tem de melhor, estamos aqui no Brasil.

É, enfim… É muito interessante.

Mateus: Eu acho que de forma geral é isso. Você Isa, que às vezes tem essa parte aí da alimentação que tem alguma restrição, alguma coisa, você tem alguma coisa pra falar assim dessa parte?

Isadora: Eu achei muito legal, até parabéns pro pessoal da organização que o ano passado eu deixei esse feedback de que o pessoal que tem algum tipo de intolerância alimentar igual eu tenho, a gente sentia dificuldade de encontrar alimentação e esse ano eles já providenciaram isso e eu achei muito legal, que foi uma coisa que foi super rápida né. Então se você é vegetariano, não consome glúten, lactose, eles já mandaram um e-mail que esse ano tá ok, vai tá comida tranquilo lá. Só que chega cedo!

Mateus: E cuidado se tiver pão de queijo, pode ser uma armadilha! Fujam!

Isadora: Esse ano talvez não. Ah, eu tenho mais uma dica antes da gente terminar aqui a conversar.

Se você tem medo de chegar na palestra e não ter lugar, nos últimos dois anos quando muita gente ficava de fora eles abriam uma sessão extra da palestra. O ano passado por exemplo aconteceu isso na palestra da Ana Tex.

Mateus: Que vai acontecer de novo, né?

Isadora: Com certeza. Então o pessoal da organização tá bem atento, se ficou bastante gente de fora com certeza eles não vai deixar perder o conteúdo né.

Mateus: Rola o replay. Mas é bom, essa palestra da galera mais famosinha que tem muitos seguidores aí, você tem que chegar um pouco mais cedo mesmo.

Paulo: Às vezes essa sala maior que eles colocaram é justamente pra isso, então eles podem ter resolvido dessa maneira também.

Mas eu quero deixar um parabéns aí pra equipe do RD, porque cada ano que passa o evento está cada vez melhor. Esse ano a gente não vai ter a presença do Murilo Gun, mas esperamos que o novo mestre de cerimônias…

Mateus: Falaram muito bem dele, eu não conheço não, mas falaram bem.

Paulo: Mas esperamos que ele dê conta do recado, a gente sabe que é muito importante ter um mestre de cerimônias dinâmico, engraçado pra alegrar a turma.

Mateus: Eu acho que vai ser um super evento como tem sido dos outros anos que a gente tem ido, esse vai ser ainda melhor, maior, mais conteúdo, então vamos aproveitar ao máximo ali esses dois dias pra conhecer pessoas legais, aprender, trazer muito conteúdo. Normalmente ali são dois dias que você traz conteúdo pra aplicar durante todo o ano que segue.

Isadora: É verdade Mateus.

Mateus: Vamos aproveitar bastante e passe lá no estande do Moskit pra conhecer a gente também.

Isadora: E se você não fez a sua inscrição ainda…Faça antes que acabe!

Paulo: Tem inclusive um código de desconto, que se você usar o código MOSKIT lá na landing page do Sympla, que vende os ingressos você pode conseguir 20% de desconto.

E bom, é isso aí gente. Fugimos um pouco do escopo dos podcasts que a gente faz toda semana, normalmente a gente conversa sobre Marketing e vendas. Então se você tiver interesse em seguir, segue a gente no soundcloud, assina o canal do iTunes que você vai tá recebendo toda sexta-feira um podcast novo.

Mateus: Com certeza. Valeu galera!

Isadora: Tchau gente.

Paulo: Valeu pessoal!