Como gerenciar equipes remotas - Moskit no Home Office #6

Como gerenciar equipes remotas - Moskit no Home Office #6

Ao longo dos últimos textos conversamos sobre os principais aspectos do trabalho remoto e home office.

Falamos sobre organização do local de trabalho, como estruturar uma boa rotina matinal, abordamos alguns problemas comuns que a distância e a falta de um local de trabalho centralizado podem trazer e os impactos que isso causa na comunicação.

Trouxemos também sugestões de ferramentas tecnologias que são capazes de solucionar todos os problemas destacados, permitindo uma melhor gestão remota do seu time de vendas.

Agora que você tem a organização pessoal, a visão e as ferramentas necessárias, é importante saber como aplicar tudo isso na forma de gestão:

Use a informação que tem nas mãos

Todas as ferramentas sugeridas trazem uma carga enorme de informações para o dia a dia do gestor, ser capaz de utilizar essas informações é fator decisivo para o sucesso da gestão.

Apoie-se no seu CRM para guiar reuniões e definir atividades. Durante as reuniões com o time de vendas, garanta que os negócios em andamento estão na tela e que seja possível discutir um por um.

Lembre-se também de passar pelas fases do seu funil de venda, discutir as projeções e percentuais de conversão. Essa visualização prática das informações de vendas é uma das principais armas na hora de decidir estratégias de vendas e entender o que pode ser melhorado.

Relatórios gerenciais e produtividade

Um bom CRM é capaz de transformar suas informações e interações em relatórios gerenciais importantes.

Esteja sempre acompanhando a produtividade dos vendedores para entender como podem investir melhor seus esforços. Saber quais formas de abordagem são mais eficientes e traçar métricas de produtividade que façam a equipe trabalhar em melhor sintonia.

Entenda como os indicadores influenciam no resultado e como focar nos elementos que impulsionam a meta é mais importante do que a própria meta.

Se alguém que faz 30 ligações por dia tem números melhores do que quem faz 20, focar no número de ligações diárias pode ser uma boa tática para alcançar a meta de vendas.

Reuniões individuais são importantes

As reuniões em equipe são fundamentais para que todos estejam na mesma página e adotando a mesma estratégia de vendas, mas encontros individuais são excelentes para ajustar comportamentos específicos e corrigir pontos observados nos relatórios de produtividade e que sejam específicos de cada vendedor.

Se um vendedor faz 7 tentativas de contato antes de desistir e taxas de maior sucesso do que aqueles que tentam 4, a instrução individual para aumentar o número de tentativas pode fazer sentido.

Este é só um exemplo de como podemos identificar detalhes que, pontualmente possam ajudar cada vendedor a alcançar o máximo de seu potencial. São inúmeros os indicadores fornecidos pelo seu CRM para conseguir ajustar detalhes e amplificar resultados.

A distância não pode afetar o aprendizado

Toda equipe de vendas está em constante aprendizado.

Esse aprendizado muitas vezes é compartilhado organicamente entre o gestor e os vendedores. Pode ser por um comentário, a comemoração de um negócio que ensina algo importante ou simplesmente observando como um colega se comporta.

A distância prejudica muito esse tipo de aprendizado, e o gestor de vendas deve ficar atento para que essas lições sejam sempre compartilhadas. Estimule que os vendedores conversem sobre seus processos de fechamento e a condução dos negócios durante as reuniões, assim como sejam mais detalhistas no registro dessas informações no CRM.

É assim que a equipe vai crescer junta e o nível de maturidade de cada um dos vendedores vai se desenvolvendo.

A gestão de vendas remota traz tudo que a gestão tradicional já trabalha, mas alguns pontos mais sensíveis precisam ser contornados e intensificados.

O gestor mais atento deverá entender que seu papel, mais do que nunca, é de facilitar interações e acesso à informação.

Para aplicar todas essas dicas imediatamente, faça um teste gratuito no Moskit e descubra como é simples ter acesso aos relatórios e informações que podem mudar o destino das suas vendas.