Os principais problemas - Moskit no Home Office #3

Os principais problemas - Moskit no Home Office #3

Apesar dos enormes benefícios, uma rotina centrada no próprio lar traz alguns problemas que é preciso estar preparado. Muitos deles podem prejudicar o desempenho do trabalho e até mesmo a saúde mental.

Com a preocupação inteiramente voltada para compensar a ausência do escritório, o trabalho em home office cria pressões e expectativas difíceis de lidar, principalmente quando home office é visto pela empresa como uma espécie de benefício e não apenas como um regime de trabalho diferente.

Alguns dos problemas podem inicialmente não parecer um problema, mas no longo prazo acumulam estresse e problemas que custarão caro depois.

Trabalhar demais

Apesar de ir contra o que a maioria dos gestores pensam quando ouvem sobre home office, é extremamente comum profissionais se excederem na rotina de trabalho.

Tanto por sair menos da mesa de trabalho, quanto pelo trabalho estar sempre acessível, é comum que as horas trabalhando sejam estendidas e que se use o horário de descanso para adiantar alguma coisa ou revisar algo que já foi feito.

A armadilha aqui, é que acabamos deixando nos levar pelas tarefas e abandonando atividades de relaxamento e lazer. As consequências são estresse, esgotamento mental e ansiedade.

Por mais que não pareça, quando comparado ao esforço mais físico, o mental também desgasta e precisa de tempo para recuperação. Esse modelo de rotina por muito tempo acaba, curiosamente, derrubando a produtividade.

Assumir que o horário de descanso é parte de uma recuperação necessária para manter a produtividade alta é crucial para evitar esse problema.

É muito fácil se isolar

Até mesmo as pessoas mais extrovertidas acabam se afastando e se isolando quando trabalham em home office. Diferente do escritório onde algumas conversas casuais acontecem no corredor e pegar um café pode terminar em boas risadas entre colegas, no home office essas interações espontâneas não acontecem com facilidade.

É normal não querer incomodar um colega ou evitar puxar papo porque não tem assunto e acabar sem conversar com ninguém por um longo período de tempo.

É preciso lembrar que relações sociais são vitais para seres humanos e devem ser estimuladas entre membros do time e amigos do mundo externo. Esse isolamento pode terminar causando depressão.

É difícil fazer as pessoas entenderem que é trabalho

Interrupções são comuns em qualquer lugar, mas quando estamos no escritório, as pessoas entendem que estamos trabalhando e temos objetivos para cumprir.

Em casa, mesmo que saibam que existe um trabalho sendo feito, ainda é difícil fazer as pessoas entenderem que barulho incomoda e que interrupções atrapalham bastante o andamento do trabalho. Em alguns casos, é difícil até explicar que não dá para fazer as tarefas de casa durante o expediente de trabalho.

Quanto antes essa conversa e limites forem estabelecidos, mais fácil fica cobrar que sejam cumpridos. Pode precisar de reforço e muita insistência, mas assim como estabelecer limites entre o trabalho e o descanso em casa é importante, limitar como a rotina da casa impacta no andamento do trabalho também é.

Reconhecimento importa

Sabe aquela ideia de que, quem não é visto, não é lembrado? Infelizmente em muitos lugares isso é verdadeiro. E para não ser esquecido, não basta apenas fazer o próprio trabalho, é preciso garantir que pessoas entendam que você também colabora para o time.

A melhor forma de fazer isso é envolvendo outras pessoas no processo, pedindo sugestões e compartilhando resultados. Gestores também possuem a atribuição de envolver o time na conquista de cada profissional, garantindo que valorizem e entendam a importância individual.

Para  o vendedor remoto, é importante garantir que esteja sempre se envolvendo com a equipe, para o gestor, promover reuniões que sirvam não apenas para trocar informações de trabalho, mas que tenham um tempo para que e o time reconheça o trabalho dos outros traz resultados muito positivos.

Estes são apenas alguns pontos que merecem reflexão e observação constante, cada um desses aspectos podem influenciar na saúde mental e na forma como nos sentimos em relação ao nosso trabalho.

Trabalhar de casa pode trazer muitas facilidades, mas estender a vigília para pontos que podem nos prejudicar só fortalece a conquista e os resultados de todos.

Se quiser saber mais sobre como vender remotamente ou gerenciar times remotos de vendas, faça um teste grátis no Moskit.