5 passos para deixar de adiar tarefas importantes

5 passos para deixar de adiar tarefas importantes

A vida de um vendedor é repleta de atividades importantes.

São pequenas tarefas que dão andamento ao processo e, sem elas, nada sairá do lugar.

A parte ruim é que são atividades que despertam certa preguiça na maioria das pessoas. E mesmo que não sejam tarefas difíceis, ligações, emails e reuniões são convidativas de se adiar sem consequências mais graves no curto prazo.

Com isso, ficar adiando ligações, deixar para depois um email e pedir desculpas para evitar uma reunião acabam se tornando rotina na vida de muitos vendedores, que sem se dar conta do tamanho do prejuízo futuro, acabam estimulando esse vício em desviar das atividades.

Mas existe uma rotina que pode ser desenvolvida para impedir esse impulso de adiar tarefas, e que se feito diariamente, pode aumentar bastante a produtividade e garantir que nenhum cliente ficará insatisfeito porque teve um compromisso remarcado.

1. Identifique o que existe de importante

Pode parecer bobagem, mas sentar todo dia cedo pela manhã e organizar os compromissos é um grande primeiro passo para realizar as tarefas, não ser pego de surpresa quando algum evento que você não lembrava surgir no calendário e se preparar para essas atividades.

A primeira coisa pela manhã, lembre-se sempre: verificar os calendários e pensar nas atividades que precisa desempenhar naquele dia.

2. Faça uma lista

Depois que identificar tudo o que precisa ser feito, transforme estes elementos em algo concreto no mundo real. Para isso, uma pequena lista de papel trás efeitos incríveis.

Organize os itens começando pelos mais fáceis e rápidos, posicionando os mais demorados ou difíceis ao final. Quando visualizamos nossas atividades e só pensamos na parte difícil, perdemos a iniciativa até das coisas mais simples. Organizando as tarefas mais fáceis no começo, o caminho fica claro, e sabemos exatamente o que pode ser feito sem mesmo chegar na atividade que gera dificuldades.

Mais ainda, é mais fácil quebrar a inércia para realizar ações fáceis e, depois que pegou no ritmo, terminar logo com o que é complicado, do que ter iniciativa imediata para fazer algo que nos causa bloqueio.

3. Corte os itens da lista

Visualizar nossas conquistas é importante e gera uma boa empolgação**. O efeito de ver nossas tarefas sendo concluídas nos motiva a seguir eliminando atividades com ainda mais vontade**, fazendo que no fim, as coisas difíceis não sejam mais tão complicadas assim.

Esse estimulo visual é um grande incentivo para quem tem uma longa lista de afazeres.

4. Descanse, você merece

A cada hora de trabalho, tire 10 minutos para descansar e respirar com mais calma. Aproveite para ir ao banheiro, beber água, esticar o corpo e respirar um pouco de ar puro.

Descansar é tão importante quanto manter as atividades fluindo, mas seguir por muito tempo sem uma pausa pode acabar atrapalhando o resto do dia.

Parar um pouco é importante para continuar trabalhando num ritmo saudável.

5. Revise o que foi feito

**Quando entramos na mentalidade “eliminar itens da lista” é comum que a velocidade que realizamos essas tarefas favoreça alguns tropeços pelo caminho.

Depois de eliminar todos os itens da sua lista, observe as atividades concluídas e pense no que poderia ter feito diferente ou melhor. Neste ponto, não precisa fazer nenhum registro, apenas pensar quais dificuldades encontrou e quais ações poderiam ser feitas de um jeito mais eficiente.

É um trabalho de reflexão que dura entre 5 e 10 minutos, mas que nos ajuda a crescer e melhorar a forma como trabalhamos.

O segredo de toda boa produtividade é criar mecanismos que favoreçam a ação, removendo barreiras desnecessárias, gerando motivação e proporcionando uma constante melhoria em cima do que está sendo feito.

Para o vendedor, adiar tarefas importantes pode não apresentar grandes problemas no começo, mas com o passar do tempo gera acúmulos de atividades, excesso de estresse e, mais ainda, uma rotina de trabalho apagando incêndios, que impede momentos de reflexão e novos aprendizados.