Foque nas vendas, mas não esqueça disso...

Foque nas vendas, mas não esqueça disso...

Por mais que suas vendas estejam indo bem, é sempre bom tirar um tempo para analisar e verificar o que está funcionando corretamente e o que ainda precisa de alguns ajustes para melhorar o desempenho. Não há times de vendas perfeitos.

Pequenos times de vendas ainda vivem resolvendo problemas comuns do dia-dia e sofrendo para entendendo melhor qual é a melhor dinâmica para vender mais e melhor.

Por outro lado, times de empresas maiores tendem, por causa da sua cultura, a manter-se conservador quanto a sua operação, deixando alguns pontos cegos que o impedem de alavancar ainda mais as vendas.

O grande objetivo dos gestores é descobrir qual é o melhor jeito de conduzir a operação comercial de modo que aumente as vendas mas que ao mesmo tempo investir em novas estratégias para ter mais lucratividade e produtividade. Este é, resumidamente, e de maneira simplista, uma das maiores dificuldades de um gestor.

Como vender mais e chegar num equilíbrio de produtividade?

Não deixe de revisar seus processos comerciais

Não coordene um processo de vendas sem ter um real raio-x de como ela está realmente funcionando. Embora pareça que você já sabe tudo sobre seu time, é preciso acompanhar cada vez mais os resultados que sua equipe tem tido.

É preciso que a mentalidade da empresa e da equipe estejam bem ajustadas para obter resultados concretos. O ideal é evitar surpresas. De tempos em tempo, faça uma análise sobre os processos e procedimentos que sua equipe anda fazendo a fim de buscar soluções juntos delas para otimizar.

Desorganização dentro dos processo é o que mais atinge negativamente a produtividade e atrapalha a gestão de aproveitamento de tempos e oportunidades. No entanto, você pode ter dificuldade de olhar para dentro de casa e aprender a identificar quais são os problemas mais comuns que pode estar enfrentando.

Olhe sempre para aquilo que te faz ganhar tempo em atendimento, que auxilia a reduzir custos consideráveis e a criar maneiras mais assertivas de entender e persuadir os clientes com mais eficiência.

Faça o arroz com feijão bem feito, mas é sempre bom olhar para a cozinha.

Não menospreze a tecnologia

A cabeça de vendedor convencional tem dificuldade de pensar em estratégias que incluam a tecnologia como uma ferramenta de conquistar mais vendas.

Embora todo profissional saiba da urgência em adaptar-se frente às mudanças do mundo pós-moderno, grande parte das realidades de vendas ainda não estão dentro de uma maturidade tecnologia que abrace a maioria das inovações tecnológicas.

Não ignore que a nova maneira de vender veio para ajudar no rendimento, na organização, nas maneiras de divulgar os canais e até no custo de aquisição de clientes. Ela está em toda parte.

Utilizar novas maneiras de conversar com seus clientes é ser inteligente. Usar as redes sociais, email-marketing ou estratégias de conteúdo como Inbound marketing é aprender a transformar um enorme volume de usuários em clientes.

A tecnologia veio para disponibilizar novos recursos de atrair, gerenciar e projetar comportamentos entre pessoas e empresas. Ou aprendemos as novas formas de manter o relacionamento clientes e fazer com que eles lembrem de sua marca ou eles estamos perdendo vendas e não seremos capazes de gerar valor para eles.

Não ignore a concorrência

Eu sei que você deve estar pensando que não tem tempo de analisar sua concorrência em meio às atividades do dia-dia, mas acredite que se não atentar ao seu mercado não poderá de qualquer forma inovar-se ou estar atualizado. Em contrapartida, seu cliente estará sabendo tudo que acontece no mercado.

Damos pouca importância para o concorrente por pura arrogância. Por mais que seja difícil encontrar tempo para estudar o mercado, você precisa aprender a definir estratégias inteligentes para que seja capaz de encontrar oportunidade nos seus diferenciais.

Ao criar uma cultura capaz de entender o mercado e as ações dos concorrentes, você poderá adiantar-se juntos dos outros times, sugerir novas possibilidades, criar ações de marketing e de vendas e ter a capacidade de competir melhor em vendas.

Seja capaz de encontrar caminhos que possam levar seus produtos e serviços a destacar-se. Esteja a frente, no máximo ao lado, mas nunca atrás do seu concorrente.

Coloque seu esforço no atendimento personalizado ao cliente

Sempre falamos aqui sobre o famoso Sucesso do cliente. Hoje, com uma clientela cada vez mais exigente, não tem mais espaço para não ter profissionais que se atente com a experiência do cliente dentro de um processo de satisfação e vendas.

A mentalidade de vender e depois abandonar o cliente precisa ser mudada. Manter clientes satisfeitos é um grande fator que impacta desde a percepção dele no mercado e claramente o faturamento direto. Fidelizar clientes é o novo foco para o sucesso dos gestores.

Como fazer isso sem auxílio de uma ferramenta? Hoje, é impossível. Uma cultura voltada para o Sucesso do Cliente, é feita com muita maturidade, treinamento e uma equipe muito engajada com os clientes.

Não menospreze que Sucesso do Cliente tem que ser seu foco atual. Crie canais que mantenha uma linhas de comunicação sociável, humanizada e aberta aos clientes.

Uma empresa bem-sucedida é a que tem clientes bem-sucedidos. Uma das maneiras de ganhar mercado é fazer com que o cliente enxergue valores tanto no produto quanto no suporte.

Encantar cliente é os tornar embaixadores da sua marca, mas isso só será possível com inteligência comercial, tecnologia e aproximação do seu time com o universo do cliente.

Esteja a frente. Se você precisa amadurecer neste sentido para alavancar vendas, conheça como é possível alcanar esta nova etapa dentro do seu processo de vendas.