8 hábitos que vão tornar você um campeão de vendas

8 hábitos que vão tornar você um campeão de vendas


A sensação de fechar uma venda é inexplicável, você, vendedor, já deve ter sentido aquela emoção e sensação de que todos os seus esforços valeram a pena.

Muitos vendedores buscam aumentar seus números, não só para alcançar metas e se tornarem campeões de venda, mas, também, para sentir essa emoção novamente.

Raramente encontramos uma balança onde esses dois pesos, metas e prazer profissional, são colocados de forma equiparada, um lado sempre tende a pesar mais do que o outro.

Talvez um dos maiores erros da cultura de venda seja exatamente esse,  profissionais que querem vender a qualquer custo pensando somente no próprio umbigo e empresas que querem metas atingidas, sem se importar com a forma com que isso acontece.

Se você está precisando dar um up, e quer se tornar campeão de vendas, hoje vamos te ensinar como você pode balancear todos aspectos, tantos pessoais, quanto profissionais e atingir seus objetivos com maestria.

O que é e como se tornar um campeão de vendas?

O campeão de vendas é aquele profissional que busca sempre traçar uma estratégia que ressalta todos os seus pontos positivos, e que facilite a utilização de suas habilidades para atrair um maior número de contas para a empresa.

Ele sabe o que fazer, como fazer e a melhor maneira que isso pode ser feito, já que é bem disciplinado e treinado de acordo com os requisitos da sua função.

Esse profissional também se dedica a estudar todas as novidades do seu mercado e ficar por dentro de novas abordagens. Então, se você quer ser tornar um campeão de vendas, precisa ter em mente dois dos principais princípios desse tipo de vendedor: disciplina e estudo.

Mas não só, um campeão de vendas sabe como cultivar suas relações profissionais e tem sempre em sua volta um ótimo network que lhe dá suporte e apoio nas mais diferentes ocasiões.

Ele também vai afundo e faz de tudo para ser um especialista na sua área, contando sempre com um mentor, alguém mais experiente que consegue ver de fora o que está acontecendo e o guia para aprender com seus erros e se tornar um profissional melhor.

O campeão de vendas não é aquele vendedor que quer vender a qualquer custo, mesmo que isso signifique sua saúde, ele é aquele vendedor que sabe quais são seus limites e suas metas e consegue encontrar um equilíbrio perfeito para ambos.

5 hábitos de um campeão de vendas

Tendo em mente alguns fatores que contribuem para que um vendedor seja um campeão de vendas, conhecer alguns hábitos da rotina dele pode te ajudar a ter uma melhor visão sobre como você pode traçar um caminho similar e alcançar esse status.

1 - Cultivo a paciência

Ao decorrer do texto esse ponto já foi levando algumas vezes, mas é importante reforçar para que você entenda.

O que diferencia um vendedor campeão é a expertise em não fechar vendas a qualquer custo. Quando situações como essa ocorrem é provável que os retornos não sejam tão bons quanto a uma venda mais trabalhada.

O campeão de vendas sabe ser paciente e não apressar o cliente.

A paciência, inclusive, é uma virtude essencial para vendas, quanto maior a ansiedade, maiores são as chances do aumento de estresse levá-lo a procrastinação.  

Dessa forma, é preciso aplicar esse hábito não só em negociações, mas também durante a rotina de trabalho.

Já dizia aquele ditado popular: de grão em grão a galinha enche o papo. Melhor ter uma venda bem trabalhada, do que 20 com alto risco de churn.

2 - Comprometimento

Para que os processos se desenrolem, você precisa se comprometer com o seu lead, mas, acima de tudo, com você mesmo.

Toda vez que se propuser a realizar algum tipo de ação ou aplicar algum benefício, cumpra com sua palavra. Parte desse comprometimento também está atrelado em guiar o cliente para o melhor caminho.

3 - Estudo

Todos os dias novas maneiras de abordar o cliente e guiá-lo até o fechamento da venda são desenvolvidos, assim como o comportamento dele se altera sempre que novidades chegam ao mercado.

Um bom vendedor, aquele que quer realmente ser campeão no seu segmento, está sempre atualizado com as últimas tendências da sua área, indo atrás daquilo que  pode agregar melhorias para sua forma de vender.

Se inteirar sobre o cliente também é muito importante, até porque como vender para quem você não conhece e não entende?

Saiba quais as dores do seu consumidor, como você pode ajudá-lo e quais as principais dificuldades enfrentada por eles.

Um estudo sobre público-alvo e buyer-persona podem ser grandes aliados.

4 -  Exercício da flexibilidade

O mundo está em constante mudança, novas formas de consumo estão surgindo, ainda mais nesse período de pandemia em que nos encontramos, e aquele vendedor que teima em remar contra a maré pode acabar ficando para trás.

Por isso que um campeão de vendas necessita exercitar a flexibilidade na forma de vender, independemente de qual seja a situação e as condições.

São de momentos complicados que surgem soluções inovadoras.

5 - Trocas com a network

Ninguém chega em lugar algum sem ajuda.

Ter alguém para contar suas dificuldades e receber um feedback condizente sobre a situação é maravilhoso para abrir sua visão para novas perspectivas da mesma situação.

É da network  que também surgem novos conhecimentos e ideias inovadoras.

Todo campeão de venda tem uma ferramenta campeã de gerenciamento

O campeão de vendas é extremamente disciplinado, e como um bom vendedor ele sabe que é impossível acompanhar seu desenvolvimento e vender sem uma ferramenta gerencial, ela trabalha para ajudar esse profissional a se organizar e identificar o andamento de suas estratégias de venda.

Desempenhando essas e muitas outras funções, o Moskit CRM se destaca por atender as necessidades do vendedor brasileiro, trazendo inovações para facilitar a vida do usuário.

Se o seu foco é se tornar um campeão de vendas, não deixe para amanhã, comece agora mesmo um teste gratuito no Moskit CRM, a ferramenta que é campeã quando o assunto é gerenciamento comercial.