A comunicação salvará o sucesso da sua gestão

A comunicação salvará o sucesso da sua gestão

Acredito que a maioria dos desacertos, dificuldades e problemas que existem no mundo tem uma única origem: A falta de comunicação. Nesse sentido, também dentro do universo corporativo, não conseguimos fugir a essa verdade.

Não há liderança eficiente se há comunicação ágil. Boas práticas de comunicação precisam estar no centro da gestão de todo negócio de sucesso. Para isso, desenvolver, comunicações internas mais rápidas, ter processos de trabalho mais agilizados reflete nos clientes e também na qualidade do time.

A comunicação dentro do local de trabalho, pode ser uma via de muitas mãos. Não só envolve pessoas ouvindo e respondendo como o tráfego de ideias colaborativas. Uma comunicação inicial deficiente gera mal-entendidos e no futuro, vai se transformar em múltiplas perdas.

Como lidar com os contextos nos quais a comunicação no local de trabalho existe? Como realizar uma comunicação entre indivíduos com mais tranquilidade e transparência, ter conversas mais diretivas, tanto de cima para baixo como o oposto e construir uma relação interdepartamentais saudável?

Comunique-se de forma clara e assertiva

Parece óbvio dizer que a comunicação direta e precisa é a única coisa que pode salvar a sua maneira de tornar tudo mais rápido, eficiente e funcionando. No entanto, quando vamos para dentro dos processos de empresas, vemos que ainda estamos amarrados a uma realidade de muito ruído de comunicação.

Para comunicar-se de uma maneira mais competente, a primeira coisa é entender qual é o melhor jeito de conversar. Existem contextos em que o e-mail pode ser uma boa ferramenta, mas também, eventualmente precisaremos conversar pessoalmente, por telefone, por memorando e até mesmo por mensagem de texto. A questão não é somente a mensagem, mas como você diz ela.

Coisas simples podem mudar nosso contexto. Ao invés de esperar o seu chefe responder uma fila enorme de e-mails, sendo que precisa aprovar rapidamente, que tal ter uma comunicação mais direta que não precise encavalar processos? Este é um exemplo de algo simples que pode ajudar.

A comunicação eficiente precisa estar não só no meio, mas não mensagem. Ao invés de criar uma linguagem totalmente formal, que tal tratar as pessoas como se fossem as mais simples possível e comunicar-se a partir dessa facilidade? Comunicar-se objetivamente e direta é o segredo.

Defina e divulgue metas coletivas

“O que é que meu chefe quer que faça?”. Esta é uma pergunta que todo dia seus liderados se fazem. Esta mensagem sobre metas precisa estar o mais claro possível em todos os canais. Além disso, manter uma comunicação inteligente garante que todas as tarefas, metas, objetivos e afazeres sejam distribuídos para as pessoas responsáveis.

A maior confusão de uma empresa é não ter claramente quem é que vai fazer o que para atingir determinado resultado. As responsabilidades não podem apenas serem ditas verbalmente, é preciso documentar e registrar com detalhes.

Crie um fluxo claro de como vão agir para atingir as metas. Divulgue massivamente entre os times e aqueles que são encarregados diretamente. Sendo assim, o objetivo fica mais possível.

Tenha uma verdadeira disposição em ouvir ativamente

Não se prenda em ter apenas uma comunicação autoritária com sua equipe. Aprenda a ouvir verdadeiramente as ideias, opiniões e sugestões do seu time. Embora a decisão final fique sempre nas mãos de um gestor, incentive, recompense e explore mais a participação da sua equipe no processo de pensar e agir.

Não insista em ter todo o poder de decisão concentrado apenas naquilo que você imagina ser o ideal para procedimentos. Lembre-se de que se construir uma equipe que converse bastante entre si, fará com que os laços entre elas se tornem empatia e resultados vindouros.

Não finja que ouviu apenas por educação. Eduque-se a considerar de fato aquilo que as pessoas dizem. A sabedoria está justamente na multidão de conselhos. Ouça ativamente e garanta uma análise mais plural de situações.

Compartilhe informações e orientações com responsabilidade

Não adianta ter a pretensão de desenvolver uma comunicação poderosas sem organizar também todas as informações e dados dentro de um sistema que tenha uma acessibilidade organizada, rápida e fácil.

Certifique-se de que as informações sobre clientes e dados estejam sendo guardadas e transmitidas com maior coordenação possível. Para manter comunicabilidade mais essencial, você precisa que sua informação não esteja clara, confusa ou incorreta.

Faça sempre um registro e verifique frequentemente se as informações contidas estão de acordo com a realidade. Garanta não só uma ordem nos dados, mas não sinta-se perdido. Quando você compartilha informações erradas ou confusas, as pessoas não receberão a mensagem pretendida e isso gera automaticamente perda de negócios.

Para desenvolver seu processo de vendas e ter qualquer informação quando precisar, faça um teste gratuito no Moskit CRM e descubra um novo jeito de fazer comunicação mais  organizada.