Entrar pela porta do escritório na segunda-feira pode ser realmente uma sensação horrível. Muita gente chega já querendo ir embora. Talvez não seja apenas falta de motivação interna, mas o ambiente que está totalmente matando as equipes.
Hoje existe uma onda que fala muito sobre ambientes de trabalho e culturas de empresas, mas antes de fazer qualquer crítica é preciso entender o lado do gestor. Todos precisam ser responsáveis por evitar criar um local de trabalho que suga a energia de todos, que apenas reprime a capacidade intelectual e esgota a motivação e o bem-estar de todos.
Ao contrário do que se costuma olhar, trabalhar em um lugar venenoso também faz mal ao gestor. Para diagnosticar e mudar esse tipo de ambiente ruim, antes que pedir demissão seja uma alternativa, faça questão de fazer a sua parte.
Ajude a melhorar a comunicação
Todos os problemas de uma empresa acontecem porque a comunicação é ruim ou simplesmente não existe da maneira adequada. Há sempre uma ponta que não está conversando direito. Seja do gestor com o funcionário ou do funcionário com o cliente.
Vender é uma habilidade em que comunicação é fundamental. Quando estamos em um ambiente ruim de trabalho, não só os integrantes de uma equipe podem se sentir no breu de informações como isso gera uma comunicação horrível com o cliente.
As informações sobre gestão em todos os níveis precisam estar concentradas para melhorar a capacidade de reunir dados fundamentais de negócios. Equipes que funcionam bem precisam se comunicar com inteligência, e encontrar informações sempre que possível em tomadas de decisões que podem conquistar novos negócios.
O mau humor é fruto da desorganização
Só tem um jeito de aliviar pressão, é todo mundo estar bem ciente de como funciona o processo todo e um time ter ideia do que o outro faz para poderem andar de maneira ordenada e alinhada.
O stress geralmente vem da desorganização. Acho que boa parte das pessoas que falam o tempo todo o quanto odeiam o emprego, fazem isso porque não sentem-se seguros para realizar seu trabalho.
A motivação escassa pode estar ligada a péssima atitude de não cuidar dos detalhes, e isso rapidamente contamina toda a equipe. As consequências estão em transformar desinformação em preocupação e criar um ambiente de trabalho totalmente tóxico à mente.
Uma das formas de melhorar isso é o chefe juntamente com suas equipes entender a importância de como tudo precisa funcionar bem. Ter claro quais são as etapas e processos dá clareza e tranquilidade na realização de um trabalho.
Ser um chefe tirânico afasta funcionários
Muita gente pensa que sistemas que facilitam a gestão podem transformar um chefe em uma controlador de informações, mas acredite um gestor que não sabe ler a realidade com precisão e muito mais ansioso e tende a fazer mais pressão ainda em cima de outras pessoas.
É comum histórias de pessoas que sofreram na mão de gestores descontrolados. Ser um chefe autoritário, além de ser uma das causas da infelicidade de funcionários, acaba gerando um comportamento avesso a confiança.
Muitos se tornam abusivos também porque estão perdidos e cometem depreciação para se preservar. Isso tem que ser a primeira coisa a acabar.
O segredo para não matar equipes é este
Quando um gestor está bem municiado de informações que o fazem ter uma panorama de para onde dirigir sua equipe, ele sabe exatamente onde ele precisa ir para chegar onde quer com seus liderados.
Para isso ser bem saudável, o gestor também precisa estar bem. A única forma de diminuir aquela pressão que passa dentro da hierarquia é todo mundo estar ciente das informações corretas e ter bem claro os rumos que precisam trilhar juntos.
Nada acaba mais com a ambição que a apatia de um gestor. Quando a única coisa que identificamos num posto de trabalho é o stress e a ansiedade, colocamos em xeque se nosso emprego é tóxico.
Se você tem a sensação que a desorganização acaba atrapalhando a sua relação ou da sua equipe com as coisas no trabalho, é bom entender que a sua indecisão agrava mais ainda a situação.
Experimente gratuitamente o Moskit CRM para entender como um sistemas de gestão de relacionamento com cliente pode te auxiliar a preparar uma equipe para entender o mercado e olhar para si com mais cuidado.