Modelos de acompanhamento de vendas infalíveis

Modelos de acompanhamento de vendas infalíveis

Uma das principais funções de um líder comercial é ajudar sua equipe com o acompanhamento de vendas.

O gestor provavelmente já foi vendedor e sabe os perrengues dessa profissão, o olhar dele é mais do que técnico, ele consegue entender a dor da equipe e dos clientes.

O acompanhamento de vendas é uma maneira de aproximar a equipe da liderança e trocar informações úteis.

Mas, afinal, o que essa estratégia realmente faz?

Ela nada mais é que uma forma de controlar as vendas, supervisionar as variáveis e o desenvolvimento de equipe.

Só que não é só se sentar do lado do vendedor e ficar olhando o que ele está fazendo, o líder precisa promover reuniões e passar sua visão sobre a forma como seu time está lidando com o cliente.

Ser parceiro do seu colaborador apenas traz benefícios apenas para você, já que ele passa a se dedicar mais para continuar nas 'graças' do chefe, para que então a atenção e dedicação a ele sejam maiores.

Até mesmo essa competitividade que aos poucos se instaura na equipe é algo que pode ser proveitoso.

Por que é importante acompanhar as vendas de perto?

Para além do alinhamento de ideias que ocorre, o acompanhamento de vendas ajuda dar uma luz e apresentar previsões bem aproximadas sobre faturamento.

Isto porque, ao auxiliar e verificar as vendas, o líder consegue identificar quais ações e promoções estão surtindo efeito ou não.

Por exemplo, a marca de brinquedos mais tradicional do país lançou campanha para colecionadores dos anos 90. Esse tipo de ação pode ir muito bem, ou muito mal em vendas e o acompanhamento é importante para que se tudo der errado, uma nova estratégia seja vinculada.

Durante o processo o cliente opina e expressa suas reais opiniões e visões sobre o que está pensando em adquirir.

Sem contar que a equipe de vendas também recebe uma capacitação e ganha uma percepção capaz de identificar quaisquer mudanças do mercado.

4 modelos de acompanhamento de vendas infalíveis

Existem diversos modelos de acompanhamento de vendas capazes de ajudar quem ainda está começando a praticar dentro da sua equipe. Conheça os que podem ser utilizados para e-mail ou ligação:

1 - Dúvidas do cliente

Quando usar: durante uma negociação não é incomum o cliente parecer indeciso, isto porque ele provavelmente está, e a causa disso é a falta de informações.

Uma forma de reafirmar as informações, e ainda acompanhar o avanço desse cliente, é respondendo dúvidas que ele apresentou anteriormente.

Modelo:

Olá, [nome], tudo bem?

Estava pensando em você e lembrei que algum tempo atrás você me solicitou algumas informações e acredito que talvez algo possa ter passado em branco.

Então, para que não haja desencontro de informações, que tal agendarmos uma reunião e aí eu te explico como nossa empresa funciona?

2 -  Mostrou interesse

Quando usar: o cliente apresentou curiosidade e ainda não entende muito bem como funciona o que sua empresa fornece, o acompanhamento nesse caso o chama para conhecer mais.

Modelo:

Olá, [nome], tudo bem?

Algum tempo atrás entrei em contato com você e gostaria de saber se você já se encontra pronto para conhecer um pouco mais sobre a empresa.

Como eu tinha te dito trabalhamos com [produto/serviço] no intuito de fornecer ao cliente uma [adjetivo].

Estamos no mercado desde [ano] e apesar de ser [pouco/muito] tempo, nós trabalhamos todos os dias para entender as necessidades do nosso consumidor.

Que tal marcarmos uma reunião bem informal para a gente conversar melhor?

Se precisar, pode entrar em contato comigo pelo celular que está no rodapé.

Abraços!

3 - Cliente sumiu

Quando usar: lead não retorna mais seu contato ou não entra em contato há um bom tempo.

Modelo:

Olá, [nome], tudo bem?

Não nos falamos já tem um tempo, gostaria de saber se tem algo que posso fazer você.

Em nossa última conversa você expressou uma opinião sobre [assunto] e fiquei pensando na melhor forma de resolver isso para atender suas necessidades.

Que tal se a gente sentasse e batesse outro papo e ai eu te apresento minha proposta?

Aguardo seu retorno!

[seu nome]

4 - Informações sobre a empresa

Quando usar: cliente já avançou com negociação e solicitou mais informações sobre a empresa.

Modelo: Olá, [nome], tudo bem?

Fico feliz que você esteja interessado em nossa empresa.

Muitos clientes enfrentam as mesmas dúvidas que você. Por isso, acho importante agendarmos um horário para que eu possa esclarecer todos os dados.

Podemos marcar um horário para que eu possa te passar todas as informações referentes a nossa empresa?

Aguardo sua resposta!

Abraços, [seu nome]

Ferramenta de suporte

Além de modelos que facilitam a comunicação com o cliente, o vendedor também precisa ter em mãos uma ferramenta que consiga ajudar no acompanhamento de vendas.

O Moskit CRM é um software capaz disso e muito mais, com um sistema organizado ele te guia através de todas as fases até chegar no fechamento. Conheça nossa ferramenta e faça um teste grátis.