Como despertar as emoções certas para vender?

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Embora a técnica seja uma grande aliada na hora de vender, somente ela não consegue apresentar resultados satisfatórios, visto que é necessário aliá-la a emoção.

Os melhores vendedores são aqueles que sabem utilizar as emoções para despertar os sentimentos certos nos clientes, e através disso fecharem mais vendas.

Não pense que isso é fácil, pois não é, e demanda até um pouco de técnica e estudo na hora de utilizá-las.

Vendedores que conseguem trabalhar as emoções dos consumidores estão mais propensos a entenderem as demandas que eles apresentam, e proporcionar soluções que estão de acordo com essa necessidade.

Todos nós somos movidos por emoções, inclusive nossos clientes, e saber como utilizá-las para despertar o desejo nos consumidores de resolver a dor que eles estão sentindo, ou deixar eles ansiosos para experimentar a solução que está sendo ofertada, demanda aprendizado.

Quer saber como utilizar as emoções para vender? Vamos te ajudar!

Como despertar as emoções certas para vender: 5 dicas

1. Acredite na sua solução

Todo ser humano tem a capacidade de sentir paixão e transmiti-la quando faz algo de qual gosta.

Entretanto sabemos que nem sempre o que estamos vendendo é algo do qual estamos completamente apaixonados. E aí está o primeiro grande erro ao tentar despertar a emoção em seus clientes.

Quando você, vendedor, tenta vender algo que não sente uma verdadeira afeição, o cliente sente nitidamente essa falta de confiança e começa a desconfiar das suas intenções.

Muitas vezes você estará vendendo algo que não faz parte da sua realidade, por isso é importante pular de cabeça e se colocar no lugar do seu público e tentar entender sob a perspectiva deles o valor da solução.

Se você começar a se colocar no lugar do seu cliente e entender mais sobre as dificuldades dele, utilizar as emoções certas na hora de vender se tornará algo bem mais fácil.

2. Utilize as palavras corretas

Algumas emoções só são despertadas no cliente quando ele escuta as palavras que ele precisa ouvir para se assegurar de que está fazendo um bom negócio.

É importante sempre tentar ser positivo e evitar palavras negativas, mesmo quando se está falando de problemas/dores.

Quando se usa muitas palavras negativas o máximo que você consegue é se preocupar se frustrar ainda mais o seu cliente. É claro que se deve expor os prós e contras, mas isso deve ser feito de maneira que não os assuste ou afugente eles.

Meça o peso das duas palavras e tente calcular como os clientes vão reagir a elas, esse pode ser um bom exercício para passar as emoções certas durante a venda.

3. Tom de voz e linguagem corporal.

É difícil comunicar paixão com as mãos cruzadas atrás das costas ou os braços cruzados sobre o peito, e um olhar frio.

O cérebro humano decifra inconscientemente as mensagens da linguagem corporal e se houver uma falta de harmonia entre o que é comunicado verbalmente e o que seus gestos expressam, a credibilidade da mensagem é totalmente perdida.

Sendo assim, além de utilizar as palavras certas, o tom da sua voz e a maneira com que seu corpo expressa o que você está falando, é crucial para ele entender que aquilo é verdadeiro e emoções sinceras possam ser despertadas.

4. Crie experiências de compra para seus consumidores

Um dos fatores que mais contribuem para que as emoções dos clientes sejam despertadas é uma experiência de compra personalizada.

Muitas vezes tudo o que seu cliente precisa para que se sinta conectado a sua solução é uma experiência mais direta com ela, como, por exemplo, uma amostra ou teste grátis.

Proporcione para ele experiências únicas que mostrem para ele como aquilo pode ser útil e ajudar em suas dores.

5. Mostre confiança neles

Não basta mostrar confiança na sua solução, o cliente precisa que você confie que aquilo será bom para ele também e as escolhas que eles fazem.

Quando o cliente sente que você confia nele, ele se sente mais conectado com você e consequentemente passará a ouvir com mais afeto tudo o que você tem a dizer a ele.

A confiança mútua é uma emoção importante, e saber utilizá-la pode aumentar as chances de vendas.

Utilize as ferramentas corretas

Para entender melhor seus consumidores e conseguir despertar as emoções certa em cada um deles, é necessário saber administrá-los também.

Uma ferramenta, como o CRM, pode ajudar nisso e muito mais.

Por trabalhar gerenciando o relacionamento com o cliente, o CRM consegue fornecer dados importantíssimos para desenvolver técnicas mais atualizadas que vão encantar os seus clientes.

Sem contar que, com essas informações as técnicas ficam ainda mais precisas, já elas vão estar dispostas conforme a necessidade e o público da empresa.

O CRM também contribui para que os vendedores consigam se organizar melhor, podendo fornecer um atendimento de qualidade, e, isso, sem dúvidas é algo que conta muito na satisfação!

Se você ainda não tem essa ferramenta dentro da sua empresa, que tal conhecer o Moskit CRM e realizar um teste gratuito? Não perca tempo, teste o moskit crm grátis e eleve o nível do seu modelo de negócio!

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit